MotoGP 2023 Tailândia – Miguel Oliveira abandona em vitória na raça de Jorge Martin

Jorge Martin vence o GP da Tailândia naquela que terá sido a melhor corrida de MotoGP do ano. Miguel Oliveira abandonou com problemas na moto.

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A corrida que assinalou o fim do “triple header” de MotoGP nesta temporada 2023 não podia ter sido melhor, tendo em conta a discussão pela vitória. O Grande Prémio da Tailândia disputado neste domingo no circuito de Chang International foi intenso, físico, e emotivo até à bandeira de xadrez, em que Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) teve de ir à luta e ganhar na raça mais uma corrida da categoria rainha!

Uma corrida de 26 voltas que para Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) terminou cedo.

O piloto português arrancou da 20ª posição na grelha de partida e no final da primeira volta estava em 17º. Viria depois a descer uma posição na volta seguinte, até que à passagem da sétima volta deste GP da Tailândia, Miguel Oliveira desceu para 21º e último da classificação desta corrida de MotoGP, recebendo logo de seguida a bandeira preta com círculo laranja.

A Aprilia RS-GP 22 #88 apresentou algum problema técnico que levou os comissários de pista a mostrarem a referida bandeira a Miguel Oliveira, com o piloto de Almada rapidamente a sair de pista para abandonar.

motogpDe momento ainda não se sabe qual foi o problema técnico que levou a este abandono, mas este foi mais um exemplo da má fase que afeta o Miguel Oliveira neste momento da temporada de MotoGP, e um final inglório de Grande Prémio da Tailândia que foi verdadeiramente para esquecer do ponto de vista do piloto luso.

Com mais uma corrida sem pontuar, Miguel Oliveira desce uma posição na classificação de pilotos, estando agora em 15º.

Quanto à corrida e mais especificamente à luta pela vitória, que também foi mais um episódio na fantástica batalha pelo título de MotoGP 2023, Jorge Martin, tal como na Sprint de sábado, levou a melhor sobre todos os rivais no momento do arranque e partindo da “pole position” manteve-se na liderança.

Nos primeiros momentos, Martin tentou fazer o habitual, que é escapar na liderança, mas desta feita o piloto da Prima Pramac Ducati não conseguiu abrir a vantagem necessária para fazer uma gestão mais confortável da corrida de MotoGP deste GP da Tailândia.

motogpAtrás do espanhol, as trocas de posição e os ataques constantes eram de cortar a respiração!

Brad Binder (Red Bull KTM Factory) foi o piloto que melhor conseguiu entender os momentos de atacar posições, e o sul-africano rapidamente chegou à segunda posição que era de Aleix Espargaró (Aprilia Racing).

Mas atrás destes dois um grupo compacto incluía nomes como Alex Márquez (Gresini Racing), Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), Luca Marini (Mooney VR46) e ainda Marc Márquez (Repsol Honda).

Com Jorge Martin a controlar o ritmo na frente da corrida e com Brad Binder logo atrás, a discussão pelo terceiro lugar animou bastante quando Alex Márquez atacou Marini e entrou então nos lugares de pódio, mas atrás destes era Francesco Bagnaia que estava em modo de ataque, com o italiano a não querer deixar os dois primeiros escaparem na frente da corrida e a fazer o novo recorde de volta em corrida quando rodava ainda em 5º.

Os cinco primeiros rodavam então bastante próximos, com Marco Bezzecchi (Mooney VR46) a tentar recuperar para este grupo. Jorge Martin, sem cometer erros, manteve Binder atrás de si, enquanto Alex Márquez, quando estava em 3º, não evita um erro, sofre um “low side” e abandona a corrida.

Nesse momento abriu-se um pequeno fosso entre os dois primeiros e o novo terceiro classificado, que era então Francesco Bagnaia.

motogpMais atrás, havia algumas ultrapassagens e lutas a destacar, como a que aconteceu entre Aleix Espargaró e Marc Márquez pelo 6º lugar, com o oito vezes campeão do mundo a tentar bater o compatriota da Aprilia Racing, num momento bem calculado, mas com Aleix a responder de imediato e de uma forma mais musculada, animando os milhares de fãs que marcaram presença no circuito de Chang International para este GP da Tailândia.

