MotoGP 2024 – As estatísticas e números do Grande Prémio de Portugal

O MotoGP está de regresso com o Grande Prémio de Portugal. Aqui ficam as estatísticas e números da ronda portuguesa.

motogp

De 22 a 24 de março os melhores pilotos do mundo do motociclismo de velocidade regressam ao Autódromo Internacional do Algarve para o Grande Prémio de Portugal de MotoGP 2024. Será um fim de semana verdadeiramente alucinante e épico para os milhares de fãs que vão preencher as bancadas do circuito algarvio.

E para que o caro leitor seja capaz de seguir toda a ação do Grande Prémio de Portugal com acesso aos dados mais interessantes, publicamos de seguida as estatísticas e números em destaque desta ronda portuguesa.

Incluindo o Grande Prémio do Algarve disputado em 2021, esta será a 19ª vez que teremos um Grande Prémio de MotoGP em Portugal. A primeira vez que este GP foi disputado em solo nacional foi em 2000. Mas as duas primeiras edições foram realizadas em Espanha, mais especificamente nos circuitos de Jarama (1987) e Jerez (1988).

Depois, o Grande Prémio de Portugal realizou-se no circuito do Estoril a partir de 2000, permanecendo como uma ronda fixa do calendário de MotoGP até 2012.

Em 2020 o mundial regressou, mas agora no Autódromo Internacional do Algarve (AIA). O traçado algarvio tornou-se no 72º circuito diferente a acolher as corridas do Mundial de Velocidade, e este ano de 2024 será palco de corridas pela sexta vez, incluindo as que ali se realizaram enquanto GP do Algarve em 2021.

Leia também – MotoGP 2024: Horários completos do Grande Prémio de Portugal

motogpPilotos com mais vitórias no AIA

– Pedro Acosta: 3 vitórias (1x Moto2; 2x Moto3)

– Francesco Bagnaia: 2 vitórias (2x MotoGP)

– Fabio Quartararo: 2 vitórias (2x MotoGP)

– Raul Fernandez: 2 vitórias (1x Moto2; 1x Moto3)

– Remy Gardner: 2 vitórias (2x Moto2)

Fabricantes em MotoGP no AIA

– Mais vitórias: Yamaha e Ducati com duas vitórias

– Fabio Quartararo venceu em 2021 e 2022 o Grande Prémio de Portugal, sendo que em 2021 a vitória aconteceu partindo da “pole position”

– Francesco Bagnaia venceu o Grande Prémio do Algarve em 2021 partindo da “pole position”, e venceu o Grande Prémio de Portugal em 2023

– KTM: Miguel Oliveira deu à KTM a primeira vitória de sempre de uma MotoGP no AIA

– Aprilia: Maverick Viñales conseguiu o 2º lugar em 2023

– Honda: A marca japonesa é a única a não ter um pódio no GP de Portugal no AIA

O que acontece se…

– 882: Se Marc Márquez vencer o GP de Portugal, passam 882 dias desde a última vitória no GP da Emilia Romana em 2021

– 62: Se pelo menos um piloto Ducati qualificar entre os três primeiros, será a 62ª corrida consecutiva com uma Ducati na primeira linha da grelha de partida

– 48: A Ducati está numa sequência de 47 corridas de Grande Prémio com pelo menos um piloto no pódio. Se conseguir terminar com um piloto no pódio, o recorde passa para 48

– 19: Pedro Acosta terá 19 anos e 304 dias de idade. Se vencer o Grande Prémio de Portugal, vai tornar-se no piloto mais jovem de sempre a conseguir vencer em MotoGP, batendo Marc Márquez (20 anos e 63 dias). Se terminar no pódio, Acosta torna-se no terceiro mais jovem de sempre a conseguir, atrás de Randy Mamola e Eduardo Salatino

– 6: Há seis pilotos que podem conseguir a primeira vitória em MotoGP: Alex Marquez, Raul Fernandez, Luca Marini, Takaaki Nakagami, Augusto Fernandez e o “rookie” Pedro Acosta

– 3: Se Quartararo conseguir vencer novamente, será a primeira vez que o piloto francês consegue mais do que duas vitórias no mesmo circuito

– 3: Se Jack Miller, Alex Rins ou Maverick Viñales conseguirem vencer este fim de semana, serão o primeiro piloto a conseguir vencer com motos de três fabricantes diferentes em MotoGP

motogpEstatísticas pré-Grande Prémio de Portugal

– #1 Francesco Bagnaia: tem três pódios e duas vitórias. Foi aqui que venceu a primeira corrida Sprint da história do MotoGP. Em 2022 qualificou-se em 25º, depois de uma queda, no que é a sua pior qualificação de sempre

