MotoGP 2023 Qatar – Jorge Martin vence 8ª Sprint e está a 7 pontos de Bagnaia

Miguel Oliveira desiste depois de queda, Jorge Martin vence a MotoGP Sprint do GP do Qatar, e reduz para 7 pontos a diferença para Bagnaia.

motogp

A luta pelo título de MotoGP está ainda mais ao rubro depois de terminada a corrida Sprint a contar para o Grande Prémio do Qatar. Tudo porque Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) voltou a mostrar ser o piloto mais forte do plantel da categoria rainha nestas corridas curtas, venceu uma MotoGP Sprint pela 8ª vez esta temporada, e aproveitou uma performance menos conseguida de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) para reduzir ainda mais a diferença entre ambos na classificação do campeonato.

Nesta reportagem da corrida MotoGP Sprint do GP do Qatar não podemos, no entanto, começar sem ser por Miguel Oliveira.

O piloto da CryptoData RNF Aprilia, que arrancou de 17º na grelha de partida, fez aquele que provavelmente foi o melhor arranque dos últimos meses, e ascendeu diversas posições nos momentos iniciais da corrida ficando perto do “top 10”.

Porém, a confusão inicial nas primeiras curvas acabou por resultar numa queda que envolveu Miguel Oliveira, Aleix Espargaró (Aprilia Racing) e ainda Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team). As imagens disponibilizadas pela transmissão não mostraram o que aconteceu, sabemos apenas que os três pilotos caíram, Bastianini ainda regressou à corrida e tanto Aleix Espargaró como Miguel Oliveira desistiram.

motogpNo momento em que escrevemos este artigo da corrida MotoGP Sprint as informações disponíveis apontam para que Miguel Oliveira tenha sido levado para o centro médico do circuito de Losail para ser avaliado. Aguardamos agora por mais informações sobre uma possível lesão do piloto português em resultado desta queda.

Já sem o português em pista, e com a decisão do título em primeiro plano, com Martin a suplantar Bagnaia num momento mais “quente” em que os dois chegam a tocar-se, Luca Marini (Mooney VR46) apostou no pneu dianteiro macio para tentar garantir a vitória partindo da “pole position”.

O italiano ainda conseguiu rodar nas primeiras voltas na liderança, sempre com Alex Márquez (Gresini Racing) atrás de si. Mas assim que Jorge Martin passou Bagnaia, e com Fabio di Giannantonio (Gresini Racing) a aproveitar para também passar o atual campeão de MotoGP, que assim descia de 3º para 5º, os dois pilotos da frente deixaram de rodar sozinhos, pois o espanhol da Prima Pramac Ducati e o italiano da Gresini Racing estavam num ritmo diabólico.

Martin começou por atacar Alex Márquez com o espanhol a não conseguir conter também o seu companheiro de equipa Di Giannantonio, descendo então de 2º a 4º.

Com mais uma vitória numa corrida MotoGP Sprint a desenhar-se, e principalmente a saber que podia ganhar 7 pontos a Francesco Bagnaia na luta pelo título, Jorge Martin não perdeu muito tempo para atacar a liderança de Luca Marini. Na última curva da quinta volta das onze desta MotoGP Sprint do GP do Qatar, Martin atacou, concretizou a ultrapassagem, e a partir daí nunca mais perdeu a liderança da corrida.

motogpMarini também não conseguiu permanecer em segundo muito tempo, pois um endiabrado Fabio di Giannantonio, que, recordamos, continua sem equipa para 2024, mas está a realizar uma reta final de temporada surpreendente, também passou o recruta da Mooney VR46 e ascendeu assim a segundo.

Di Giannantonio ainda pressionou Jorge Martin até ao fim, mas o espanhol da Prima Pramac Ducati não cometeu erros, manteve a calma, e levou a sua Desmosedici GP23 a cruzar a meta em primeiro na frente de Fabio di Giannantonio e com Luca Marini a fechar o pódio.

Francesco Bagnaia não foi além de 5º, terminando atrás de Alex Márquez, e assim viu reduzida a diferença que o separa de Jorge Martin na luta pelo título de MotoGP. Com apenas 7 pontos a separar os dois primeiros e mesmo que Martin não pontue na corrida de domingo e que Bagnaia vença, o título de MotoGP apenas será decidido no Grande Prémio da Comunidade Valenciana.

Quer saber quais são os horários do Grande Prémio do Qatar? Apenas tem de clicar aqui !

motogpResultados da corrida MotoGP Sprint do Grande Prémio do Qatar

1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

2 – Fabio di Giannantonio (Gresini Racing)

3 – Luca Marini (Mooney VR46)

4 – Alex Márquez (Gresini Racing)

5 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

6 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)

7 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)

8 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)

9 – Augusto Fernandez (GasGas Factory Tech3)

10 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati)

Classificação de MotoGP após a corrida Sprint do GP do Qatar

1 – Francesco Bagnaia – 417 pontos

2 – Jorge Martin – 410 pontos

3 – Marco Bezzecchi – 323 pontos

4 – Brad Binder – 257 pontos

5 – Johann Zarco – 200 pontos

6 – Aleix Espargaró – 198 pontos

7 – Maverick Viñales – 179 pontos

8 – Luca Marini – 178 pontos

9 – Fabio Quartararo – 158 pontos

10 – Jack Miller – 156 pontos

16 – Miguel Oliveira – 76 pontos

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!