MotoGP 2023 – Todos os detalhes e novo nome das corridas Sprint

A Dorna e a FIM apostam numa grande novidade em MotoGP. As corridas Sprint têm agora um nome oficial e muitos detalhes que explicamos aqui.

A nova temporada 2023 de MotoGP promete trazer muito mais emoção em cada um dos 21 Grandes Prémios programados no calendário deste ano. A Dorna e a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) conceberam um novo formato de programa para cada fim de semana de competição de forma a garantir a inclusão das novas corridas Sprint.

Esta é, muito provavelmente, a maior revolução em termos de Grande Prémio que assistimos nos últimos anos. Tudo porque as corridas Sprint de MotoGP, pela sua duração mais curta, irão gerar um interesse renovado nos fãs que, ao sábado, ganham um motivo muito forte para estarem nos circuitos ou em frente à televisão, e para os pilotos será uma forma de pensar a estratégia de corrida totalmente diferente das corridas “longas” de domingo.

Com os pilotos a não terem de se preocupar tanto com desgaste dos pneus Michelin, ou ainda com o consumo de combustível, o que permitirá às equipas utilizar as motos com o motor “livre” dos parâmetros eletrónicos que são desenvolvidos para limitar o consumo de combustível, provavelmente assistiremos a corridas bastante mais intensas. E isso significa mais espetáculo para os fãs!

motogpAgora que o conceito das corridas Sprint na categoria rainha está enraizado na mente dos fãs, e quando estamos a poucas semanas do início do campeonato com o Grande Prémio de Portugal a realizar-se de 24 a 26 de março, a Dorna decidiu alterar o nome oficial destas corridas curtas de sábado.

Depois de muitos meses a utilizarmos a denominação de corridas Sprint, nome também utilizado pela Fórmula 1, no caso da categoria rainha do motociclismo a Dorna opta por se referir agora a estas corridas como as MotoGP Sprint.

Pode não parecer uma alteração de grande relevância, mas o objetivo da entidade que gere os destinos do Mundial de Velocidade é impedir que se utilize a denominação “corrida” quando nos referimos às MotoGP Sprint, reservando essa denominação para as corridas de domingo, que assim continuam a apresentar-se como o “main event” de cada Grande Prémio.

Com a questão do nome MotoGP Sprint já explicada, convém também ficar a conhecer todos os detalhes mais relevantes destas corridas.

A primeira nota que deverá ter em conta é que as MotoGP Sprint não contam para as estatísticas oficiais de um Grande Prémio. Tudo o que acontecer nestas corridas disputadas ao sábado à tarde, nomeadamente resultados, será contabilizado e identificado de forma diferenciada dos resultados das corridas de Grande Prémio.

Nesse sentido, também o vencedor do Grande Prémio será aquele piloto que cruzar a meta em primeiro na corrida de domingo, e assim nunca existirá dúvida sobre quem venceu ou, para a história, nunca teremos dois vencedores de um mesmo Grande Prémio.

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Pontuação das MotoGP Sprint

As MotoGP Sprint vão ser realizadas em todos os 21 Grandes Prémios que fazem parte do calendário 2023 do Mundial de Velocidade. Isto significa que teremos um total de 42 corridas esta temporada, um recorde absoluto.

O número de voltas destas novas corridas curtas será metade do número de voltas da corrida de Grande Prémio. Por exemplo, se um determinado GP tiver um total de 20 voltas, a MotoGP Sprint será de 10 voltas.

E isto tem influência também na pontuação! Metade da distância, metade dos pontos. Uma decisão que faz todo o sentido. Assim, apenas os 9 primeiros classificados numa MotoGP Sprint terão direito a receber pontos, sendo a pontuação distribuída da seguinte forma:

1º – 12 pontos

2º – 9 pontos

3º – 7 pontos

4º – 6 pontos

5º – 5 pontos

6º – 4 pontos

7º – 3 pontos

8º – 2 pontos

9º – 1 ponto

Ainda sobre os pontos atribuídos aos pilotos nas MotoGP Sprint, refira-se que estes contam para o campeonato da mesma forma que as corridas de Grande Prémio ao domingo. No entanto, haverá informação sobre quais os pontos conquistados nas MotoGP Sprint e os pontos conquistados no Grande Prémio.

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Horários e formato de cada fim de semana de Grande Prémio

Claro que tudo isto obrigou a reformular de forma bastante profunda o programa de cada Grande Prémio.

O novo formato de fim de semana apresenta alterações a vários níveis. Seja do ponto de vista dos horários ou da duração de cada sessão em pista das categorias MotoGP, Moto2 e Moto3, a temporada que vai arrancar com o Grande Prémio de Portugal conta com muitas novidades, conforme explicamos de seguida:

Sexta-feira

O primeiro dia de cada Grande Prémio continuará a ser dedicado a treinos. Na categoria principal MotoGP teremos então dois treinos. O primeiro será pelas 10H45 com uma duração de 45 minutos. O segundo treino começa às 15H00 e com uma duração de 60 minutos. Estes treinos deixam de ser denominados Treinos Livres, sendo que os tempos combinados destes dois primeiros treinos se sexta-feira são os que contam para definir os pilotos que passam direto à Q2 e aqueles que têm de enfrentar a Q1.

Na categoria Moto2 existirão duas sessões de treino de 40 minutos cada, em Moto3 as duas sessões de treinos serão de 35 minutos cada uma. As sessões contam para os tempos combinados que definem os pilotos que integram a Q2 e aqueles que têm de passar pela Q1.

