Foi, como se esperava, uma qualificação a contar para o Grande Prémio da Catalunha disputada até ao fim, e neste caso falamos da Qualificação 1 onde marcou presença Miguel Oliveira, com o piloto da Trackhouse Racing a querer claramente passar a eliminatória e chegar à Qualificação 2 de MotoGP.
Numa Q1 onde marcaram presença alguns pilotos que costumam estar na Q2, o que logo à partida deixava Miguel Oliveira sob pressão para conseguir ser um dos dois primeiros classificados, a verdade é que o piloto português esteve em bom plano e chegou mesmo a ocupar uma das duas primeiras posições a poucos momentos da bandeira de xadrez que deu por terminada a Q1.
Na primeira saída vimos Miguel Oliveira levar a sua Aprilia RS-GP24 #88 equipada com pneus médio / macio da Michelin até ao 4º lugar, numa altura em que Marc Márquez (Gresini Racing) tinha então o melhor tempo e o seu irmão Alex colocava outra moto da Gresini Racing na frente da Aprilia RS-GP23 de Raul Fernandez que conseguia ser mais rápido que o Miguel Oliveira.
A cerca de 2m30s do fim da Q1 de MotoGP a contar para o Grande Prémio da Catalunha, e com Raul Fernandez a fazer o melhor tempo, Miguel Oliveira, então com pneu novo macio na jante traseira da sua Aprilia, parte para uma segunda saída ao ataque, e nesse primeiro ataque ao cronómetro acabaria por se posicionar em 2º atrás do espanhol da Trackhouse Racing cortesia de uma volta em 1m38.551s.
O seu tempo viria a ser batido por Marc Márquez e assim o piloto português desceu a 3º a poucos segundos do fim da sessão, sendo que o italiano Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46), com uma nova volta em ritmo de recorde absoluto de MotoGP, consegue o melhor tempo da Q1 com 1m38.208s.
Já com todos os pilotos a abrandar o ritmo, Miguel Oliveira viria ainda a descer mais uma posição cortesia de um derradeiro esforço de Alex Márquez que, no entanto, apenas lhe deu o 3º lugar na Q1. Sendo assim, temos o português em 5º na primeira qualificação o que significa que vai arrancar de 15º para as corridas do Grande Prémio da Catalunha.
Passaram à Q2 de MotoGP os pilotos Fabio di Giannantonio e Raul Fernandez.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!