MotoGP 2023 Qatar – Miguel Oliveira qualifica em 17º e Luca Marini faz “pole” e novo recorde

Miguel Oliveira arranca de 17º para o Grande Prémio do Qatar de MotoGP. Luca Marini garante uma impressionante “pole position”.

motogp

Depois de todos os treinos realizados no circuito de Losail, e já com a luz natural quase a desaparecer por completo, disputaram-se as duas sessões de qualificação para a categoria MotoGP a contar para o Grande Prémio do Qatar e com performances bastante interessantes e até surpreendentes por parte de alguns pilotos.

Para Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia), e se tivermos em conta as suas declarações em antevisão precisamente da Qualificação 1, em que o português afirmou ter ritmo para estar na luta pelos dois lugares de acesso à Q2 de MotoGP, esta não foi, mais uma vez, uma qualificação conforme o piloto perspetivava.

Na primeira saída à pista na Q1 da categoria rainha, Miguel Oliveira fez o 7º tempo a mais de meio segundo de Johann Zarco (Prima Pramac Ducati), que então rodava em 1m53.069s. Na segunda saída à pista nesta primeira qualificação, a Aprilia RS-GP 22 #88 conseguiu rodar mais rápido, mas ainda assim insuficiente para subir além do 5º lugar na tabela de tempos, até porque os outros pilotos estavam também nos seus “time attack” e a melhorarem os registos.

motogpZarco foi mais uma vez mais rápido, rodou em 1m52.382s, batendo o recorde absoluto do circuito de Losail para uma MotoGP, enquanto Miguel Oliveira com a sua melhor volta a ser de 1m53.099s a não ir além do 7º lugar na Q1, o que corresponde ao 17º lugar na grelha de partida para o Grande Prémio do Qatar.

Miguel Oliveira foi também um dos protagonistas de muitos momentos de protesto entre pilotos, quando se envolveu num momento mais “quente” com Jack Miller (Red Bull KTM Factory), já nos segundos finais da sessão de qualificação, e com o australiano a protestar bastante com o português.

Neste aspeto a situação mais feia ocorreu ainda no Treino Livre 2, quando Aleix Espargaró (Aprilia Racing) deu uma “chapada” em Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha). Os dois pilotos encontraram-se em pista num momento ainda inicial dessa sessão, e depois de algumas trocas de palavras em plena pista, Morbidelli aproximou-se de Aleix Espargaró, com o espanhol a perder a cabeça e a agredir mesmo o italiano da Yamaha.

Uma situação que já resultou numa penalização para Aleix Espargaró: perde 6 lugares na grelha de partida – de 10º passa a 16º – e tem de pagar uma multa de 10.000€.

motogpRefira-se ainda que para além de Johann Zarco que passou com o melhor tempo da Q1, seguiu com o francês da Prima Pramac o espanhol Alex Márquez (Gresini Racing).

Já na decisiva Q2 de MotoGP a contar para o Grande Prémio do Qatar, e com as atenções centradas nos dois candidatos ao título, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) e Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), acabaria por ser Luca Marini (Mooney VR46) a conseguir surpreender tudo e todos.

O italiano, que de acordo com os rumores cada vez mais “fortes” está a caminho da Repsol Honda em 2024, não perdeu a oportunidade para realizar uma derradeira tentativa de ataque ao cronómetro e bateu mesmo o recém registado recorde absoluto de Losail. Marini e a sua Ducati Desmosedici GP22 rodaram em 1m51.762s, o que foi mais de seis décimas mais rápido do que o recorde de Zarco na Q1.

Uma volta perfeita por parte de Luca Marini que assim vai arrancar da “pole position” para as corridas do Grande Prémio do Qatar, tendo ao seu lado na grelha de partida um também surpreendente Fabio di Giannantonio (Gresini Racing). Recordamos que o italiano continua com o seu futuro indefinido, cada vez menos parece ter lugar em MotoGP no próximo ano, e mesmo nas Moto2 não terá muitas opções para prosseguir a sua carreira.

motogpPara fechar uma qualificação excelente para a Gresini Racing, Alex Márquez, que vinha da Q1, conseguiu ser o terceiro mais veloz em pista na Q2, e por isso está também entre os pilotos da frente de MotoGP.

E por falar em pilotos da frente, refira-se que as primeiras seis classificadas na qualificação de MotoGP são motos da Ducati, sendo de certa forma surpreendente o facto de que as três melhores são motos do ano passado, que bateram três Ducati Desmosedici GP23.

E por falar nas motos mais recentes, as que são pilotadas precisamente por Francesco Bagnaia e Jorge Martin, os dois candidatos ao título de 2023 parecem estar a sentir alguma pressão neste Grande Prémio do Qatar. Bagnaia conseguiu superiorizar-se a Martin, mesmo com o italiano a ter sempre uma sombra especial, de seu nome Marc Márquez (Repsol Honda), e a ser então 4º na qualificação imediatamente seguido de Jorge Martin em 5º.

Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio do Qatar? Apenas tem de clicar aqui !

Resultados da qualificação de MotoGP do Grande Prémio do Qatar

1 – Luca Marini (Mooney VR46) – 1m51.762s

2 – Fabio di Giannantonio (Gresini Racing) – 1m51.829s

3 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m51.898s

4 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m52.036s

5 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m52.058s

6 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m52.101s

7 – Marc Márquez (Repsol Honda) – 1m52.103s

8 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m52.175s

9 – Raul Fernandez (CryptoData RNF Aprilia) – 1m52.348s

10 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m52.466s

17 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m53.099s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!