Foi o que se pode chamar de sábado perfeito para Jorge Martin (Prima Pramac Ducati). O espanhol e líder da classificação da categoria rainha entrou no Grande Prémio da Austrália decidido a inverter a tendência das últimas rondas, em que perdeu pontos para Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), e na qualificação e corrida Sprint de 13 voltas ao circuito de Phillip Island o espanhol fez isso mesmo.
Se na Qualificação ficou muito perto de bater o recorde absoluto do circuito australiano ao parar o cronómetro em 1m27.296s, o que lhe deu a 7ª “pole position” da temporada 2024 de MotoGP, na corrida Sprint foi Jorge Martin que mostrou a todo o plantel da categoria rainha que neste Grande Prémio da Austrália está, pelo menos até agora, num patamar acima dos restantes.
Partindo então da primeira posição da grelha de partida, o ‘Martinator’ fez um arranque perfeito e conservou a liderança na chegada à sempre rápida primeira curva de Phillip Island. Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) e Francesco Bagnaia estavam logo atrás, sendo de realçar que o bicampeão de MotoGP conseguiu um arranque muito bom, ele que na qualificação não foi além do 5º tempo.
Ao contrário de Marc Márquez (Gresini Racing). O veterano espanhol não fez um bom arranque e logo nos primeiros momentos desceu de 2º na grelha de partida para a 8ª posição. Teria então de fazer uma daquelas suas recuperações, e logo num traçado como é o de Phillip Island.
Marc Márquez eventualmente conseguiu ascender na classificação, posicionando-se perto do pódio, mais precisamente em 4º.
Quem não pareceu estar decidido a dar hipóteses aos seus rivais mais diretos em pista foi Jorge Martin. Impondo um ritmo forte e consistente nas primeiras voltas, o espanhol ganhou uma vantagem de um segundo sobre Bezzecchi que continuava a defender-se de Francesco Bagnaia.
O italiano conseguiria mesmo passar por Bezzecchi à quarta volta, sendo que o piloto da equipa de Valentino Rossi acabou por ficar sob pressão de Marc Márquez, eles que competem com motos iguais, as Desmosedici GP23. O espanhol oito vezes campeão do Mundo conseguiu também passar pelo italiano que assim foi demovido para 4º.
Com Martin isolado na liderança, o interesse nesta corrida Sprint de MotoGP a contar para o Grande Prémio da Austrália passou a centrar-se nas posições de pódio seguintes.
Francesco Bagnaia viu a sua margem para Marc Márquez reduzir a cada setor. Até que o espanhol atacou o segundo lugar do italiano na 8ª volta, conseguindo então subir mais uma posição nesta que foi mais uma Sprint em recuperação para Márquez. Bagnaia, por sua vez, não estava com o ritmo suficiente para acompanhar o piloto da Gresini Racing, e acabaria mesmo por ser ultrapassado pelo seu companheiro de equipa Enea Bastianini.
Para o bicampeão de MotoGP esta era a pior coisa que lhe podia acontecer tendo em conta a luta pelo título, pois dois pilotos conseguiram roubar-lhe posições em pista e… pontos para o campeonato!
As posições dos quatro primeiros não se voltariam a alterar, com Jorge Martin a vencer a Sprint australiana na frente de Marc Márquez e com Enea Bastianini a ser terceiro. Isto significa que, com Bagnaia em quarto, o líder do campeonato vê a sua vantagem pontual subir de 10 para 16 pontos.
Veremos o que acontece na corrida principal, a que mais pontos dá, do Grande Prémio da Austrália.
Mais atrás a corrida Sprint não foi desinteressante, com boas batalhas por posição e diversos incidentes e acidentes.
O acidente mais polémico envolveu Maverick Viñales (Aprilia Racing) e Marco Bezzecchi. O italiano foi, como referimos, perdendo posições até ficar envolvido numa luta a dois com o espanhol da equipa de fábrica da Aprilia. As posições foram trocando entre ambos, até que na penúltima volta, já depois de Bezzecchi ter passado por Viñales antes da reta de Phillip Island, o espanhol aproveita o ‘cone de ar’ para passar pelo italiano.
A ultrapassagem é consumada antes da chegada à primeira curva do circuito, uma direita extremamente rápida. E foi precisamente na entrada para essa curva que o acidente se deu.
