MotoGP 2024 Catalunha – Miguel Oliveira 10º na vitória da ‘fénix’ Francesco Bagnaia

Na corrida do Grande Prémio da Catalunha de MotoGP o português Miguel Oliveira foi 10º e um renascido Francesco Bagnaia venceu.

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Está terminada a sexta ronda da temporada 2024 de MotoGP. A corrida principal do Grande Prémio da Catalunha da categoria rainha seria sempre uma missão muito complicada para todos os pilotos, missão que se tornou ainda mais difícil pois o asfalto do circuito Barcelona-Catalunha estava quase nos 50 graus Celsius, o que tornava imperial fazer uma boa escolha de pneus.

Para a grande maioria dos pilotos de MotoGP a opção de pneus slick Michelin recaiu numa combinação de médio / médio, embora alguns pilotos mais destemidos arriscaram no composto macio para a jante traseira da sua moto, tentando aproveitar a maior aderência desse pneu para fazer a diferença para os demais nos momentos iniciais da corrida de 24 voltas.

Assim que os semáforos apagaram dando início ao Grande Prémio da Catalunha de MotoGP, o homem da ‘pole position’, Aleix Espargaró (Aprilia Racing), voltou a falhar nesse momento fulcral e deixou-se ultrapassar por diversos pilotos. Mais uma vez foi Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) a ser o mais forte no arranque assumindo a liderança, ele que, tal como uma Fénix, desejava ‘renascer’ nesta corrida de domingo depois da desilusão provocada pelo abandono na Sprint de ontem.

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Atrás do bicampeão em título posicionavam-se muitos dos pilotos em destaque neste fim de semana na Catalunha.

Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) liderava a perseguição a Bagnaia, com Brad Binder (Red Bull KTM Factory) a tentar conter os ímpetos do líder do mundial, Jorge Martin (Prima Pramac Ducati). ‘Martinator’ não precisou de muito para passar pelo sul-africano da KTM, que assim que viu Martin subir a 3º não mais conseguiu recuperar posições e viria a fazer uma corrida a tentar conter os danos.

Para Miguel Oliveira (Trackhouse Racing), o momento do arranque desta feita não foi tão positivo como aconteceu no sábado na Sprint. O português até nem fez um mau arranque, mas na chegada à curva 1 do traçado catalão posicionou a Aprilia RS-GP24 #88 numa posição que não lhe permitiu ascender de forma tão vincada na classificação.

Assim, Miguel Oliveira, que tinha começado de 15º na grelha de partida, desta vez subiu a 14º na primeira volta, passando de imediato ao ataque a Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), que estava então em 13º. O português da Trackhouse Racing conseguiu, por momentos, subir a 13º, mas o campeão de MotoGP em 2021 voltou a recuperar a posição.

A batalha luso-francesa ainda não tinha terminado, e antes mesmo do final da segunda volta já tínhamos Miguel Oliveira novamente em 13º relegando Quartararo para 14º.

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Na frente da corrida começavam a formar-se algumas duplas. Francesco Bagnaia e Pedro Acosta, Jorge Martin e Brad Binder, e um pouco mais atrás tínhamos Raul Fernandez (Trackhouse Racing) a batalhar e a levar a melhor sobre Aleix Espargaró.

À terceira volta foi Jack Miller (Red Bull KTM Factory) a ter a ‘honra’ de ser o primeiro piloto a cair nesta corrida de Grande Prémio da Catalunha, permitindo a diversos pilotos, incluindo Miguel Oliveira, subirem uma posição, com o português a passar a rodar em 12º.

Entretanto, e depois de deixar Binder sozinho à mercê dos ataques de Aleix Espargaró e Raul Fernandez, era Jorge Martin que estava num ritmo infernal. O espanhol da Prima Pramac Ducati, hoje a competir com a sua moto com decoração especial, conseguiu inicialmente passar por Pedro Acosta e num segundo momento de ataque passou mesmo por Francesco Bagnaia tornando-se assim no novo líder.

O “rookie” Acosta e a sua GasGas não queriam ficar com papel secundário nesta batalha pela vitória na Catalunha, e o jovem espanhol conseguiu mesmo destronar Francesco Bagnaia da segunda posição, num momento em que o italiano da equipa de fábrica da Ducati parecia estar em dificuldades.

Martin e Acosta começaram então a escapar na frente da corrida, com Bagnaia a ficar isolado em 3º.

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Na 11ª volta, e com os principais pilotos a discutirem de forma intensa as travagens, mas sem realmente se verificarem ultrapassagens, era a vez de Brad Binder sofrer e não conseguir responder ao ataque de Aleix Espargaró que travou de forma perfeita na entrada para a curva 1.

Nesse momento Raul Fernandez, a fazer aquela que era a sua melhor corrida até então, também aproveitou para subir a 5º por troca com Binder, que assim perdeu de uma só vez duas posições.

Nessa mesma volta a história da discussão pela vitória sofreu uma reviravolta.

Pedro Acosta, sempre a tentar procurar forma de pressionar Jorge Martin, não evita levar longe demais o seu esforço. Na curva 10, uma zona sempre perigosa para os pilotos de MotoGP, e ainda mais nestas condições de temperatura, o espanhol não conseguiu evitar perder a frente da sua GasGas e viu o seu esforço terminar na gravilha.