Aos poucos, e apesar das diferenças nunca serem demasiado exageradas, os três primeiros, Martin, Binder e Bagnaia, conseguiram abrir uma diferença um pouco maior para os perseguidores, e com isso iniciaram-se então as hostilidades da batalha pela vitória.

No último terço da corrida Martin estava sob forte pressão de Binder, mas o piloto da KTM também tinha de se preocupar com Bagnaia, a mostrar-se fortíssimo nas travagens mais exigentes como para a curva 3, um local onde o campeão de MotoGP conseguia mostrar uma enorme vantagem para os dois pilotos à sua frente.

Na 20ª volta, Brad Binder lança o seu primeiro ataque à liderança, mas Jorge Martin defende-se.

Bagnaia, com tudo isto, aproveitava para esperar que alguma coisa acontecesse entre os dois primeiros para capitalizar o momento. Na volta seguinte, Binder voltou a tentar passar Martin, novamente sem sucesso, e apenas à terceira tentativa, na volta 22, o sul-africano consegue levar a melhor sobre o espanhol da Ducati, assumindo então as despesas da corrida tailandesa.

motogpTrês voltas depois, e já com Jorge Martin de regresso à liderança, num final de Grande Prémio da Tailândia eletrizante, Francesco Bagnaia tenta o que seria uma manobra incrível!

Na travagem para a última curva, quando Martin se preocupou com um possível ataque de Binder, fechando a trajetória interior, Bagnaia decide tentar um ataque surpreendente pela trajetória exterior quando os dois rivais estavam a travar a fundo e o italiano da Ducati Lenovo Team pareceu ainda estar em plena aceleração quase em cima do corretor.

A manobra não resultou, pois Bagnaia ficou “fechado” no exterior na saída da curva e entrada da reta da meta, e com isso estávamos na última volta com tudo na mesma.

Martin pareceu ter então um ritmo mais consistente ao longo dessa última volta, e mesmo com Brad Binder “pendurado” nos travões da sua KTM RC16, que abanava por todos os lados em travagem, a vitória ficou decidida quando o espanhol da Prima Pramac Ducati chega na liderança à travagem para a última curva, posiciona-se bem no interior da trajetória, fecha qualquer possibilidade de ataque de Brad Binder, e assim cruzaram a meta, em primeiro e segundo respetivamente.

Francesco Bagnaia por sua vez, depois do ataque que tentou na penúltima volta, não voltou a ter argumentos para tentar novo ataque, mas um pódio era suficiente para minimizar a perda de pontos para Jorge Martin na luta pelo título de MotoGP.

Porém, as posições finais do pódio ficaram decididas já depois da corrida finalizada. Tudo porque Brad Binder, tal como lhe aconteceu no GP dos Países Baixos, foi penalizado com a perda de uma posição por ter excedido os limites de pista na última volta da corrida, sendo assim obrigado a ceder o seu segundo lugar a Francesco Bagnaia que assim consegue perder apenas 5 pontos para Jorge Martin.

Para a história do campeonato fica o quarto pódio mais “apertado” de sempre: os três primeiros terminaram a corrida tailandesa separados por apenas 0.253s!

A diferença entre ambos está agora em 13 pontos quando faltam apenas três Grandes Prémios para disputar, e para Jorge Martin este foi o terceiro fim de semana perfeito: “pole position”, vitória na corrida MotoGP Sprint, e vitória na corrida principal do Grande Prémio da Tailândia.

motogpResultados da corrida de MotoGP do Grande Prémio da Tailândia

1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

2 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

3 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)

4 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46)

5 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)

6 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)

7 – Marc Márquez (Repsol Honda)

8 – Luca Marini (Mooney VR46)

9 – Fabio di Giannantonio (Gresini Racing)

10 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati)

Classificação de MotoGP após o Grande Prémio da Tailândia

1 – Francesco Bagnaia – 389 pontos

2 – Jorge Martin – 376 pontos

3 – Marco Bezzecchi – 310 pontos

4 – Brad Binder – 249 pontos

5 – Aleix Espargaró – 201 pontos

6 – Johann Zarco – 194 pontos

7 – Maverick Viñales – 170 pontos

8 – Luca Marini – 163 pontos

9 – Fabio Quartararo – 144 pontos

10 – Jack Miller – 144 pontos

15 – Miguel Oliveira – 76 pontos

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