Viñales posiciona-se para fazer a curva e de repente Bezzecchi acaba por embater na traseira da Aprilia do espanhol. Um momento que teve tanto de espetacular como de verdadeiramente assustador, até porque Bezzecchi ficou imóvel durante alguns momentos na gravilha da escapatória.
Felizmente, nenhum dos pilotos parece ter sofrido fraturas ou lesões graves, de acordo com as suas equipas. Bezzecchi foi levado para o hospital para mais exames, mas estará tudo bem com o italiano. Viñales está bastante magoado nas mãos.
Sobre o acidente, o Painel de Comissários de MotoGP ainda não divulgou qualquer decisão sobre possível penalização a Marco Bezzecchi. Sabemos apenas que o momento está sob investigação, que Viñales já deu a sua opinião aos Comissários, e que em breve devemos ter alguma novidade sobre possível penalização, quando Bezzecchi regressar do hospital.
Sobre este assunto, destaque para um comentário do ‘Rei’ de Phillip Island: Casey Stoner. O antigo piloto australiano de MotoGP e campeão, vencedor por diversas vezes de corridas em Phillip Island, tem sido um advogado defensor da causa ‘anti-aerodinâmica’.
Stoner já criticou (para além da eletrónica) diversas vezes as asas e outros apêndices aerodinâmicos que existem nos atuais protótipos, classificando-os até de perigosos por causa dos efeitos que criam em termos de arrasto aerodinâmico, e desta vez, numa publicação do MotoGP no Instagram com o vídeo do acidente, Stoner volta ao ‘ataque’, pedindo que acabem com as asas e apêndices pois, na sua opinião, este acidente é precisamente provocado porque Marco Bezzecchi vai contra a moto do espanhol porque é ‘sugado’ pelo arrasto muito forte criado pela Aprilia RS-GP24 de Maverick Viñales.
Foi precisamente isso que Marco Bezzecchi referiu, de acordo com Maverick Viñales, quando se tentou explicar na conversa que ambos já tiveram, sendo que o espanhol revela estar ‘tranquilo’ na sua relação com o italiano, mas pede uma penalização exemplar.
Nesta Sprint de MotoGP destaque ainda para Raul Fernandez (Trackhouse Racing), que depois de ter conseguido passar à Q2 vindo da Q1, consegue posicionar a sua Aprilia entre os sete melhores classificados (6º), sendo que nessas sete primeiras posições, seis são motos da Ducati, o que revela bem o domínio da casa de Borgo Panigale.
Este foi mesmo o melhor resultado de Raul Fernandez numa corrida Sprint.
Nesta corrida Sprint destaque também para o incidente que envolveu Jack Miller (Red Bull KTM Factory) e uma gaivota. O australiano já tinha tido um encontro imediato com um coelho durante a Q1, um embate que deixou a sua KTM RC16 parcialmente destruída.
Depois, logo no arranque, Miller voltou a ser alvo de um encontro imediato com a fauna local de Phillip Island, desta vez com uma gaivota.
A gaivota destruiu parte da frente da moto do piloto australiano, ficou ali alojada entre a admissão e a manete de travão, e tornou a corrida de Miller ainda mais complicada. E pior ficou quando sofreu uma queda que o deixou fora de ação à 8ª volta.
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Resultados da Corrida Sprint de MotoGP
1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)
2 – Marc Márquez (Gresini Racing)
3 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)
4 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)
5 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati)
6 – Raul Fernandez (Trackhouse Racing)
7 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46)
8 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)
9 – Augusto Fernandez (Red Bull GasGas Tech3)
10 – Luca Marini (Repsol Honda)
Classificação de MotoGP
1 – Jorge Martin – 404 pontos
2 – Francesco Bagnaia – 388 pontos
3 – Marc Márquez – 320 pontos
4 – Enea Bastianini – 320 pontos
5 – Brad Binder – 183 pontos
6 – Pedro Acosta – 181 pontos
7 – Maverick Viñales – 163 pontos
8 – Franco Morbidelli – 141 pontos
9 – Fabio di Giannantonio – 137 pontos
10 – Aleix Espargaró – 136 pontos
14 – Miguel Oliveira – 71 pontos
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