Foi, como prevíamos depois de um primeiro dia em grande forma e de liderar o Treino Livre 2, uma enorme qualificação de MotoGP para Miguel Oliveira. O piloto português da Trackhouse Racing consegue confirmar na Qualificação 2 do Grande Prémio da Alemanha o andamento forte das sessões anteriores, garantindo o 2º lugar na grelha de partida!
Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) foi o piloto mais rápido e está na “pole position”, e para a Trackhouse Racing esta foi uma qualificação de sonho, pois para além de Miguel Oliveira em 2º vê também o espanhol Raul Fernandez a colocar a sua segunda moto no 3º lugar e a fechar a primeira linha da grelha de partida na categoria rainha.
Para Miguel Oliveira a Q2 de MotoGP estava já garantida desde sexta-feira, com o piloto português da Trackhouse Racing a fechar o primeiro dia com um excelente 3º lugar no Treino que definiu os pilotos que passaram diretamente a esta sessão de qualificação.
Com a sua Aprilia RS-GP24 a mostrar-se em boa forma no traçado alemão de Sachsenring, Miguel Oliveira continuou a estar em grande ao liderar o Treino Livre 2 de MotoGP, sessão que antecedeu o arranque da qualificação da categoria rainha a contar para o Grande Prémio da Alemanha.
Nessa sessão Q1 encontrámos diversos pilotos com andamento para passar à Q2, incluindo Marc Márquez (Gresini Racing). Porém, o espanhol, considerado o ‘Rei’ de Sachsenring, viria a falhar a passagem quando na sua derradeira tentativa de ataque ao cronómetro viu a sua volta estragada por Stefan Bradl (piloto de testes da Honda), que rodava em ritmo lento na trajetória.
Dessa forma foi Raul Fernandez a passar em primeiro levando consigo para a Q2 de MotoGP o italiano Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46).
Já na decisiva Qualificação 2 do Grande Prémio da Alemanha tivemos então as emoções a ‘bater mais forte’, principalmente pela prestação de Miguel Oliveira. O português da Trackhouse Racing fechou a primeira saída à pista com ‘apenas’ a ocupar a 7ª posição na tabela de tempos, numa altura em que já Jorge Martin estava no topo. A diferença entre ambos estava em cerca de sete décimas.
Porém, na segunda saída à pista na Q2, o português elevou o patamar de performance e pilotou de forma que podemos dizer que foi perfeita.
Rapidamente ascendeu a 2º na tabela de tempos com uma volta em 1m19.471s, que viria a ser a sua melhor volta. Mas faltavam ainda cerca de 4 minutos para a bandeira de xadrez que assinalaria o fim da sessão de qualificação, pelo que tudo estava em aberto, com muitos pilotos à procura ainda das suas melhores voltas.
No entanto, diversas quedas, a primeira de Maverick Viñales (Aprilia Racing), bastante aparatosa, e depois Alex Márquez (Gresini Racing), já com a sessão a terminar e que anulou a derradeira tentativa de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) de atacar a “pole position”, levaram a que a ordem dos três primeiros classificados não se alterasse.
Miguel Oliveira tem então aqui em Sachsenring a sua melhor qualificação da temporada 2024 de MotoGP, e deixa-nos com excelentes perspetivas, quer para a corrida Sprint, pois tem demonstrado argumentos para conseguir voltas rápidas, mas também para a corrida principal do Grande Prémio da Alemanha no domingo, pois o português da Trackhouse Racing apresenta ainda um grande ritmo ao longo de voltas consecutivas.
Como destaque nesta grande performance na Q2 de Miguel Oliveira, para o facto do #88 ter conseguido ser o piloto mais rápido em pista no setor 3 e, principalmente, no setor 4 do circuito Sachsenring, onde só aí ganhou quase duas décimas ao segundo mais rápido nesse setor final!
Quer estar a par dos horários completos do Grande Prémio da Alemanha de MotoGP? Então apenas tem de clicar aqui !
Resultados da Qualificação de MotoGP do Grande Prémio da Alemanha
1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m19.423s
2 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) – 1m19.471s
3 – Raul Fernandez (Trackhouse Racing) – 1m19.643s
4 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m19.749s
5 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m19.791s
6 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) – 1m19.946s
7 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m19.950s
8 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) – 1m19.957s
9 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – 1m19.978s
10 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) – 1m20.348s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP, com especial destaque para as prestações e performances do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!