Sábado

Este será o dia da grande revolução e de todas as expectativas!

Na categoria MotoGP teremos uma sessão de treinos livres com 30 minutos de duração. Esta sessão não conta para definir os pilotos que passam a cada uma das sessões de qualificação! Depois teremos as qualificações, com a Q1 a iniciar-se pelas 10H50 e a Q2 pelas 11H15. Depois de terminada a Q2, ficamos a saber as posições de cada piloto na grelha de partida para a MotoGP Sprint e para o Grande Prémio. Estas posições não se alteram de sábado para domingo.

A MotoGP Sprint tem início pelas 15H00 e com um procedimento de preparação da grelha de partida reduzido para apenas 15 minutos. A cerimónia de pódio será realizada num local diferente do habitual e que será diferente em todos os circuitos, permitindo aos pilotos festejarem junto dos fãs.

Depois da cerimónia, e pelas 16H15, haverá uma conferência de imprensa onde estarão presentes os três primeiros classificados da MotoGP Sprint, o piloto que garantiu a “pole position” na Q2, e ainda o líder do campeonato.

Antes da MotoGP Sprint teremos ainda a terceira sessão de treinos das categorias Moto2 e Moto3, com duração de 30 minutos. Ao contrário de MotoGP, os tempos combinados que decidem os pilotos destas duas categorias que passam direto à Q2 ou têm de estar na Q1, contabilizam os resultados dos três treinos (dois de sexta-feira e um de sábado).

motogpDomingo

No terceiro e derradeiro dia de cada Grande Prémio também existem novidades a ter em conta.

As categorias Moto2 e Moto3 deixam de ter a sessão “warm up”. Pelas 9H45 terá início o aquecimento de 10 minutos para os pilotos de MotoGP, a que se segue outra novidade, com os pilotos da categoria rainha a circularem pelo circuito durante 30 minutos, fazendo diversos “pit stops”, contactando com os fãs nas bancadas, que depois terão uma outra oportunidade para estar com os pilotos no Hero Walk.

Seguem-se então as corridas propriamente ditas.

A primeira será a de Moto3 pelas 11H00, segue-se a corrida de Moto2 pelas 12H15, e a corrida principal de MotoGP acontece pelas 14H00. Este alinhamento de corridas – Moto3 / Moto2 / MotoGP – é válido para todos os Grandes Prémios, sendo que depois da corrida de MotoGP ao domingo, e dependendo do circuito, os fãs terão a oportunidade de invadir, pacificamente, a pista e celebrar de forma mais direta com os pilotos no pódio.

Horários completos de MotoGP para 2023 *horas locais de cada evento

Sexta-feira

9H00 – 35 minutos – Moto3 – Treino 1

9H50 – 40 minutos – Moto2 – Treino 1

10H45 – 45 minutos – MotoGP – Treino 1

13H15 – 35 minutos – Moto3 – Treino 2

14H05 – 40 minutos – Moto2 – Treino 2

15H00 – 60 minutos – MotoGP – Treino 2

Sábado

8H40 – 30 minutos – Moto3 – Treino 3

9H25 – 30 minutos – Moto2 – Treino 3

10H10 – 30 minutos – MotoGP – Treino Livre (não conta para tempos combinados)

10H50 – 15 minutos – MotoGP – Qualificação 1

11H15 – 15 minutos – MotoGP – Qualificação 2

12H55 – 15 minutos – Moto3 – Qualificação 1

13H20 – 15 minutos – Moto3 – Qualificação 2

13H50 – 15 minutos – Moto2 – Qualificação 1

14H15 – 15 minutos – Moto2 – Qualificação 2

15H00 – MotoGP – MotoGP Sprint

Domingo

9H45 – 10 minutos – MotoGP – Warm Up

10H00 – 30 minutos – MotoGP – Rider Fan Show (pilotos disponíveis para estar com os fãs)

11H00 – Moto3 – Corrida

12H15 – Moto2 – Corrida

14H00 – MotoGP – Corrida

Penalizações em MotoGP: Quando é que são cumpridas?

Queremos também deixar aqui uma última nota para as penalizações que são aplicadas aos pilotos durante os treinos e também nas qualificações, e que, por norma, resultam em perda de posições na grelha de partida ou “long lap penalty”.

Em relação a este tema das penalizações, nas categorias Moto2 e Moto3 não existirá nenhuma novidade. Porém, com a introdução das MotoGP Sprint na categoria rainha poderíamos ficar sem saber em que corrida os pilotos de MotoGP perdem posições na grelha de partida ou terão de cumprir a “long lap”

Esta situação já foi esclarecida e as penalizações apenas são aplicadas ou válidas para a corrida de domingo de MotoGP.

Ou seja, se um piloto for penalizado por infração durante os treinos e qualificações, irá participar na corrida MotoGP Sprint arrancando na posição em que se qualificou e sem ter de cumprir a “long lap”. Já na corrida normal de Grande Prémio ao domingo vai arrancar na grelha de partida de acordo com a penalização que lhe foi aplicada, sendo que será nessa corrida em que cumprirá a “long lap”, caso tenha sido essa a penalização.

Agora que já sabe todos os detalhes das MotoGP Sprint, fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades e resultados de MotoGP, com especial destaque para as performances de Miguel Oliveira. A não perder!