MotoGP 2023 S. Marino – Miguel Oliveira 18º e Pirro na frente no TL1

O Grande Prémio de São Marino arrancou com o Treino Livre 1 de MotoGP. Miguel Oliveira foi 18º mais rápido numa sessão dominada por Michele Pirro.

Foi sob condições climatéricas ideais que esta manhã arrancou o Grande Prémio de São Marino de MotoGP. No Treino Livre 1, e com 24 pilotos em pista, contando com os diversos “wildcard” de fabricantes como a Honda, KTM e Ducati, vimos precisamente dois desses pilotos em destaque, numa sessão em que Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) fechou fora dos lugares em que tem estado nos Grandes Prémios anteriores.

Optando por uma combinação de pneus de composto médio em ambas as rodas da sua Aprilia RS-GP 22, Miguel Oliveira, que chega a este fim de semana de GP de São Marino motivado e com ambições de entrar no pódio de MotoGP, rodou em 1m32.559s, um tempo que o deixa em 18º na tabela de tempos.

A verdade é que este tempo não parece significar muito em termos do que podemos vir a esperar no decisivo Treino que se realiza esta tarde em Misano, pois Miguel Oliveira fechou a 0.650s do piloto mais veloz na TL1, Michele Pirro (Aruba.it Ducati), numa sessão em que as diferenças de tempo são bastante reduzidas.

Diga-se que o piloto português apenas conseguiu este registo na sua última de 18 voltas realizadas, e se olharmos para a tabela de tempos verificamos que Miguel Oliveira fechou o Treino Livre 1 a apenas duas décimas do “top 10”.

miguel oliveiraQuem parece não querer desperdiçar a oportunidade de competir em casa, num circuito onde passa muito tempo ao longo do ano, é Michele Pirro. O piloto de testes da Ducati Corse, e que aqui compete com as cores da equipa Aruba.it Ducati, foi mesmo o mais veloz em pista no TL1. Rodou em 1m31.909s, um tempo que o deixa a menos de nove décimas do recorde absoluto do traçado de Misano, na posse de Francesco Bagnaia desde 2021.

Refira-se que Pirro, ao contrário de todos os outros pilotos de MotoGP, optou por usar pneus Michelin slick de composto macio à frente e atrás, uma opção que certamente ajudou o experiente italiano a conseguir rodar mais rápido do que todos os rivais.

A segunda posição da tabela de tempos nesta TL1 do GP de São Marino ficou para Luca Marini (Mooney VR46), a pouco mais de uma décima do compatriota, com Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) a fechar o “top 3” neste arranque de fim de semana de MotoGP em Misano.

Entre os destaques, e para além do já referido Michele Pirro, temos de falar de Dani Pedrosa (Red Bull KTM Factory), que durante muito tempo liderou a tabela de tempos, mas viria a descer a 6º quando as Ducati passaram ao “time attack”, mas também temos de destacar a melhor Aprilia em pista, que, ao contrário do esperado, não foi nenhuma das motos de fábrica ou Miguel Oliveira, mas sim Raul Fernandez na segunda moto da CryptoData RNF Aprilia. O piloto de Madrid ficou com o 5º tempo.

miguel oliveiraMais uma vez, e como temos visto ao longo da temporada 2023 de MotoGP, as motos japonesas aparentam estar em dificuldades.

A melhor moto de uma marca japonesa na tabela de tempos é a de Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha) em 12º, e no campo da Honda a melhor moto em pista foi a de Stefan Bradl em 16º.

Como nota de destaque, e porque a sua participação no fim de semana esteve (e ainda está) em dúvida), temos de referir o enorme esforço que Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) fez para estar em pista.

O italiano recebeu o “OK” dos médicos, mas está visivelmente em inferioridade física, com muitas dores. Aliás, para sair da moto na box, os mecânicos da Ducati rebaixam a moto para que Bagnaia consiga sair da moto mais facilmente. O 20º tempo a quase sete décimas de Pirro foi o melhor que “Pecco” conseguiu fazer.

Diga-se também, que esta primeira sessão em pista do Grande Prémio de São Marino serviu para vermos várias novidades nas motos.

Por exemplo, Stefan Bradl rodou com uma Honda RC213V com novo quadro, novo sistema de escape e ainda uma traseira bastante redesenhada, provavelmente com um novo amortecedor de massas. A Honda está a dar tudo para garantir que o seu protótipo mostra alguma evolução.

Na KTM, Dani Pedrosa estreou um novo quadro em fibra de carbono, com a estrutura revestida por um vinil laranja. Na RC16 austríaca com #26 viu-se ainda um pacote aerodinâmico algo semelhante ao que é usado pela Aprilia no braço oscilante da RS-GP 23.

Quer saber quais são os horários do Grande Prémio de São Marino de MotoGP? Apenas tem de clicar aqui !

Resultados do Treino Livre 1 de MotoGP do Grande Prémio de São Marino

1 – Michele Pirro (Aruba.it Ducati) – 1m31.909s

2 – Luca Marini (Mooney VR46) – 1m32.024s

3 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m32.066s

4 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m32.090s

5 – Raul Fernandez (CryptoData RNF Aprilia) – 1m32.227s

6 – Dani Pedrosa (Red Bull KTM Factory) – 1m32.250s

7 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m32.275s

8 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m32.301s

9 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m32.327s

10 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m32.349s

18 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m32.559s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!