MotoGP 2024 – Analisamos as novidades da Honda RC213V no GP de Espanha

A Honda RC213V do piloto de testes Stefan Bradl apresenta muitas novidades no GP de Espanha. Aqui fica uma primeira análise.

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Não é surpresa para ninguém que siga mais de perto o MotoGP, que a Honda, tal como a Yamaha, procura dar uma volta de 180 graus à sua situação negativa na atual temporada da categoria rainha. E o primeiro passo será desenvolver novas soluções técnicas e tecnológicas para o protótipo RC213V se apresentar significativamente mais competitivo.

Nesse sentido, a Honda coloca em pista neste Grande Prémio de Espanha de MotoGP – clique aqui para ver os horários completos do fim de semana – o seu piloto de testes Stefan Bradl aos comandos de uma Honda RC213V de desenvolvimento.

Esta moto, como a definição indica, serve exclusivamente para ajudar os engenheiros da marca nipónica a testarem diversas novidades que servem para desenvolver novas direções no desenvolvimento da moto que depois é utilizada pelos pilotos oficiais da marca em MotoGP.

E depois de muito trabalho “às escondidas” realizado em testes privados, a nova Honda RC213V usada por Stefan Bradl para testar as novidades foi agora vista no Treino Livre 1 do Grande Prémio de Espanha, e por isso podemos desde já fazer uma primeira análise ao que foi possível visualizar na moto japonesa.

O ponto mais facilmente identificado na moto de testes de Bradl é o novo pacote aerodinâmico.

rc213vAs asas dianteiras são agora mais parecidas com as que vimos inicialmente nos testes de inverno, mas os apêndices laterais são significativamente mais complexos em termos de design. A carenagem inferior para gerar efeito-solo, bastante protuberante, não é aqui usada, com a Honda a optar por testar condutas que redirecionam o ar para baixo.

Já as asas posicionadas na forquilha aparentam ser iguais às das motos oficiais.

Na traseira, também ela totalmente redesenhada, a Honda instala agora uma asa posterior significativamente mais alta. Todo o formato da traseira apresenta novidades claramente visíveis.

Refira-se que a asa continua a apresentar dois planos horizontais, que facilmente poderão ser alterados em termos de posição entre si, ajudando a Honda a ajustar o efeito aerodinâmico pretendido de acordo com as circunstâncias de cada sessão em pista, ou preferência do piloto.

rc213vNa carenagem dianteira, e bem ao centro, encontramos a enorme entrada de ar para forçar o ar a entrar mais rapidamente e com maior pressão para o motor, dando um “boost” na performance. Pese embora a Honda esteja a trabalhar num novo motor V4, o que foi já confirmado por Luca Marini e Joan Mir, esta RC213V usada por Stefan Bradl deverá estar a usar o mesmo motor que é usado pelos pilotos oficiais de MotoGP da marca.

Isto porque um novo motor normalmente é acompanhado por um novo desenho da entrada de ar dianteira, e neste caso a moto de testes que vemos no GP de Espanha apresenta a mesma entrada de ar. Talvez seja possível ver esse novo motor ser instalado na moto no teste que vai ser realizado na segunda-feira.

Porém, e porque numa moto protótipo tudo conta, e não só o motor, a Honda estará a trabalhar na afinação do quadro dupla trave que equipa a RC213V.

Infelizmente as carenagens e as poucas imagens ainda disponíveis da moto de Stefan Bradl impedem de visualizar na perfeição se de facto o quadro aqui utilizado apresenta novidades. Teremos de aguardar por comentários oficiais por parte da Honda ou de Stefan Bradl, mas “à vista desarmada” parece que o quadro, de facto, conta com algumas pequenas modificações.

A alteração da carenagem efeito-solo permite à Honda redefinir o sistema de ventilação da RC213V.

Na moto de testes usada aqui em Jerez por Stefan Bradl encontramos um conjunto de pequenas saídas sobre posicionadas, colocadas junto à trave principal do quadro, enquanto na zona inferior estão agora colocadas novas saídas para ajudar a extrair o ar quente do motor, principalmente na zona atrás do radiador.

O sistema de escape fornecido pela Akrapovic também apresenta novidades, quer ao nível da ponteira inferior, mas também na ponteira superior.

E, por fim, temos também em termos de pacote aerodinâmico um novo conjunto de apêndices fixos à roda dianteira. Outros fabricantes como Aprilia, Ducati ou KTM já usam este tipo de solução nas suas motos, mas a Honda RC213V apenas agora está a testar esta solução.

Veremos como decorre o Grande Prémio de Espanha de MotoGP para a equipa de testes da Honda, nomeadamente quais as sensações do piloto de testes Stefan Bradl ao longo do fim de semana, mais importantes do que os resultados obtidos em corrida ou nos treinos.

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