MotoGP 2023 Valência – Francesco Bagnaia é bicampeão!

Francesco Bagnaia conquista o título de MotoGP 2023 com vitória na derradeira corrida do Grande Prémio da Comunidade Valenciana.

francesco bagnaia

A discussão pelo título de MotoGP em 2023 acabou de uma forma antecipada sem necessidade de esperarmos pela bandeira de xadrez na corrida do Grande Prémio da Comunidade Valenciana. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) volta a sagrar-se campeão da categoria rainha, o que acontece pela segunda vez e de forma consecutiva.

É também o primeiro a conseguir ser campeão por duas vezes de forma consecutiva aos comandos de uma Ducati.

O novo bicampeão de MotoGP nem precisou de fazer muitos cálculos durante a corrida, pois o seu rival Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), mais pressionado para recuperar os 14 pontos que o separavam do italiano, cometeu diversos erros nas voltas em que esteve em pista.

Martin, que tinha ascendido logo na primeira volta à segunda posição atrás de Bagnaia, cometeu um primeiro erro ao exagerar na travagem para a curva 1 na terceira volta. O espanhol saiu do cone de Bagnaia com velocidade a mais, e para evitar “entrar” pela traseira do líder da corrida, acabou por fazer-lhe uma razia pelo lado direito, seguindo pela escapatória.

francesco bagnaiaCom isto, Francesco Bagnaia ficou então tranquilo na liderança da corrida de MotoGP, enquanto Jorge Martin regressou à corrida ocupando então a 8ª posição. Um erro capital e que começou a deitar por terra as aspirações do piloto espanhol de roubar o título a Bagnaia.

E se Bagnaia mantinha a calma, Jorge Martin entrou em modo “full attack”, na procura de recuperar posições.

O piloto da Prima Pramac Ducati consegue mesmo recuperar algumas posições até ficar atrás de Marc Márquez (Repsol Honda). Na chegada à curva 4 do circuito valenciano Marc Márquez parece ter deixado um pouco de espaço na trajetória interior, e Jorge Martin tentou aproveitar essa nesga de espaço para meter a sua Ducati Desmosedici GP23. Porém, Marc Márquez não deu a discussão por posição encerrada, e os dois espanhóis acabaram por se tocar.

A frente da moto de Jorge Martin embateu na traseira da Honda RC213V de Marc Márquez, sendo que o pior ficou para o oito vezes campeão do mundo, que acabou por ser “cuspido” a grande altura, aterrando depois com violência já na gravilha da escapatória.

Jorge Martin acabou assim por entregar antecipadamente o título a Francesco Bagnaia, que foi de imediato avisado do abandono do seu grande rival em 2023, e que era então coroado já novo campeão de MotoGP a faltarem 22 voltas para a bandeira de xadrez. A partir desse momento o bicampeão descontraiu, baixou o ritmo, e acabou mesmo por ser passado pelas KTM de Brad Binder e Jack Miller.

A história desta corrida final da temporada de MotoGP não estava ainda decidida, pois Binder cometeu um erro quando liderava, deixando Miller na liderança. O piloto australiano parecia estar a caminho de uma vitória tranquila, mas mais uma vez comete um erro, perder a frente da sua KTM RC16 à 19ª volta, e com isso deixou novamente Francesco Bagnaia na liderança da corrida valenciana.

O já campeão continuou a sua corrida e não mais perdeu a primeira posição, pese embora tenha sofrido forte pressão de Fabio di Giannantonio (Gresini Racing), especialmente deste, nas voltas finais, e Johann Zarco (Prima Pramac Ducati).

Ficou então assim definido o pódio final da temporada de MotoGP, um pódio, mais um, integralmente ocupado por pilotos da Ducati, com Bagnaia a fechar com “chave d’ouro” o seu segundo título ao garantir mais uma vitória que foi muito celebrada depois da bandeira de xadrez.

ATUALIZAÇÃO

Já depois de terminada a corrida, Fabio di Giannantonio foi penalizado com 3 segundos acrescentados ao seu tempo de corrida. O italiano da Gresini Racing foi apanhado com pressão abaixo do limite regulamentar, e desce de 2º para 4º. Desta forma, Johann Zarco sobe a 2º e Brad Binder é 3º.

Resultados da corrida de MotoGP do Grande Prémio da Comunidade Valenciana

1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

2 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati)

3 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)

4 – Fabio di Giannantonio (Gresini Racing)

5 – Raul Fernandez (CryptoData RNF Aprilia)

6 – Alex Márquez (Gresini Racing)

7 – Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha)

8 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)

9 – Luca Marini (Mooney VR46)

10 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)

francesco bagnaiaFique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!