Terminada a atividade em pista no primeiro dia de MotoGP no circuito Motorland Aragón, o Grande Prémio de Aragão começa com tónica positiva para Miguel Oliveira.
O piloto português da Trackhouse Racing mostrou-se em bom plano desde o primeiro momento, e pese embora a diferença de um segundo para o mais rápido em pista, Marc Márquez (Gresini Racing), a verdade é que o #88 da equipa americana está já garantido nos 12 pilotos que vão discutir os melhores lugares na grelha de partida.
Miguel Oliveira, que foi 7º no Treino Livre 1 e fechou o primeiro dia com o 10º tempo no Treino, e com isso a passagem direta à Q2 de MotoGP, consegue desta forma cumprir com o primeiro objetivo que tinha definido para o fim de semana do GP de Aragão.
O português queria ser competitivo logo a partir da primeira sessão em pista, contrariando a tendência que vimos nas rondas anteriores, o que lhe permite encarar com mais otimismo o resto do fim de semana.
E desta feita foi precisamente isso que vimos em pista, mesmo com algumas dificuldades nos momentos finais do Treino realizado esta tarde de sexta-feira.
Já depois de finalizado o Treino, Miguel Oliveira destacou a forma como a moto italiana se sente mais adaptada às características do Motorland Aragón, nomeadamente o facto de ao longo da volta passar muito tempo inclinado em curvas de média e alta velocidade, onde a RS-GP24 é muito eficiente, conseguindo encontrar a aderência necessária para ser uma moto competitiva em termos de voltas rápidas.
Em reação ao que aconteceu no primeiro dia do Grande Prémio de Aragão de MotoGP, Miguel Oliveira faz questão de realçar a sua satisfação pela entrada direta na Q2, mas o português não se sente totalmente cómodo aos comandos da sua Aprilia RS-GP24, destacando que há detalhes a afinar na moto para ser mais consistente:
“Definitivamente é satisfatório entrar diretamente na Q2 nesta sexta-feira. Apesar de eu não me sentir muito bem com a moto – há algumas coisas que me impedem de ter um ritmo consistente – a velocidade esteve mais ou menos lá, mas foi um 10º lugar, cerca de um segundo mais lento. Estou feliz com isso, mas ao mesmo tempo não posso estar demasiado feliz pois ainda há muito trabalho para fazer amanhã. É bom ter sido capaz de fechar o Treino e já ter uma boa direção para o que precisamos de fazer e estou entusiasmado para ir para a pista amanhã de manhã e fazer algum trabalho antes da Qualificação”.
Miguel Oliveira, que foi o segundo piloto mais rápido em termos absolutos no último setor do circuito espanhol, deixou Maverick Viñales (Aprilia Racing) espantado pela forma como consegue ser tão rápido nesse setor específico.
Porém, esses elogios não alteram a postura do português, que faz questão de destacar que gostaria de ser capaz de replicar a performance de Viñales no primeiro setor.
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