Foi hoje divulgado um comunicado por parte da Dorna Sports, Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e pela Associação Internacional de Equipas (IRTA), que dá conta de algo que há muito se suspeitava que viria a acontecer: o cancelamento do Grande Prémio do Cazaquistão de MotoGP.
Após as calamidades que aconteceram naquele País, o GP do Cazaquistão foi inicialmente adiado para uma data mais avançada na temporada 2024 de MotoGP. Com as entidades oficiais cazaques a colocarem os seus esforços na recuperação da região afetadas pelas cheias e tempestades, o novo circuito Sokol International ficou em “stand-by”.
Com as obras de conclusão do circuito por terminar, e sem ser possível completar o obrigatório processo de homologação da FIM para que ali se possa realizar um Grande Prémio de MotoGP, para além das evidentes dificuldades logísticas que já foram assumidas pela Dorna Sports há algum tempo, as diversas entidades e organização do campeonato do Mundo optaram por cancelar o evento deste ano e passar para uma solução de substituição.
Neste caso a solução foi realizar um segundo evento no circuito Misano World Circuit Marco Simoncelli.
Desta forma, o traçado italiano vai acolher o Grande Prémio de São Marino de 6 a 8 de setembro, seguindo imediatamente pelo Grande Prémio da Emília-Romanha que de vai disputar de 20 a 22 de setembro.
Desta forma não se confirmam os rumores de que o GP do Cazaquistão seria substituído por uma segunda ronda no Qatar, e por outro lado a Dorna Sports, a FIM e a IRTA conseguem manter o calendário 2024 de MotoGP com um total de 20 rondas.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!