MotoGP 2024 – Andrea Dovizioso regressa para teste com a Yamaha em Misano

Andrea Dovizioso substitui o lesionado Cal Crutchlow como piloto de testes da Yamaha em MotoGP. O italiano vai testar a M1 em Misano.

andrea dovizioso

Apesar de pontualmente revelar algumas melhorias na performance, a Yamaha YZR-M1 de MotoGP continua a necessitar de um grande trabalho de desenvolvimento para voltar a ser um protótipo que permita aos pilotos da marca japonesa voltarem a sonhar com pódios e vitórias na categoria rainha. E o trabalho de desenvolvimento vai prosseguir já esta terça e quarta-feira, e com o veterano Andrea Dovizioso a juntar-se à equipa de testes da Yamaha Racing.

Estes dois dias de testes privados serão fundamentais para que a casa de Iwata consiga avaliar novas soluções para a YZR-M1. Inicialmente seria o piloto oficial de testes, Cal Crutchlow, a levar para a pista de Misano as novidades Yamaha Racing, mas o britânico ainda não está recuperado da lesão a 100%, estando a sentir dificuldades inesperadas para recuperar da operação que realizou à sua mão.

Com Crutchlow fora de ação, os responsáveis máximos pelo projeto de MotoGP da Yamaha Racing rapidamente reagiram à contrariedade, e voltaram a conseguir convencer Andrea Dovizioso a sentar-se aos comandos de um protótipo de MotoGP.

Na verdade, o antigo piloto da categoria rainha já pilotou a moto japonesa durante uma sessão de testes preliminares, realizada há poucas semanas no circuito de Mugello. Tendo verificado que Dovizioso continua a ter os ‘argumentos’ para ser uma mais-valia para a evolução da M1, a Yamaha Racing não perdeu a oportunidade de contar com a vasta experiência do italiano que volta a juntar-se à equipa de testes para dois dias de muita atividade em pista no circuito de Misano.

Em reação a esta situação de última hora, o piloto de Forli refere que “Tenho pena que o Cal ainda não esteja bem, e espero que ele recupere rapidamente. Tendo dito isto, estou feliz e entusiasmado por voltar a pilotar uma MotoGP novamente, e quero agradecer à Yamaha por esta oportunidade. Espero dar a minha contribuição para o desenvolvimento da moto”.

Também Massimo Meregalli, diretor da equipa Monster Energy Yamaha, não esconde que era importante para a equipa de desenvolvimento não ficar parada à espera da recuperação de Cal Crutchlow.

Para o diretor da equipa, “Quero dizer que todos desejamos uma rápida recuperação ao Cal e vê-lo novamente na pista com a nossa equipa de testes. Contudo, entretanto, não podemos ficar parados. Estamos, por isso, entusiasmados por confirmar que o Andrea aceitou ocupar o lugar e papel do Cal como piloto de testes da Yamaha Racing MotoGP no teste privado em Misano. O Andrea e a Yamaha têm uma ligação próxima há muitos anos. O Dovi é um piloto talentoso e preciso que também tem um entendimento claro do lado técnico do MotoGP”.

Veremos dentro de dois dias qual será a reação de Andrea Dovizioso a este teste com a Yamaha YZR-M1 em Misano.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!