– #5 Johann Zarco: conseguiu a “pole position” em 2022, tornando-se no segundo piloto francês com mais “pole positions” na categoria rainha, atrás de Fabio Quartararo. Terminou em 2º nesse ano, no que é o seu único pódio neste circuito até ao momento

– #10 Luca Marini: terminou em 12º nas suas primeiras três corridas aqui disputadas em MotoGP, e caiu quando estava em 10º em 2023

– #12 Maverick Viñales: tem um pódio quando terminou em 2º em 2023, no que é o melhor resultado da Aprilia neste circuito

– #20 Fabio Quartararo: venceu por duas vezes neste circuito, e das duas vezes assumiu a liderança do campeonato

– #21 Franco Morbidelli: foi 3º classificado no GP de Portugal em 2020

– #23 Enea Bastianini: o seu melhor resultado é o 9º lugar nas duas corridas aqui realizadas em 2021, enquanto piloto “rookie”

– #25 Raul Fernandez: falhou a corrida depois de lesionar a mão na qualificação em 2022. E em 2023 caiu quando estava em 13º na 24ª volta. Contudo, tem já duas vitórias no circuito

– #30 Takaaki Nakagami: foi o melhor piloto Honda em 2020 com um 5º lugar, o seu melhor resultado neste circuito

– #31 Pedro Acosta: tem três vitórias em quatro visitas ao AIA, todas em Moto3 e Moto2, sendo por isso o piloto com mais vitórias neste circuito

– #33 Brad Binder: em 2021 terminou em 5º, no que é o seu melhor resultado no AIA. Em 2023 terminou em 6º, sendo então o melhor piloto KTM

– #36 Joan Mir: tem dois pódios, e em 2022 qualificou-se em 2º, no que é a sua melhor qualificação de sempre em MotoGP. Em 2023 terminou em 11º na estreia com a Honda depois de cumprir uma “long lap” e uma colisão com Quartararo na Sprint

– #37 Augusto Fernandez: nunca conseguiu melhor do que 5º, e na sua primeira corrida de MotoGP disputada no AIA foi 13º

– #41 Aleix Espargaró: tem um pódio com 3º lugar, no que foi o seu segundo pódio em 2022 depois da vitória (a primeira da carreira) no GP da Argentina

– #42 Alex Rins: qualificou em 2º em 2021. Em 2022 começou em 23º, mas ainda na primeira volta estava em 10º. Viria a terminar em 4º e na altura empatou com o líder do campeonato Fabio Quartararo na classificação de pilotos. Em 2023 terminou a sua primeira corrida com a Honda em 10º, sendo também o melhor piloto da marca

– #43 Jack Miller: tem dois pódios no AIA. Qualificou-se sempre entre os cinco primeiros

– #49 Fabio di Giannantonio: nunca conseguiu melhor do que 11º (Moto2). Abandonou nas duas corridas de MotoGP aqui disputadas

– #72 Marco Bezzecchi: terminou em 3º em 2023, no que foi o seu segundo pódio em MotoGP

– #73 Alex Márquez: foi 4º em 2021, no que também é o melhor resultado da Honda em corridas de Grande Prémio

– #88 Miguel Oliveira: qualificou-se na “pole position” em 2020, tornando-se no primeiro português a conseguir isso. Liderou todas as voltas, registou a volta mais rápida e venceu, no que foi a sua segunda vitória em MotoGP, tornando-se no primeiro português a vencer em solo caseiro. Em 2022 foi o melhor piloto KTM em 5º, no que foi a outra única vez em que somou pontos. Em 2023 qualificou em 4º como melhor Aprilia, mas abandonou a corrida depois do incidente com Marc Márquez

– #89 Jorge Martin: caiu na curva 7 em 2021 e sofreu diversas fraturas. Não competiu nesse GP e falhou as três rondas seguintes. Foi 7º em 2021 no Grande Prémio do Algarve de MotoGP, a única vez que somou pontos no circuito

– #93 Marc Márquez: fez o seu regresso (primeiro) no Grande Prémio de Portugal em 2021, 265 dias após a lesão sofrida em Jerez. Falhou o GP do Algarve em 2021 depois de sofrer uma lesão em treinos antes do GP. Em 2022 terminou em 6º. Em 2023 qualificou na “pole position”, mas na corrida de GP caiu (com Oliveira e Martin)

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!