Foi uma corrida Sprint de MotoGP a contar para o Grande Prémio da Alemanha que terminou em glória para as cores portuguesas, pois Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) conseguiu confirmar em corrida a velocidade que tinha mostrado até agora no circuito de Sachsenring.
O Falcão conseguiu um excelente 2º lugar atrás de Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) e na frente de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team).
Este é o melhor resultado desde há já muito tempo para Miguel Oliveira na categoria rainha, que numa altura crucial do campeonato volta a conseguir mostrar o seu talento e rapidez aos comandos da Aprilia RS-GP24
Com a grande maioria dos pilotos de MotoGP a optarem pela combinação de pneus Michelin slick de composto duro na dianteira e macio na traseira, assim que os semáforos se apagaram no circuito de Sachsenring assistimos a uma verdadeira corrida de “drag” até à curva 1.
Jorge Martin e a sua Ducati Desmosedici GP24 partiram muito bem da “pole position”, porém na chegada à curva seria Miguel Oliveira a colocar a sua Aprilia RS-GP24 na liderança, após também ele ter feito um excelente arranque dando início às 15 voltas desta corrida Sprint de MotoGP do Grande Prémio da Alemanha.
Mas melhor ainda fez Francesco Bagnaia, que aos comandos da Ducati #1 conseguiu chegar à travagem em terceiro, conseguindo depois definir uma trajetória extremamente ‘apertada’, passando pelo interior de Miguel Oliveira que não teve hipótese a não ser levantar a sua Aprilia para evitar um toque entre ambos.
No final da primeira volta era o bicampeão que estava na liderança, enquanto Miguel Oliveira não conseguiu evitar ser ultrapassado por Jorge Martin na última curva.
Foi preciso aguardar até ao início da terceira volta da corrida Sprint para assistirmos a mais mudanças na classificação. Isto porque o ‘Martinator’ não estava com vontade de deixar o seu maior rival na luta pelo título escapar na frente da corrida, como aconteceu em Assen. O piloto espanhol atacou forte na travagem para a curva 1 de Sachsenring, assumiu a liderança, e não mais a largou até final.
Quanto a Miguel Oliveira, e depois de ser ultrapassado foi a vez de ultrapassar. Precisamente na última curva e quanto se estava a cumprir a quarta volta, o piloto da Trackhouse Racing, sempre muito confortável no derradeiro setor do traçado alemão, conseguiu colocar a sua Aprilia RS-GP24 #88 ao lado da Ducati Desmosedici GP24 #1, e aproveitando a trajetória finalmente Miguel Oliveira regressava então ao 2º lugar.
Enquanto isso, e vindo de posições mais atrasadas, o italiano Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) juntava-se ao trio da frente passando então a formar um quarteto que estava a discutir as posições de pódio com alta intensidade.
Jorge Martin foi começando depois a abrir uma pequena margem de segurança sobre Miguel Oliveira, que por sua vez tinha de conter os avanços de Bagnaia, que também estava sob ataque, ainda que nunca verdadeiramente ‘agressivo’, do seu companheiro de equipa Bastinini.
Na passagem da 10ª volta da corrida Sprint do Grande Prémio da Alemanha já o líder tinha uma vantagem de cerca de 8 décimas para os perseguidores. Martin não cometeu qualquer erro, foi sempre mantendo Miguel Oliveira à distância, ainda que nunca tenha sido muito superior a 1 segundo a diferença que os separou.
Desta forma o espanhol da Prima Pramac Ducati conseguiu regressar às vitórias e aumentou um pouco a vantagem na classificação do campeonato. Até porque o seu rival, Bagnaia, não teve argumentos para fazer melhor do que o último lugar do pódio nesta Sprint alemã.
Isto porque mesmo com Miguel Oliveira a denotar algumas dificuldades para responder à maior rapidez da Ducati nos dois primeiros setores, altura em que Francesco Bagnaia procurava uma ‘nesga’ para superar o português, a verdade é que os dois setores seguintes, e em particular o quarto setor do circuito Sachsenring, eram de Miguel Oliveira.
Aos pequenos ataques do italiano da Ducati Lenovo Team respondia depois o português da Trackhouse Racing, e com o passar das voltas Miguel Oliveira foi abrindo uma pequena margem que na passagem pela bandeira de xadrez se cifrou em cerca de seis décimas.
Este foi um sensacional resultado por parte de Miguel Oliveira, que depois de um período grande de resultados abaixo do esperado e em que ‘batalhou’ com a sua Aprilia, se reencontrou com a melhor versão que vimos o português apresentar desde que chegou ao MotoGP em 2019 e que lhe permitiu vencer por cinco vezes uma corrida principal da categoria rainha.
Para além de somar 9 pontos para a sua conta pessoal, Miguel Oliveira foi o melhor piloto fora da esfera da Ducati nesta corrida. Conseguiu colocar a sua Aprilia nos seis melhores classificados, com a Ducati a colocar cinco motos nessas posições.
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Resultados da corrida Sprint de MotoGP do Grande Prémio da Alemanha
1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)
2 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing)
3 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)
4 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)
5 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati)
6 – Marc Márquez (Gresini Racing)
7 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)
8 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)
9 – Alex Márquez (Gresini Racing)
10 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46)
Classificação de MotoGP
1 – Jorge Martin – 212 pontos
2 – Francesco Bagnaia – 197 pontos
3 – Marc Márquez – 146 pontos
4 – Enea Bastianini – 142 pontos
5 – Maverick Viñales – 121 pontos
6 – Pedro Acosta – 101 pontos
7 – Brad Binder – 101 pontos
8 – Fabio di Giannantonio – 92 pontos
9 – Aleix Espargaró – 82 pontos
10 – Alex Márquez – 63 pontos
13 – Miguel Oliveira – 41 pontos
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