MotoGP 2024 Américas – Miguel Oliveira 11º perde a entrada direta na Q2 no limite

Miguel Oliveira fechou o primeiro dia de GP das Américas com 11º tempo e esteve quase a entrar diretamente na Q2. Martin foi o mais rápido.

motogp

Foi um Treino incrível em termos de performance “pura e dura” que se traduziu em tempos muito rápidos no Circuito das Américas, e uma sessão que definiu os dez pilotos que passam diretamente à Qualificação 2 de MotoGP a contar para o Grande Prémio das Américas. Para os fãs portugueses o foco de atenção era a prestação de Miguel Oliveira (Trackhouse Racing), com o luso a tentar dar mais um passo em frente com a Aprilia RS-GP24.

E se no TL1 que abriu as hostilidades neste fim de semana americano Miguel Oliveira arrancou com um tempo mais discreto (17º), a verdade é que no Treino que deu por encerrado o primeiro de MotoGP do GP das Américas, o piloto português da Trackhouse Racing elevou o seu patamar.

Pese embora o #88 tenha estado discreto até à entrada dos vinte minutos finais do Treino de MotoGP, a partir desse momento o Falcão passou verdadeiramente ao ataque.

Chegou a estar em 3º na tabela de tempos, numa altura em que outra Aprilia estava no topo, a de Maverick Viñales, antes de entrar na box da Trackhouse Racing uma última vez para preparar o derradeiro “time attack”.

motogpQuando regressou à pista Miguel Oliveira tinha descido até 13º, e com a sua Aprilia equipada com pneus médio / macio – e com um novo conjunto de escapes –, o português viria a rodar em 2m02.466s, a sua melhor volta que o deixou em 10º e com o acesso direto à Q2 de MotoGP ao alcance.

Porém, e infelizmente para as aspirações do Miguel Oliveira em garantir desde já a Q2 e assim poder trabalhar de forma relativamente mais tranquila no sábado de GP das Américas, Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) viria a melhorar o seu registo pessoal e assim “empurrou” no limite do Treino o português para a 11ª posição na tabela de tempos, ficando então obrigado a tentar ultrapassar a Q1.

Veremos qual será a reação de Miguel Oliveira ao resultado deste primeiro dia no Circuito das Américas.

motogpEnquanto isso, e depois de Maverick Viñales (Aprilia Racing) ter tentado replicar a performance e resultado do TL1, foi a vez de Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) atacar mais forte.

O vice-campeão da categoria rainha não aparentou ter grandes dificuldades em ser mais rápido que os rivais, e com uma volta em 2m01.397s, Martin conseguiu não só ser o 1º na tabela de tempos, como também registou um novo recorde absoluto da categoria rainha no Circuito das Américas.

Ainda que Martin pareça estar confortável e com margem para aumentar o seu ritmo aos comandos da sua Ducati Desmosedici GP24, a realidade é que a diferença para o restante plantel não permite ao espanhol descontrair em demasia depois deste primeiro dia de GP das Américas.

Basta verificar que Maverick Viñales conseguiu reagir ao tempo obtido pelo compatriota da Pramac e colocou-se em 2º na tabela de tempos, com uma diferença de apenas 0.076s para o topo.

O “Top 3” fica completo no dia de hoje com a presença de um piloto que sabe bem o que é vencer neste circuito texano. Marc Márquez (Gresini Racing) conseguiu também nos últimos minutos saltar para o 3º lugar da tabela de tempos, mas já a mais de quatro décimas do mais veloz em pista.

Clique aqui para ficar a par dos horários completos do Grande Prémio das Américas.

Resultados do Treino de MotoGP do GP das Américas

1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) 2m01.397s

2 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) 2m01.473s

3 – Marc Márquez (Gresini Racing) 2m01.806s

4 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) 2m01.808s

5 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) 2m01.966s

6 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) 2m02.024s

7 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) 2m02.103s

8 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) 2m02.144s

9 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) 2m02.244s

10 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) 2m02.358s

11 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) 2m02.466s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!