MotoGP 2023 – Shakedown de Sepang sem imprensa no circuito

As equipas de MotoGP pediram para que a imprensa seja impedida de marcar presença no circuito de Sepang durante o Shakedown.

motogp

A temporada de 2023 de MotoGP aproxima-se a alta velocidade do seu início. Equipas, pilotos, fabricantes, mas também os fãs e imprensa especializada aguardam com ansiedade o recomeço da atividade em pista. E todos esperavam poder ver em primeira-mão as novidades desta temporada durante o Shakedown da categoria rainha no circuito de Sepang.

Será de 5 a 7 de fevereiro que as equipas que competem em MotoGP terão a oportunidade de participar no Shakedown que decorre no circuito malaio, levando para o asfalto as suas novidades técnicas que veremos ao longo da temporada que se avizinha.

Tanto para fãs como para a imprensa especializada, estes três dias de Shakedown reservados exclusivamente a pilotos de teste e “rookies”, que este ano apenas será Augusto Fernández (GasGas Tech3), são a primeira oportunidade de perceberem o que temos de novidades em cada moto de cada fabricante.

motogpPorém, e numa decisão que está a causar algum impacto entre fãs, mas também na imprensa especializada, ficámos hoje a saber que este Shakedown estará vedado aos jornalistas.

De acordo com o portal italiano GPOne, que divulga uma mensagem recebida por WhatsApp, “O teste não estará aberto à imprensa. Não será permitida a presença de jornalistas na sala de imprensa, no pit lane, no paddock ou em qualquer outra zona do circuito. As equipas fizeram este pedido à IRTA no ano passado, e fomos informados hoje”, refere a mensagem agora vinda a público e que será da parte da Dorna.

Vários jornalistas bem conhecidos do paddock de MotoGP já confirmaram a situação incómoda. E tudo piora para aqueles jornalistas que seguem de perto o Mundial de Velocidade, e que fazem do paddock de cada circuito a sua segunda casa ao longo da temporada.

Muitos jornalistas já tinham adquirido passagens aéreas para a Malásia e reservado alojamento para poderem marcar presença nestes três dias de Shakedown de MotoGP no início de fevereiro. Agora têm o seu trabalho posto em causa e, do ponto de vista dos fãs, será mais complicado perceber ao certo o trabalho que está a ser feito em pista pelos fabricantes e pilotos de testes.

Ficará mais complicado obter informações sobre o que realmente está a ser trabalhado, as imagens que chegarão ao domínio público serão certamente cuidadosamente filtradas, tal como as informações que, eventualmente, cada equipa decida disponibilizar.

Refira-se que em pista estarão, para além do já mencionado “rookie” e campeão de Moto2, Augusto Fernández, os pilotos de testes da Ducati (Michele Pirro), Yamaha (Cal Cructchow), Aprilia (Lorenzo Savadori), KTM (Dani Pedrosa) e Honda (Stefan Bradl).

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos tentar seguir o melhor possível tudo o que se passar durante o Shakedown de MotoGP em Sepang de 5 a 7 de fevereiro. A não perder!