MotoGP 2024 – Apresentação da Gresini Racing com Marc Márquez e Alex Márquez

Marc Márquez foi hoje oficialmente apresentado como novo piloto da Gresini Racing em MotoGP para 2024, ao lado do seu irmão Alex.

gresini racing

Conforme estava previsto e há muito anunciado, a Gresini Racing deu hoje o “tiro de partida” para o que será um período bastante intenso no que diz respeito à apresentação das novas cores das equipas que competem em MotoGP na temporada 2024.

A estrutura liderada por Nadia Padovani continua ligada à Ducati, com o fabricante de Borgo Panigale a entregar à equipa independente as Desmosedici GP23 que foram utilizadas pela equipa de fábrica e pela Prima Pramac na temporada passada.

O facto de ver os seus pilotos a competir com as motos do ano anterior não parece deixar Nadia Padovani muito preocupada, até porque a líder do projeto da Gresini Racing em MotoGP já sabe que a moto italiana continua a ser muito competitiva e poderá permitir aos seus dois pilotos espanhóis lutar pelas vitórias.

A viúva de Fausto Gresini acredita que “Será um ano maravilhoso”, relembrando, durante o seu discurso no evento de apresentação da equipa em Rimini, que “Ter um oito vezes campeão do mundo numa equipa satélite e connosco é uma loucura! Foi ele (Marc) que entrou em contacto connosco, conversei com o pessoal da minha equipa e dissemos que o Marc tem contrato com a Honda até 2024, não é certo que venha. Esperámos por ele, e quando já não tínhamos nenhuma esperança, aconteceu, e hoje estamos aqui ao lado do seu irmão Alex”, comentou Nadia, visivelmente orgulhosa de poder contar com os dois pilotos.

Leia também – MotoGP 2024: Começou a contagem decrescente

gresini racingPor entre palavras de felicidade da líder do projeto de MotoGP, entraram em cena os dois pilotos.

Alex Márquez e Marc Márquez, novamente reunidos depois de uma breve temporada em que competiram com as cores da Repsol Honda, já vestem as novas cores da Gresini Racing.

E, contrariando os muitos rumores das últimas semanas, a verdade é que a equipa satélite não apresenta nenhum patrocinador principal, nem mesmo teremos as cores da Red Bull a aparecerem em destaque nas carenagens das Ducati #73 e #93.

Alex Márquez voltou a referir-se ao momento em que assinou pela Gresini Racing para competir com a equipa em 2023.

O piloto espanhol recorda que “Cheguei aqui o ano passado num momento muito complicado da minha carreira, sem resultados. Mas acreditei neste projeto, nesta moto e na equipa. Foi uma boa temporada de uma forma geral, cometemos erros, mas poderemos encontrar as soluções. Em 2023 terminámos bem, com bons resultados. Não quero antecipar resultados para este ano, quero evoluir em relação ao ano passado. Quero ser rápido e terminar entre os primeiros. Chegará um momento na temporada em que saberei até onde posso chegar”, referiu o piloto espanhol que já venceu títulos em Moto3 e Moto2.

gresini racingPorém, o grande foco de interesse nesta apresentação da Gresini Racing do seu projeto de MotoGP para 2024 é a presença de Marc Márquez.

Aquele que conseguiu vencer oito títulos mundiais junta-se à equipa italiana de Nadia Padovani, que assim passa a poder dizer que tem um conjunto de pilotos que perfazem um total de dez títulos mundiais.

Para Marc Márquez esta temporada será uma mudança radical naquilo que até agora tinha sido a sua carreira em MotoGP. Sempre ligado à Honda, desta feita não estará numa equipa de fábrica, nem terá uma moto de fábrica.

gresini racingVai ter de se adaptar a uma Ducati que apenas pilotou no teste de Valência no final da temporada, e por isso os testes de pré-temporada que se realizam em Sepang e Losail serão fundamentais para o espanhol que pretende voltar a divertir-se a competir:

“Apenas passei um dia com ela (Ducati) e fiz 50 voltas. Senti-me bem, mas tenho curiosidade por ir para o teste da Malásia e conhecer melhor a minha equipa. Sou como um jovem que tem sapatilhas novas, e quero aprender coisas novas. Ganhei muito, mas nos últimos quatro anos sofri muito. Quero voltar a divertir-me em cima da moto, e a Gresini foi a única equipa que esperou e deu-me tempo que precisava. Será um desafio difícil, mas ótimo com a família Gresini. Quero ir aos poucos. O meu maior rival sou eu. As expectativas são muito elevadas, mas sei que tenho de trabalhar no interior da nossa box. Logicamente, vou centrar-me no Pecco e no Martin, são os melhores e tenho de muito para aprender com eles sobre como pilotar esta moto. Vencer desde o início? Não, já se viu em 2023 que não venci nenhuma corrida. Há dois anos que não ganho, por isso tenho de ir passo a passo”, referiu Marc Márquez durante a cerimónia de apresentação da equipa Gresini Racing.

Galeria de fotos da Gresini Racing para 2024

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!