Pedro Acosta viria a regressar à pista, e no final conseguiu mesmo cruzar a meta em 14º, que viria a ser 13º devido a penalização de Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team).

Jorge Martin estava então isolado na liderança, Francesco Bagnaia isolado em 2º a pouco mais de um segundo do rival espanhol, e Aleix Espargaró, no seu último Grande Prémio da Catalunha da carreira, sonhava com nova subida ao pódio, mas sempre com Raul Fernandez colado à traseira da sua moto.

Mais atrás, e com a queda de Acosta, já estava Miguel Oliveira em 11º, sendo que nesse momento Enea Bastianini sofre a primeira penalização de ‘volta longa’ por atalhar nas curvas 1 e 2 quando discutia posição com Alex Márquez (Gresini Racing). O italiano não cumpriu a penalização dentro das três voltas previstas no regulamento, sofreu uma segunda ‘volta longa’. Viria a cumprir uma delas, permitindo a Miguel Oliveira subir a 10º.

Não cumpriu a segunda antes da bandeira de xadrez, pelo que depois foi penalizado com acrescento de 30 segundos ao seu tempo final. Bastianini viria então a aparecer muito atrasado na classificação oficial do GP da Catalunha.

Miguel Oliveira subiu então mais uma posição (9º) por queda de Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati).

Na frente da corrida, Jorge Martin parecia ter a situação controlada. Porém, Francesco Bagnaia, com pneu macio na jante traseira da sua Ducati, iniciava então uma recuperação assinalável, e em poucas voltas estava novamente em ‘cima’ do espanhol da equipa satélite da casa de Borgo Panigale.

Martin estava então em dificuldades óbvias, enquanto Bagnaia parecia estar completamente à vontade. O italiano não demorou muito para concretizar a ultrapassagem e recuperar assim a liderança desta corrida de MotoGP. A partir desse momento, que aconteceu à 19ª volta, ‘Pecco’ continuou a ganhar tempo a Martin, e na passagem pela bandeira de xadrez a diferença entre ambos foi de mais de 1,7 segundos.

Uma vitória da ‘fénix’ renascida Francesco Bagnaia, que recuperou da queda na Sprint, recuperou o segundo lugar na classificação de pilotos, e bateu em luta direta Jorge Martin, tal como tinha feito em Jerez com Marc Márquez (Gresini Racing).

E por falar em Marc Márquez, o espanhol vindo de 14º na grelha de partida, desta vez demorou significativamente mais até chegar à discussão pelos lugares de pódio. Também optou por pneu traseiro macio, uma escolha que dificultou um pouco a sua ascensão, mas que ainda assim não impediu o oito vezes campeão do mundo de inicialmente passar por Raul Fernandez, subindo a 4º, e depois atacar o 3º lugar de Aleix Espargaró.

Marc Márquez foi pressionando, ao seu estilo, e Aleix Espargaró dificultou como conseguiu a vida ao compatriota da Gresini Racing.

No início da 21ª volta Márquez consegue mesmo concretizar a ultrapassagem a Aleix, e daí até final o piloto da Aprilia Racing não conseguiu encontrar argumentos para recuperar essa derradeira posição do pódio no Grande Prémio da Catalunha, contentando-se com o 4º lugar.

Atrás destes dois espanhóis, Raul Fernandez foi impotente para conseguir conter o ataque final de Fabio di Giannantonio, perdendo nos últimos momentos da corrida o 5º lugar para o italiano da Pertamina Enduro VR46. Ainda assim, um grande (o seu melhor) resultado para o espanhol da Trackhouse Racing em MotoGP em 2024 e o segundo melhor da sua carreira na categoria depois do 5° lugar em Valência.

Mais atrás, e regressando à corrida do português Miguel Oliveira, o #88 estava em 9º antes de ser ultrapassado por Enea Bastianini que, entretanto, tinha cumprido uma das duas ‘voltas longas’ de penalização.

O italiano, como já referimos, não cumpriu a segunda. Miguel Oliveira estava por isso em pista a rodar em 10º na última volta, posição essa que viria a perder para Fabio Quartararo e a sua Yamaha M1, cruzando a meta em 11º.

Mas a penalização de Bastianini, e que foi imposta após o fim da corrida, viria a permitir a Miguel Oliveira fechar este fim de semana de Grande Prémio da Catalunha com um 10º lugar, somando importantes pontos para a sua conta pessoal no campeonato nesta temporada 2024 de MotoGP.

Resultados da corrida de MotoGP do Grande Prémio da Catalunha

1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

3 – Marc Márquez (Gresini Racing)

4 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)

5 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46)

6 – Raul Fernandez (Trackhouse Racing)

7 – Alex Márquez (Gresini Racing)

8 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)

9 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)

10 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing)

Classificação de MotoGP após GP da Catalunha

1 – Jorge Martin – 155 pontos

2 – Francesco Bagnaia – 116 pontos

3 – Marc Márquez – 114 pontos

4 – Enea Bastianini – 94 pontos

5 – Maverick Viñales – 87 pontos

6 – Pedro Acosta – 83 pontos

7 – Aleix Espargaró – 76 pontos

8 – Brad Binder – 75 pontos

9 – Fabio di Giannantonio – 62 pontos

10 – Marco Bezzecchi – 42 pontos

13 – Miguel Oliveira – 29 pontos

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