MotoGP 2023 Tailândia – Miguel Oliveira qualifica em 20º e Martin novamente na “pole”

Qualificação de GP da Tailândia de MotoGP termina com Miguel Oliveira em 20º, enquanto Jorge Martin faz nova “pole” e com recorde absoluto!

motogp

Cumpridas as duas sessões de qualificação a contar para o Grande Prémio da Tailândia, os pilotos de MotoGP sabem agora quais as posições que vão ocupar na grelha de partida para as duas corridas a realizar este fim de semana no circuito Chang International. Uma qualificação que voltou a realçar o momento menos positivo que atravessa Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia), enquanto Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) mantém-se como o piloto mais rápido em pista neste final de temporada.

Quanto ao piloto português, o 21º tempo no final do primeiro dia deixava antever que este segundo dia, e mais precisamente a qualificação da categoria rainha, não seria fácil. As dificuldades em encontrar o ritmo necessário são notórias, mesmo que Miguel Oliveira tenha afirmado no final dos primeiros treinos que o seu ritmo para este GP da Tailândia é melhor do que o resultado fazia acreditar.

E isso parecia ser confirmado no segundo Treino Livre, sessão que antecedeu as qualificações.

Miguel Oliveira rodou então em 1m30.660s, quase meio segundo mais rápido do que tinha sido no dia anterior no Treino, e terminou o TL2 em quinto a uma décima de Maverick Viñales (Aprilia Racing). No entanto convém realçar que os tempos desta primeira sessão em pista de sábado foram mais lentos entre os pilotos de topo em comparação com os tempos de sexta-feira, o que ainda assim não retirava a Miguel Oliveira um bom registo.

motogpPorém, chegados à Qualificação 1, as boas indicações não se confirmaram em resultados práticos.

Nessa Q1, o piloto português da CryptoData RNF Aprilia começou por registar o 9º melhor tempo a mais de oito décimas do mais rápido em pista, Alex Márquez (Gresini Racing), e na segunda saída, mesmo tentando alcançar a passagem à Q2 e melhorando novamente o seu tempo até aos derradeiros momentos, Miguel Oliveira não conseguiu melhor do que um 10º tempo na Q1, o que corresponde ao 20º lugar na grelha de partida, apenas na frente de Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team).

A melhor volta em qualificação de Miguel Oliveira foi em 1m30.442s. Mais uma vez, uma má qualificação, e pela frente o português e a sua Aprilia RS-GP 22 terão uma missão muito complicada, tanto na corrida MotoGP Sprint a disputar este sábado, como na corrida principal do Grande Prémio da Tailândia a disputar na manhã de domingo (hora de Portugal).

motogpQuanto à “pole position”, e já depois de Alex Márquez ter “levado” consigo o seu irmão Marc Márquez (Repsol Honda) da Q1, sendo então os dois mais rápidos na primeira qualificação, voltámos a ver um Jorge Martin e uma Ducati Desmosedici GP23 #89 acima de todos os outros em termos de velocidade pura.

O espanhol continua a mostrar-se como o mais rápido em pista neste final de temporada de MotoGP no que diz respeito à procura pelos melhores tempos por volta.

“Martinator”, depois de dominar no primeiro dia, rodou em 1m29.287s na Q2 de MotoGP, uma volta que lhe dá um novo recorde absoluto para o traçado tailandês, e que deixou Luca Marini (Mooney VR46) em 2º a mais de uma décima, com o italiano a realizar até ao momento um fim de semana consistente, podendo Marini ser uma das surpresas em corrida.

A primeira fila da grelha de partida fica completa com a presença da Aprilia Racing de Aleix Espargaró, com o espanhol a conseguir ser muito competitivo num circuito onde o próprio não esperava ser tão veloz em situação de qualificação. Mas Aleix afirma que em conjunto com a sua equipa alteraram um pouco a forma de trabalhar na box, e isso será a justificação para este 3º lugar na qualificação do Grande Prémio da Tailândia.

Quanto ao campeão e líder da classificação da categoria rainha, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) voltou a ser batido por Jorge Martin.

O italiano vai arrancar de 6º, mas “Pecco” não demonstra estar demasiado preocupado com o domínio do seu grande rival na luta pelo título de MotoGP de 2023, pois, como já aconteceu em rondas anteriores, o facto de Martin ser o mais rápido em termos de velocidade pura não significa automaticamente que vence as corridas.

Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio da Tailândia de MotoGP? Apenas tem de clicar aqui !

Resultados da Qualificação de MotoGP do GP da Tailândia

1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m29.287s

2 – Luca Marini (Mooney VR46) – 1m29.425s

3 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m29.461s

4 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m29.483s

5 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m29.469s

6 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m29.527s

7 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m29.600s

8 – Marc Márquez (Repsol Honda) – 1m29.622s

9 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m29.701s

10 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m29.707s

20 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m30.442s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!