MotoGP 2023 S. Marino – Miguel Oliveira 12º na Sprint e Martin regressa às vitórias

Miguel Oliveira fechou a corrida Sprint de MotoGP do GP de São Marino em 12º, uma corrida onde Jorge Martin regressou às vitórias.

miguel oliveira

Foram 13 voltas de intensidade máxima. Foram voltas onde vimos os pilotos de MotoGP a darem tudo de si, principalmente aqueles que estão lesionados. E a verdade é que o espetáculo em pista cumpriu, com três Ducati a ocuparem as três posições de pódio, com Dani Pedrosa (Red Bull KTM Factory) a ser 4º classificado, e com o Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) a não conseguir transportar para a MotoGP Sprint do GP de São Marino o momento positivo desta manhã.

A corrida do piloto português até nem começou mal, com Miguel Oliveira a ganhar uma posição logo nas primeiras curvas, subindo então a 9º, e, principalmente, evitando qualquer incidente enquanto ia navegando pelo meio dos pilotos que discutiam o “top 10”.

Esperava-se que passados os momentos iniciais sem sobressaltos de maior fosse possível a Miguel Oliveira ascender na classificação desta MotoGP Sprint no circuito de Misano.

Mas, ao contrário das expectativas, o piloto português da CryptoData RNF Aprilia não mostrou argumentos para concretizar essa corrida em crescendo. Pelo contrário. Começou por perder o 9º lugar para Brad Binder (Red Bull KTM Factory) ainda na volta inicial, e ainda antes de cruzar a linha de meta pela primeira vez já o #88 estava em 11º após ser ultrapassado por Alex Márquez (Gresini Racing).

miguel oliveiraMiguel Oliveira continuou a sua corrida até que na passagem da 7ª volta acaba por ficar na “mira” de Johann Zarco (Prima Pramac Ducati). O francês tenta ganhar posição ao português, mas o piloto de Almada defende bem a sua 11ª posição.

Porém, na penúltima volta, Miguel Oliveira não encontrou forma de parar o ataque do seu companheiro de equipa Raul Fernandez, que depois de passar Zarco não teve receios e atacou Miguel Oliveira, obrigando assim o português a fechar esta corrida MotoGP Sprint em Misano na 12ª posição e fora dos pontos.

Teremos de aguardar agora pelas declarações de Miguel Oliveira sobre o que se passou nesta corrida mais curta do programa do fim de semana de Grande Prémio de São Marino, ele que depois de um primeiro dia de sexta-feira sentiu muitas dificuldades, mas que hoje de manhã mostrou em qualificação que estava pronto a discutir as melhores posições em corrida.

Quanto ao vencedor e pódio da corrida MotoGP Sprint em Misano, e depois de obliterar o recorde absoluto do traçado, Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) não perdeu a oportunidade de regressar às vitórias nesta temporada 2023 da categoria rainha. Desde o momento em que os semáforos se apagaram e até receber a bandeira de xadrez, nunca o piloto madrileno perdeu a primeira posição.

miguel oliveiraFoi uma vitória dominadora em território dos seus rivais mais diretos, que, convém recordar, estão a competir lesionados este fim de semana e por isso Jorge Martin tentará aproveitar para maximizar a pontuação tendo o objetivo de reduzir a diferença pontual para o líder do campeonato Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team).

Precisamente Bagnaia viu-se envolvido numa luta interessante com Dani Pedrosa.

Depois de suplantado por Marco Bezzecchi (Mooney VR46) ainda nas primeiras voltas, com “Bez” a escapar isolando-se em segundo, mas sem conseguir lutar “mano a mano” com Martin, ficando então as duas primeiras posições definidas desde cedo, o campeão em título de MotoGP pilotou a sua Ducati Desmosedici GP23 em grande esforço, com muitas dores na perna direita.

Sem forma ou possibilidades físicas de estar ao seu melhor nível, “Pecco” foi tentando limitar a perda de pontos e colocou como objetivo terminar no pódio. Infelizmente para o italiano tinha atrás de si um surpreendente Pedrosa, que, mesmo estando “reformado” e participando aqui como “wildcard” da KTM, demonstrou, se é que era ainda necessário, que ainda é um dos melhores pilotos que passaram por esta categoria rainha.

O espanhol foi reduzindo, volta após volta, a diferença que o separava para Bagnaia. O italiano, a partir de metade da corrida MotoGP Sprint, começou então a aperceber-se do perigo, adotando trajetórias mais defensivas, e alguns erros e trajetórias mais largas permitiram que Dani Pedrosa se “colasse” na traseira da sua Ducati.

Estes dois pilotos ficaram então juntos até final, com Pedrosa a espreitar um ponto para passar, mas com Bagnaia sempre a defender o seu terceiro lugar nesta Sprint de Misano. Vindo de trás, Brad Binder, que fez diversas boas ultrapassagens nas primeiras voltas, começava também a sonhar com o pódio, mas nunca o sul-africano se posicionou de forma a conseguir sequer tentar atacar esse terceiro lugar.

Binder ficou então com o quinto posto, enquanto viu à sua frente o “wildcard” Dani Pedrosa ser a melhor KTM em pista, com o quarto lugar, enquanto Francesco Bagnaia superou as dificuldades físicas e as muitas dores para garantir um importante pódio que minimizou a perda de pontos para os rivais diretos na luta pelo título.

Quer saber quais são os horários completos do GP de São Marino? Apenas tem de clicar aqui !

Resultados da corrida MotoGP Sprint do Grande Prémio de São Marino

1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

2 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46)

3 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

4 – Dani Pedrosa (Red Bull KTM Factory)

5 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)

6 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)

7 – Luca Marini (Mooney VR46)

8 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)

9 – Alex Márquez (Gresini Racing)

10 – Marc Márquez (Repsol Honda)

12 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia)

Classificação de pilotos após a corrida MotoGP Sprint do GP de São Marino

1 – Francesco Bagnaia – 267 pontos

2 – Jorge Martin – 222 pontos

3 – Marco Bezzecchi – 198 pontos

4 – Brad Binder – 171 pontos

5 – Aleix Espargaró – 156 pontos

6 – Johann Zarco – 141 pontos

7 – Luca Marini – 128 pontos

8 – Maverick Viñales – 117 pontos

9 – Jack Miller – 104 pontos

10 – Alex Márquez – 103 pontos

14 – Miguel Oliveira – 55 pontos

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!