MotoGP 2023 S. Marino – Miguel Oliveira 22º em dia recordista para Bezzecchi

Miguel Oliveira terá de passar pela Q1 de MotoGP, num dia em que Marco Bezzecchi regista novo recorde absoluto no GP de São Marino.

Se o 18º tempo no primeiro treino livre de MotoGP a contar para o Grande Prémio de São Marino já surpreendeu, tendo em conta as expectativas criadas depois de bons resultados em rondas anteriores, o 22º tempo com que Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) terminou na decisiva sessão de Treino disputada esta tarde em Misano é ainda mais surpreendente.

Ainda sem sabermos os detalhes para o que terá levado a um dia menos positivo, e que obrigará a enfrentar a traiçoeira Qualificação 1 de MotoGP, um “obstáculo” que obrigatoriamente terá de ser ultrapassado pelo português se quiser discutir as melhores posições na grelha de partida nas corridas do GP de São Marino, Miguel Oliveira não mostrou em pista a velocidade de rondas anteriores.

Mesmo tendo tentado melhorar o seu melhor registo, a melhor volta de Miguel Oliveira e da Aprilia RS-GP 22 foi em 1m32.354s, um registo claramente abaixo das possibilidades do piloto e da moto, ainda mais se tivermos em conta que o seu companheiro de equipa, e que invariavelmente tem sido batido, Raul Fernandez, conseguiu colocar-se diretamente na Q2 de MotoGP ao ser o 10º mais rápido em pista.

Teremos de aguardar pelas explicações de Miguel Oliveira sobre este primeiro dia de Grande Prémio de São Marino, porém, com cerca de 1,5 segundos de diferença para o piloto mais rápido em pista, a verdade é que podemos adivinhar uma manhã de sábado de muito trabalho para o piloto português e para a sua equipa técnica.

miguel oliveiraE sobre o piloto mais rápido em pista nesta sessão de Treino da tarde de sexta-feira do GP de São Marino, foi necessário aguardar mesmo até aos minutos finais para conseguirmos perceber quem iria sair por cima dos rivais.

Depois de praticamente 45 minutos relativamente tranquilos, apenas com destaque para a queda de Jack Miller (Red Bull KTM Factory) quando passou com a roda dianteira da sua RC16 por um ressalto na curva 3 e acabou na gravilha de Misano, as coisas animaram bastante na discussão pelo “top 10”, e, mais precisamente, pelo tempo mais rápido.

Maverick Viñales (Aprilia Racing) desferiu o primeiro ataque mais forte, tornando-se no primeiro piloto de MotoGP a rodar no segundo 30 em Misano. O espanhol da Aprilia Racing rodou em 1m30.972s e bateu o recorde absoluto do circuito que era de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) desde 2021.

Porém, esse melhor tempo do Treino não resistiu muito tempo.

Marco Bezzecchi (Mooney VR46), que até tem demonstrado algumas dores no braço esquerdo devido à queda conjunta na primeira curva do GP da Catalunha, fez uso de todas as voltas que realiza em treinos privados no circuito com a VR46 Academy, e rodou ainda mais rápido: 1m30.846s!

miguel oliveiraEste tempo de Bezzecchi é agora o novo recorde absoluto do circuito, e deixa um claro aviso aos rivais de que o piloto da Mooney VR46 está pronto para recuperar muitos pontos a Bagnaia na luta pelo título após algumas corridas menos conseguidas, sabendo-se que Bagnaia está a competir este fim de semana em claras dificuldades físicas, com muitas dores na perna direita, mas que ainda assim não desarma e conseguiu também a passagem direta à Q2 de MotoGP sendo o 7º mais rápido.

Maverick Viñales, por sua vez, não foi o mais rápido, mas ainda assim foi o segundo mais rápido, na frente de um surpreendente Dani Pedrosa. O veterano piloto espanhol, que nos últimos anos tem assumido o papel de piloto de testes da KTM, já tinha deixado indicações na primeira sessão de treinos livres, e na tarde de hoje confirmou o bom andamento ao ser o 3º mais rápido em pista.

Destaque ainda para as quedas dos dois irmãos Espargaró, Pol e Aleix, sendo que nenhum dos dois garantiu uma posição entre os dez mais rápidos, e para a presença de Marc Márquez (Repsol Honda) entre esses pilotos, com o espanhol a aproveitar a “boleia” para conseguir rodar em registos que lhe permitem entrar direto na Qualificação 2 de MotoGP com o 6º tempo.

Quer saber os horários completos do Grande Prémio de São Marino? Então apenas tem de clicar aqui !

Resultados do Treino de MotoGP do Grande Prémio de São Marino

1 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m30.846s

2 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m30.972s

3 – Dani Pedrosa (Red Bull KTM Factory) – 1m31.101s

4 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m31.177s

5 – Luca Marini (Mooney VR46) – 1m31.187s

6 – Marc Márquez (Repsol Honda) – 1m31.217s

7 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m31.220s

8 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m31.247s

9 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m31.256s

10 – Raul Fernandez (CryptoData RNF Aprilia) – 1m31.536s

22 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m32.354s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!