Foi uma corrida MotoGP Sprint a contar para o Grande Prémio da Comunidade Valenciana no circuito Ricardo Tormo de alta intensidade! O italiano Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) podia revalidar o seu título de campeão da categoria rainha, precisando de ganhar quatro pontos a Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), e até estava em melhor posição na grelha de partida.
Porém, mais uma vez, na verdade pela nona vez nesta temporada 2023 de MotoGP, Jorge Martin foi o rei e senhor da corrida Sprint, o que permite ao espanhol levar a decisão do título de campeão de MotoGP para a corrida principal de domingo tendo reduzido para apenas 14 pontos a desvantagem para Francesco Bagnaia.
Mas vamos à história desta última corrida MotoGP Sprint do ano em Valência.
Assim que os semáforos de apagaram dando início à corrida de 13 voltas, a mais curta do programa do Grande Prémio da Comunidade Valenciana, foi Francesco Bagnaia a alcançar a liderança antes mesmo da travagem para a primeira curva, deixando o homem da “pole position”, Maverick Viñales (Aprilia Racing), em segundo, e com Jorge Martin e Brad Binder (Red Bull KTM Factory) a discutirem posições um pouco mais atrás.
Logo atrás destes, um sempre ameaçador Marc Márquez colocada a sua Repsol Honda em contenção por um lugar no pódio, e chegou mesmo a atacar o compatriota da Prima Pramac Ducati, tocaram-se, com Martin a ostentar as marcas da batalha no ombro do seu fato, mas com Márquez a não conseguir suplantar Jorge Martin.
Ainda na primeira volta da MotoGP Sprint, e com Viñales a tentar escapar na frente da corrida, Martin passou ao ataque e ultrapassou mesmo o seu grande rival Bagnaia, num momento que permitiu a Marc Márquez saltar para 3º e a fazer com que o italiano da Ducati Lenovo Team descesse a 5º.
Enquanto isso, e vindo de 15º na grelha de partida, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) estava então em 6º a pressionar Francesco Bagnaia.
À quarta volta já Maverick Viñales tinha perdido a pequena margem que detinha sobre os perseguidores, com Brad Binder a levar consigo Jorge Martin que tinha, entretanto, passado por Marc Márquez e ascendeu a 3º.
Uma volta depois, Fabio Quartararo tenta passar Francesco Bagnaia na curva 6. O francês exagera nas suas intenções, mete a sua Yamaha M1 pela trajetória interior, e acaba por perder a frente da sua moto e a deslizar pelo asfalto em direção à gravilha.
Por pouco na queda Quartararo não levava consigo Francesco Bagnaia, que a partir desse momento ficou longe dos quatro pilotos à sua frente e acabou a MotoGP Sprint a tentar garantir o 5º lugar, sempre a sofrer muita pressão de Fabio di Giannantonio (Gresini Racing), mas, ao contrário do que aconteceu no Qatar, desta feita o piloto da equipa privada não atacou verdadeiramente o piloto da equipa de fábrica, mesmo tendo mostrado por diversas vezes que tinha andamento para fazer melhor.
Com Francesco Bagnaia “preso” à quinta posição, o grande interesse da corrida de Sprint centrou-se na batalha pelo pódio.
Maverick Viñales não conseguiu manter-se isolado na liderança, e sensivelmente a meio da corrida deste sábado em Valência, Brad Binder conseguiu mesmo consumar a ultrapassagem e assim ascendeu à liderança. Jorge Martin, que estava então a assistir a tudo isto a partir da terceira posição, percebeu que o sul-africano da KTM estava com vontade de escapar. Martin não podia deixar isso acontecer se queria ganhar mais pontos a Bagnaia.
Martin começou por passar Maverick Viñales, e que viria ainda a ser passado por Marc Márquez pouco depois para ser então 4º na corrida MotoGP Sprint de hoje, e voltou a reagrupar com Brad Binder na discussão pela vitória.
Jorge Martin não perdeu muito tempo para ascender a primeiro por troca com Brad Binder, e a partir da 8ª volta o espanhol da Prima Pramac Ducati não mais perdeu a liderança, e voltou a vencer mais uma vez ao sábado, garantindo assim que a diferença pontual para Francesco Bagnaia desce para 14 pontos quando falta apenas disputar a corrida principal do Grande Prémio da Comunidade Valenciana.
Brad Binder foi assim obrigado a contentar-se com o segundo lugar, enquanto Marc Márquez começa este derradeiro fim de semana com a Repsol Honda a subir ao pódio em 3º.
Com estes resultados e diferença pontual na classificação de MotoGP, e tendo em conta que na corrida de domingo estão em disputa 25 pontos, as contas do título são cada vez mais simples:
– Se Francesco Bagnaia terminar entre os cinco primeiros é campeão de MotoGP 2023
– Se Jorge Martin vencer tem de esperar que Francesco Bagnaia não termine entre os cinco primeiros
O novo campeão de MotoGP será decidido então na corrida de amanhã! Veja aqui todos os horários do Grande Prémio da Comunidade Valenciana para estar sempre a par de tudo o que acontece neste momento das decisões na categoria rainha .
Resultados da corrida MotoGP Sprint do GP da Comunidade Valenciana
1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)
2 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)
3 – Marc Márquez (Repsol Honda)
4 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)
5 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)
6 – Fabio di Giannantonio (Gresini Racing)
7 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46)
8 – Alex Márquez (Gresini Racing)
9 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati)
10 – Augusto Fernandez (GasGas Factory Tech3)
Classificação de MotoGP após a corrida Sprint do GP da Comunidade Valenciana
1 – Francesco Bagnaia – 442 pontos
2 – Jorge Martin – 428 pontos
3 – Marco Bezzecchi – 329 pontos
4 – Brad Binder – 277 pontos
5 – Johann Zarco – 205 pontos
6 – Aleix Espargaró – 198 pontos
7 – Maverick Viñales – 198 pontos
8 – Luca Marini – 194 pontos
9 – Alex Márquez – 167 pontos
10 – Fabio Quartararo – 167 pontos
16 – Miguel Oliveira – 76 pontos
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!