Com a temporada 2024 de MotoGP cada vez mais perto de arrancar com a realização do Grande Prémio do Qatar (8 a 10 de março), entramos também num momento especial para o maior campeonato do mundo de motociclismo de velocidade.
Tudo porque este ano celebramos os 75 anos desta competição que já passou por muitas fases ao longo da sua história, e que nos deu a conhecer grandes campeões.
Por isso, e com recurso à nova página oficial dedicada à celebração do 75º aniversário do MotoGP, disponível em MotoGP.com , revisitamos os grandes campeões e as estatísticas em maior destaque desses pilotos que ajudaram a criar aquilo que hoje conhecemos como o melhor espetáculo do mundo da competição em duas rodas.
Ao longo dos 75 anos, nada menos do que 126 pilotos conseguiram conquistar, pelo menos, um título de campeão nas diversas categorias que em determinados momentos fizeram parte do campeonato.
Desse total de pilotos, 56 conseguiram ser campeões mais do que uma vez o que deixa 70 pilotos apenas com um título conquistado, alguns deles que atualmente integram a classe rainha.
Neste aspeto, o italiano Giacomo Agostini continua a ser o nome no topo da lista. O lendário piloto Agostini tem um total de 15 títulos, 8 deles conquistados na categoria rainha e outros 7 títulos conquistados na classe 350 cc.
Logo atrás encontramos outro piloto lendário, neste caso o espanhol Angel Nieto. Tem um total de 12+1” títulos conquistados divididos entre 7 campeonatos conquistados nas 125 cc e outros 6 campeonatos em 50 cc.
Ainda no pódio de pilotos com maior número de títulos conquistados encontramos um trio que certamente não será estranho aos fãs de MotoGP: Carlo Ubbiali (6 x 125 cc, 3 x 250 cc), Mike Hailwood (4 x 500 cc, 2 x 350 cc, 3 x 250 cc) e Valentino Rossi (7 x 500 cc / MotoGP, 1 x 250 cc, 1 x 125 cc).
Tendo estes números em conta, no atual plantel de MotoGP apenas um piloto poderá juntar-se a este pódio de campeões: Marc Márquez. O piloto espanhol, que em 2024 estará aos comandos de uma Ducati da Gresini Racing, conta no seu currículo com um total de 8 títulos mundiais: 6 x MotoGP, 1 x Moto2 e 1 x 125 cc.
Por curiosidade, o piloto ainda em atividade e que mais se aproxima deste pecúlio é Francesco Bagnaia. O atual campeão de MotoGP e piloto da Ducati Lenovo Team conta com três títulos: 2 x MotoGP e 1 x Moto2.
Maiores sequências de títulos consecutivos
Tal como acontece com o número máximo de títulos conquistados, também no que diz respeito a títulos conquistados de forma consecutiva, ou em sequência, a lista é liderada por Giacomo Agostini. O italiano sagrou-se campeão de forma consecutiva ao longo de sete anos de 1966 a 1972 na classe 500 cc, e também outros sete títulos consecutivos na classe 350 cc, mas entre os anos de 1968 e 1974.
Se verificarmos apenas e em exclusivo os títulos conquistados na categoria rainha, o piloto com maior número de títulos conquistados é também, sem surpresas, Giacomo Agostini, com 8 campeonatos. Valentino Rossi com 7 títulos de MotoGP / 500 cc é o segundo piloto da lista, à frente de Marc Márquez que tem 6 títulos e poderá por isso igualar o rival italiano neste ponto particular.
Na lista dos grandes campeões e pilotos com maior número de títulos na classe rainha temos Mick Doohan, com o australiano a ostentar 5 títulos, mais um do que os pilotos Mike Hailwood, John Surtees, Geoff Duke e Eddie Lawson.
Entre os campeões encontramos pilotos que apenas festejaram título na classe rainha. Desses, os que mais títulos conquistaram foram Mick Doohan com os seus 5 campeonatos, Eddie Lawson (4), Wayne Rainey (3) e Kenny Roberts (3).
Títulos consecutivos na categoria rainha
Francesco Bagnaia tornou-se no terceiro piloto da era MotoGP a conseguir sagrar-se campeão por dois (ou mais) anos seguidos. Foi campeão pela primeira vez em 2022 e no ano passado defendeu, com sucesso, o seu título de melhor piloto de MotoGP, batendo num despique até ao fim o espanhol Jorge Martin (Prima Pramac).
Os outros pilotos a conseguirem sagrar-se campeões de forma consecutiva foram Valentino Rossi que venceu de 2002 a 2005 (sendo que ganhou também em 2001, mas na categoria 500 cc), tendo repetido o feito em 2008 e 2009, enquanto Marc Márquez sagrou-se campeão de forma consecutiva em 2013 e 2014, repetindo o feito entre 2016 e 2019.
Se analisarmos as estatísticas da categoria rainha, e contando com as diferentes cilindradas, verificamos que Giacomo Agostini com 7 títulos consecutivos, conforme já referimos anteriormente, é o líder desta estatística. Dois pilotos estão em igualdade em segundo: Valentino Rossi e Mick Doohan conseguiram 5 títulos seguidos, cada um.
Já Marc Márquez e Mike Hailwood com quatro fecham o “Top 5” de pilotos com maior número de títulos consecutivos na categoria rainha.
2024 pode ser histórico para Marc Márquez
– Poderá igualar Carlo Ubbiali, Mike Hailwood e Valentino Rossi com um total de 9 títulos
– Poderá igualar Valentino Rossi como segundo piloto com mais títulos na categoria rainha
– Poderá tornar-se no primeiro piloto de uma equipa independente a conquistar o título na era MotoGP
– Poderá juntar-se a Valentino Rossi e Casey Stoner como um piloto a conseguir vencer títulos competindo por mais do que um fabricante
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para os resultados e performances do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!