Depois de um primeiro dia de Grande Prémio de Aragão de MotoGP em que vimos os pilotos a descobrir o novo asfalto do Motorland Aragón, este sábado realizaram-se as duas sessões de qualificação da categoria rainha que definiram as posições da grelha de partida para as corridas Sprint (esta tarde) e a corrida principal de domingo.
Na Qualificação 1, Brad Binder (Red Bull KTM Factory) e Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) foram os pilotos que conseguiram garantir então a passagem à Qualificação 2 da categoria rainha. Mesmo com Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) a ameaçar a posição de Acosta já nos segundos finais, os dois pilotos aos comandos da RC16 passaram à qualificação decisiva.
Já na Qualificação 2, e ao contrário do que é habitual, em que os pilotos terminam separados por diferenças mínimas, neste Grande Prémio de Aragão assistimos a uma sessão em que um piloto se destacou muito mais do que os outros, e com isso não houve grande discussão pela “pole position”.
Marc Márquez (Gresini Racing), confirmando o andamento que vimos no primeiro dia, reforçou o seu domínio em Motorland Aragón. A sua melhor volta em 1m46.766s deixou o segundo piloto mais rápido em pista, o “rookie” Pedro Acosta, a mais de 8 décimas!
Mais do que isso, Marc Márquez e a sua Ducati Desmosedici GP23 não parecem ter rival no traçado espanhol. Setor a setor do circuito, o oito vezes campeão mundial consegue ser sempre o mais rápido em pista, e, numa situação também pouco habitual, Márquez fecha a qualificação com a sua volta de “pole position” a ser a volta ideal, acumulando os melhores tempos nos quatro setores do circuito!
Será desta que o piloto de Cervera terminará com a ‘seca’ de vitórias em MotoGP?
Conforme referimos, com o #93 num patamar muito acima dos restantes, Pedro Acosta surpreendeu ao vir da Q1 e a conseguir qualificar-se com o 2º tempo. Foram mais de 8 décimas que separaram o piloto da GasGas da “pole position”, e apenas duas milésimas que lhe permitiram relegar Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) para a terceira posição.
O bicampeão de MotoGP, já no parque fechado após terminar a qualificação do GP de Aragão, revelou estar surpreendido com o que se está a passar em termos de diferença de tempos numa categoria normalmente muito competitiva e renhida.
Bagnaia garante que vai estudar os dados obtidos pela Ducati, em particular os de Marc Márquez, referindo que as trajetórias do antigo campeão de MotoGP podem ser o ‘segredo’ que lhe permite estar tão acima dos restantes.
Refira-se que nesta Q2 de Aragão vimos Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) cometer um erro logo no início da sessão. O segundo classificado do campeonato sofreu uma queda na curva 5, foi obrigado a recorrer à sua segunda moto, e depois foi um verdadeiro contrarrelógio para Martin, que viria a fechar a qualificação com o 4º tempo.
Quanto a Miguel Oliveira (Trackhouse Racing), o português começou por fazer o 8º tempo na primeira saída à pista, com um asfalto definido como estando bastante escorregadio e fácil para levar os pilotos ao erro e queda. Na segunda saída viria então a registar aquela que foi a sua melhor volta em qualificação, parando o cronómetro em 1m48.550s.
Tal como os restantes pilotos de MotoGP, um tempo longe do que conseguiu no Treino do primeiro dia do Grande Prémio de Aragão, o que confirmará as dificuldades de aderência que os pilotos estão a encontrar neste sábado no traçado espanhol.
A melhor volta de Miguel Oliveira, que foi o melhor piloto da Aprilia, foi suficiente para lhe dar o 8º lugar na grelha de partida, sendo que nos segundos finais da sessão ainda chegou a sonhar com uma posição na segunda linha, quando num último esforço conseguiu registar um tempo que lhe daria o 6º lugar, mas viria a ser relegado para duas posições abaixo.
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Resultados da Qualificação do Grande Prémio de Aragão de MotoGP
1 – Marc Márquez (Gresini Racing) – 1m46.766s
2 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) – 1m47.606s
3 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m47.608s
4 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m47.642s
5 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m47.807s
6 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) – 1m48.114s
7 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m48.492s
8 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) – 1m48.550s
9 – Raul Fernandez (Trackhouse Racing) – 1m48.923s
10 – Johann Zarco (Castrol Honda LCR) – 1m49.080s
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