MotoGP 2023 Valência – Viñales penalizado e assim Bagnaia parte da “pole position”

Francesco Bagnaia ganha uma ajuda inesperada na corrida decisiva do título de MotoGP e arranca da “pole” após Viñales ser penalizado.

Como se a última corrida da temporada de 2023 de MotoGP já não fosse emocionante o suficiente, com os dois rivais e candidatos ao título separados por apenas 14 pontos, os Comissários FIM da categoria rainha decidiram “ajudar à festa” e dar uma penalização a Maverick Viñales (Aprilia Racing), e que dá uma ajuda inesperada a Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team).

Tudo porque o piloto espanhol da Aprilia sofreu um problema técnico na sua RS-GP23 durante a sessão de Warm Up, tendo sido avisado pelos comissários de pista dessa situação, através das bandeiras pretas com disco laranja, para além das mensagens luminosas e no painel de instrumentos.

Maverick Viñales, no entender dos Comissários FIM de MotoGP, não cumpriu com as regras, permanecendo em pista em vez de sair dela, e por essa razão recebeu uma penalização de descida de três lugares na grelha de partida para a corrida decisiva do Grande Prémio da Comunidade Valenciana.

Desta forma, e sabendo-se que no circuito Ricardo Tormo é extremamente complicado ultrapassar e que por isso partir da “pole position” é uma boa vantagem, quem assume a “pole” para a corrida do título será precisamente o líder do campeonato Francesco Bagnaia, que assim terá a seu lado Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) e Jack Miller (Red Bull KTM Factor), sendo que Viñales partirá da 4ª posição na frente de Brad Binder (Red Bull KTM Factory) e, claro, de Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), que ainda sonha com o título de MotoGP.

A corrida de MotoGP tem início pelas 14H00 de Portugal Continental.

Francesco Bagnaia se ficar entre os cinco primeiros classificados é campeão independentemente do resultado de Jorge Martin. Se terminar entre 6º e 10º é campeão caso Jorge Martin não seja melhor que 2º. Se o italiano terminar entre 11º e 14º, Jorge Martin não pode ser melhor do que 3º. E se Bagnaia for 15º precisa que Jorge Martin não seja melhor do que 4º para se sagrar novamente campeão de MotoGP.

No caso de Jorge Martin, o espanhol da Prima Pramac Ducati será coroado campeão caso vença a corrida e Francesco Bagnaia não seja melhor do que 6º. Caso Martin seja 2º tem de esperar que Bagnaia não faça melhor do que um 11º lugar, e se for 3º, “Martinator” precisa que Bagnaia termine em 15º ou pior.

14 pontos separam os dois. Quem vai ser campeão?

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!