A corrida Sprint de MotoGP a contar para o Grande Prémio de Aragão disputou-se na tarde deste sábado 31 de agosto. E foi mais uma vez uma demonstração do domínio absoluto que Marc Márquez (Gresini Racing) tem sobre o restante plantel da categoria rainha no Motorland Aragón, enquanto a corrida ao título volta a ter novo líder e o português Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) obtém um resultado muito positivo.
Com 11 voltas por cumprir até à bandeira de xadrez nesta corrida Sprint do GP de Aragão, vimos diversos pilotos a falharem por completo o arranque.
Entre os pilotos que falharam o arranque encontramos Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) que arrancou de 3º na grelha de partida, mas, pior ainda, foi a prestação de Aleix Espargaró (Aprilia Racing).
O veterano espanhol para além de ter afundado na classificação, falhou também a travagem para a primeira curva, foi embater na traseira da Ducati de Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46), e caiu, ficando assim fora de prova.
Por falar em quedas logo nos momentos iniciais, destaque para Johann Zarco (Castrol Honda LCR), com o francês a cair ainda na primeira volta e a não conseguir concretizar o que foi a sua melhor qualificação do ano (10º).
Quem se mostrou indiferente a tudo o que aconteceu mais atrás foi Marc Márquez. O oito vezes campeão do mundo, depois de demolir a moral dos rivais na qualificação com uma “pole” conseguida com mais de 8 décimos de vantagem para todos os outros, arrancou decidido a terminar com a ‘seca’ de vitórias em MotoGP.
Marc Márquez arrancou de forma perfeita, nunca perdeu a liderança, e sem surpresa para ninguém liderou as 11 voltas sempre a conquistar uma margem cada vez maior para os perseguidores.
Depois de mais de 1000 dias sem vencer, o piloto de Cervera finalmente regressa ao degrau mais alto do pódio, vence pela primeira vez uma corrida Sprint, obtém também a primeira vitória com a Ducati, e lança um sério aviso aos rivais de que na corrida principal do Grande Prémio de Aragão deste domingo o #93 será o principal favorito a vencer.
Sem hipóteses de acompanhar o ritmo imposto por Márquez, o vice-campeão Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) resignou-se a defender o segundo lugar, uma posição que conquistou logo no arranque, em que saiu de 4º na grelha de partida, e a partir daí foi sempre mantendo essa posição perante um aguerrido Pedro Acosta.
O “rookie” da Red Bull GasGas Tech3 ainda procurou recuperar o segundo lugar em que se tinha qualificado, mas Acosta, aos poucos, foi perdendo para Martin, e assim os três primeiros fecharam a corrida Sprint completamente isolados.
Mais atrás, tínhamos a hipótese de ver Miguel Oliveira discutir o 4º lugar. O piloto português, que fez um grande arranque nesta Sprint do GP de Aragão, rapidamente se posicionou em 6º ainda na primeira volta na perseguição a Francesco Bagnaia, que com o mau arranque estava agora atrás de Alex Márquez (Gresini Racing).
O mais novo dos irmãos Márquez viria a perder o quarto lugar para Bagnaia, mas o italiano não esteve nos seus dias de glória. Cometeu diversos erros de pilotagem, e com naturalidade foi ultrapassado por Alex Márquez e depois por Miguel Oliveira, que então subiu a 5º.
O espanhol e o português foram conseguindo escapar ao grupo perseguidor, grupo esse que para além de Bagnaia contava com a presença de Brad Binder (Red Bull KTM Factory), Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) ou ainda Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) e Raul Fernandez (Trackhouse Racing).
Alex Márquez e a sua Ducati Desmosedici GP23 foram conseguindo ser cerca de duas a três décimas mais rápido do que Miguel Oliveira e a sua Aprilia RS-GP24, e com isso o espanhol foi abrindo uma margem de segurança que o deixou a salvo de possíveis ataques do #88.
Tal como os três primeiros, também Alex Márquez e Miguel Oliveira acabaram por ficar a rodar isolados em pista, terminando a corrida Sprint de MotoGP do GP de Aragão em 4º e 5º, respetivamente.
Um resultado muito bom para Miguel Oliveira, que depois das dificuldades sentidas em rondas anteriores este fim de semana parece estar novamente em sintonia com a sua moto, sendo, tal como foi na qualificação, o melhor piloto aos comandos de uma Aprilia.
E uma performance à qual não podemos dissociar o facto de Miguel ter conseguido uma boa posição na grelha de partida, o que lhe permitiu logo no arranque subir algumas posições e ficar a salvo da confusão habitual do meio do pelotão de MotoGP.
Mais atrás destes dois pilotos assistimos a uma batalha intensa.
Bagnaia, em claras dificuldades, errou diversas vezes. Com isso foi obviamente ultrapassado por Binder, e depois de um momento mais intenso com Quartararo, em que o francês inclusivamente saiu de pista, o bicampeão viu mesmo o seu companheiro de equipa Enea Bastianini ascender a 7º.
Para piorar a situação do italiano, que estava a ver Martin em 2º a recuperar a liderança do campeonato e da corrida ao título de 2024, Fabio Quartararo, de forma totalmente surpreendente, pois tinha arrancado de 17º, não desistiu de bater em pista o atual campeão.
Revivendo alguns momentos de lutas entre ambos noutras temporadas, Quartararo viria mesmo a conseguir concretizar a ultrapassagem a Bagnaia, subindo a 8º. O italiano pensava que o pesadelo desta Sprint tinha terminado, mas Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) não estava decidido a deixar o seu amigo e parceiro da VR46 Academy levar a melhor.
Bezzecchi foi atacando o 9º lugar de Bagnaia, chegando mesmo a conseguir passar pelo compatriota na entrada para a longa reta do Motorland Aragón.
Mas na travagem para a derradeira curva da última volta, já com a bandeira de xadrez à vista, Bagnaia levou a melhor e conseguiu mesmo salvar o último ponto disponível nesta Sprint.
Refira-se ainda que o ‘Top 5’ nesta corrida ficou exclusivamente para pilotos de equipas satélite. O que não deixa de realçar o nível competitivo que atualmente se verifica na categoria rainha.
Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio de Aragão de MotoGP? Então apenas tem de clicar aqui !
Resultados da Sprint do Grande Prémio de Aragão de MotoGP
1 – Marc Márquez (Gresini Racing)
2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)
3 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3)
4 – Alex Márquez (Gresini Racing)
5 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing)
6 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)
7 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)
8 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)
9 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)
10 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46)
Classificação de MotoGP
1 – Jorge Martin – 279 pontos
2 – Francesco Bagnaia – 276 pontos
3 – Enea Bastianini – 217 pontos
4 – Marc Márquez – 204 pontos
5 – Maverick Viñales – 139 pontos
6 – Pedro Acosta – 132 pontos
7 – Brad Binder – 132 pontos
8 – Aleix Espargaró – 113 pontos
9 – Alex Márquez – 104 pontos
10 – Fabio di Giannantonio – 104 pontos
13 – Miguel Oliveira – 60 pontos
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!