Depois de muita antecipação e muita ansiedade nos pilotos e membros das equipas, e, claro, nos fãs, que desde novembro passado “desesperam” para matar o vício de ver em pista os melhores pilotos do mundo, arrancou hoje o primeiro teste oficial de pré-temporada de MotoGP no circuito de Sepang, e onde o português Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) foi um dos pilotos em destaque.
Depois de voltar a confirmar que os seus pilotos vão ter à disposição esta temporada as Aprilia RS-GP na especificação mais evoluída da temporada 2022, ou seja, as motos usadas por Aleix Espargaró e Maverick Viñales na corrida do Grande Prémio de Valência, Razlan Razali é um homem satisfeito por ver Miguel Oliveira e Raul Fernandez finalmente poderem atacar a sério a temporada que se avizinha.
No final do primeiro dia de teste de Sepang, e depois dos pilotos de MotoGP apanharem com alguma chuva ao início da tarde, mas que, felizmente, não teve a intensidade suficiente para estragar o programa de testes de componentes, Miguel Oliveira cumpriu um total de 50 voltas ao traçado malaio.
A melhor volta do piloto português foi em 1m59.730s, um tempo obtido naquela que foi a sua 39ª passagem pela linha de meta, e que o deixa para já com o 14º melhor tempo do teste oficial de Sepang de MotoGP, ficando a 1,2 segundos do piloto mais rápido em pista e precisamente na frente do seu novo companheiro de equipa Raul Fernandez.
Miguel Oliveira não evitou uma queda durante a primeira metade do dia, uma queda sem gravidade, e que lhe permitiu continuar a trabalhar na adaptação à moto italiana que, dependendo dos resultados e da disponibilidade da Aprilia Racing, poderá vir a receber novos componentes mais atuais ao longo de 2023.
Quanto aos mais rápidos em pista neste primeiro embate entre pilotos da categoria rainha, Marco Bezzecchi (Mooney VR46) foi aquele que se superiorizou a todos os rivais. O italiano da equipa de Valentino Rossi rodou em 1m58.470s, um tempo que obteve já num momento de ataque ao cronómetro e com mais de 50 voltas cumpridas.
Este tempo não deixa de ser já uma marca bastante relevante. Basta perceber que Bezzecchi roda já a cerca de sete décimas do recorde absoluto das MotoGP no circuito de Sepang, um tempo de 1m57.790s assinado por Jorge Martin no Grande Prémio da Malásia do ano passado.
Tendo em conta que este é apenas o primeiro dia a rodar em pista com os novos protótipos e por isso os pilotos ainda estão só a “aquecer”, e que os pilotos não estão a procurar tempos recorde, e que, inclusivamente, os pilotos e equipas referem que o asfalto de Sepang está “verde”, referindo-se à falta de borracha na superfície de asfalto devido à chuva intensa que se fez sentir nos dias anteriores ao teste oficial, podemos projetar que no final destes três dias de teste de pré-temporada o recorde absoluto de MotoGP em Sepang estará seriamente ameaçado.
O segundo mais veloz hoje foi Maverick Viñales. O piloto da Aprilia Racing, e tal como o seu companheiro de equipa Aleix Espargaró, tem à disposição uma Aprilia RS-GP de 2022 e outra de 2023, sendo que o novo motor ainda não está a ser usado em Sepang e apenas será usado em Portimão nos testes de março. Ainda assim, as diferentes soluções aerodinâmicas e alterações na estrutura da moto italiana parecem ser positivas, com Viñales a rodar em 1m58.600s naquela que foi a sua última volta do dia.
Viñales e Alex Rins (LCR Honda) foram os dois pilotos que mais voltas realizaram neste dia de início de teste, com o piloto da Aprilia a completar um total de 65 voltas e o compatriota da equipa satélite da Honda a realizar 66 voltas.
Enea Bastianini começa a sua vida como piloto da Ducati Lenovo Team com o terceiro melhor tempo do teste de MotoGP em Sepang, rodando em 1m58.732s, num dia em que experimentou uma nova carenagem aerodinâmica que tinha sido estreada por Michele Pirro, piloto de testes da Ducati, durante o Shakedown que aconteceu no início da semana.
Refira-se que a Ducati estará bastante satisfeita com o que vê na tabela de tempos depois do primeiro dia terminado. Tudo porque nos dez mais rápidos encontramos nada menos do que sete pilotos aos comandos de motos de Borgo Panigale! Apenas as duas Aprilia Racing de Maverick Viñales (2º) e de Aleix Espargaró (6º), e ainda a Yamaha M1 de Franco Morbidelli (10º) conseguiram impedir que todas as oito motos Ducati em pista estivessem no “top 10”.
Quanto aos outros fabricantes, a Yamaha estará agora mais tranquila em relação ao novo motor quatro cilindros em linha que equipa a YZR-M1 de Morbidelli e Fabio Quartararo. Os pilotos da Monster Energy Yamaha podem estar relativamente longe do topo da tabela de tempos, mas a verdade é que confirmaram que o novo motor, mais potente, criado e trabalhado em Iwata, consegue dar-lhes cerca de 5 km/h a mais em termos de velocidade máxima, o que lhes permite aproximar-se das motos rivais nas longas retas de Sepang.
A Honda tem uma moto bastante modificada para 2023, e por isso o programa de testes da marca japonesa vai centrar-se, pelo menos numa primeira fase, na obtenção do máximo de dados para poderem trabalhar e afinar a nova RC213V. Marc Márquez (Repsol Honda) foi o mais veloz dos pilotos HRC, em 12º, sendo que Joan Mir (Repsol Honda) foi 17º, Alex Rins (LCR Honda) terminou em 18º, e o mais lento dos pilotos Honda foi Takaaki Nakagami (LCR Honda) em 22º.
Na KTM, e com uma profunda renovação do projeto de MotoGP, com a entrada de muitos técnicos novos e da ajuda da Red Bull para conseguirem evoluir o pacote aerodinâmico graças aos conhecimentos da equipa de Fórmula 1, o teste não estará a ser particularmente positivo tendo em conta que o melhor piloto em pista foi Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) que rodou a mais de 1,3 segundos de Marco Bezzecchi e fechou o primeiro dia de teste de MotoGP em Sepang na 16ª posição.
A GasGas, que utiliza motos iguais à KTM, teve como melhor piloto em pista o “rookie” Augusto Fernandez, que suplantou inclusivamente o seu experiente companheiro de equipa, Pol Espargaró. Fernandez foi 19º e Espargaró 20º.
Resultados do 1º dia do teste oficial de MotoGP em Sepang
1 – Marco Bezzecchi – Mooney VR46 Ducati – 1m58.470s
2 – Maverick Viñales – Aprilia Racing – 1m58.600s
3 – Enea Bastianini – Ducati Lenovo Team – 1m58.732s
4 – Jorge Martin – Prima Pramac Ducati – 1m58.737s
5 – Francesco Bagnaia – Ducati Lenovo Team – 1m58.857s
6 – Aleix Espargaró – Aprilia Racing – 1m58.941s
7 – Johann Zarco – Prima Pramac Ducati – 1m58.966s
8 – Fabio di Giannantonio – Gresini Racing – 1m59.021s
9 – Alex Márquez – Gresini Racing – 1m59.036s
10 – Franco Morbidelli – Monster Energy Yamaha – 1m59.118s
14 – Miguel Oliveira – CryptoData RNF Aprilia – 1m59.730s
Galeria de fotos do 1º dia de teste de MotoGP em Sepang
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