O último fim de semana da temporada 2023 está a acontecer a toda a velocidade, dentro e fora da pista, e para as contas do título de MotoGP o primeiro grande momento de decisão era a qualificação para o Grande Prémio da Comunidade Valenciana.
Com Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) a ter de passar pela Qualificação 1, enquanto o seu grande rival Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) estava já garantido na Qualificação 2 depois de alguns “mind games” na tarde de sexta-feira, a verdade é que o campeão do mundo e líder da categoria rainha mostrava-se tranquilo com a situação em que se encontra.
Bagnaia não facilitou e fez mesmo o melhor tempo da Q1 para assim garantir a passagem à Q2 e discutir então a “pole position”, levando consigo o espanhol Alex Márquez (Gresini Racing).
Na decisiva segunda qualificação de MotoGP, era notório o ambiente tenso a pairar no pit lane.
Jorge Martin tem de evitar que Francesco Bagnaia lhe ganhe quatro pontos para evitar que o italiano conquiste o título de 2023 já na MotoGP Sprint deste sábado. Era por isso imprescindível que “Martinator” conseguisse bater o rival italiano em qualificação.
Assim que a sessão Q2 arrancou, Martin começou por seguir Marc Márquez (Repsol Honda), e ainda no pit lane o oito vezes campeão do mundo removeu um “tear off” da viseira do seu capacete que acabou por voar diretamente para a entrada de ar da Ducati Desmosedici GP23 de Jorge Martin.
Felizmente, a película não chegou a entrar pela conduta de admissão de ar, Martin teve a reação rápida de a remover da carenagem, e podia então concentrar-se nos tempos por volta.
Mas a verdade é que Jorge Martin nunca mostrou estar à vontade no traçado valenciano.
Enquanto Francesco Bagnaia vinha “quente” da Q1 e voltava a registar voltas rápidas atrás de voltas rápidas, liderando a tabela de tempos, Jorge Martin tentava, sem conseguir, chegar ao topo dessa mesma tabela de tempos.
Regressou à box e pediu para trocar de moto, optando também por uma combinação de pneus diferente, na intenção de descobrir a fórmula certa para ganhar as décimas que precisava para bater em qualificação Francesco Bagnaia.
O esforço do espanhol da Prima Pramac não surtiu efeito, cometeu vários erros ao longo das suas voltas “time attack”, enquanto na garagem da Ducati Lenovo Team a situação era precisamente oposta, com sorrisos e palmas assim que Francesco Bagnaia rodou em 1m29.023s, o que parecia suficiente para lhe dar mais uma “pole position”.
Jorge Martin apenas conseguiu rodar em 1m29.182s, o que, aliado às excelentes prestações das duas Red Bull KTM Factory de Jack Miller (4º) e Brad Binder (5º), o sul-africano não evitou mesmo uma aparatosa queda, fez com que Jorge Martin tenha terminado a qualificação de MotoGP do GP da Comunidade Valenciana apenas em 6º.
O espanhol encontra-se então numa posição mais complicada para evitar a conquista do título por parte de Francesco Bagnaia já na MotoGP Sprint de hoje, sendo que o italiano, que precisa apenas de ganhar mais 4 pontos a Jorge Martin para matematicamente garantir que é campeão 2023, acabou por não conseguir a “pole position”.
Tudo porque outro espanhol, neste caso Maverick Viñales (Aprilia Racing), esteve numa forma inacreditável esta manhã no circuito Ricardo Tormo!
O piloto da equipa de fábrica da Aprilia deixou para um derradeiro momento de ataque ao cronómetro para fazer então a melhor volta da qualificação de MotoGP: 1m28.931s. Esta é a melhor volta de sempre de uma moto da categoria rainha ao traçado valenciano, sendo por isso um novo recorde absoluto.
A fechar a primeira linha da grelha de partida para as corridas de MotoGP do Grande Prémio da Comunidade Valenciana estará Johann Zarco (Prima Pramac Ducati), com o francês a arrancar ao lado de Francesco Bagnaia, e por isso a poder desempenhar um papel importante na luta pelo título, pois poderá ajudar o seu companheiro de equipa Jorge Martin ao atrapalhar as corridas de Bagnaia.
Tendo em conta que na segunda linha da grelha de partida encontramos pilotos que habitualmente fazem grandes arranques, e que a curva 1 do circuito Ricardo Tormo é bastante fechada e apertada, muita coisa pode acontecer na chegada à primeira curva assim que os semáforos se apagarem.
Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio da Comunidade Valenciana? Então apenas tem de clicar aqui !
Resultados da Qualificação de MotoGP do Grande Prémio da Comunidade Valenciana
1 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m28.931s
2 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m29.023s
3 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m29.144s
4 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 1m29.161s
5 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m29.171s
6 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m29.182s
7 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m29.223s
8 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m29.261s
9 – Marc Márquez (Repsol Honda) – 1m29.275s
10 – Raul Fernandez (CryptoData RNF Aprilia) – 1m29.438s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!