MotoGP 2024 – Ducati Corse confirma Fermin Aldeguer na próxima temporada

O jovem espanhol vai dar o salto das Moto2 para MotoGP em 2025. Fermin Aldeguer vai ser piloto Ducati Corse. Falta saber em qual equipa.

O que eram rumores de pré-temporada, passaram hoje a confirmação oficial. Tudo porque a Ducati Corse divulgou um comunicado onde confirma a passagem do piloto Fermin Aldeguer das Moto2 para MotoGP com a marca italiana.

Com 18 anos de idade e natural de La Ñora, Murcia, Fermin Aldeguer é cotado como um dos grandes talentos na categoria intermédia do mundial, e muitos esperavam que fosse o próximo talento a subir à categoria rainha.

A Ducati Corse já estava de “olho” no jovem espanhol que está entre os principais favoritos ao título nas Moto2 este ano de 2024, e a marca italiana não deixou passar a oportunidade de garantir desde já a contratação de Fermin Aldeguer antes que outros fabricantes pudessem sequer sonhar em negociar um contrato com o piloto.

O contrato será válido inicialmente por dois anos, sendo que existe a opção de prolongar o contrato por mais dois anos. Assim, eventualmente poderemos vir a ter Fermin Aldeguer como piloto Ducati até final de 2028.

Assim, e quando estamos a poucos dias do arranque do Grande Prémio de Portugal – clique aqui para ver o Guia Completo do evento e horários –, o plantel de MotoGP para a temporada 2025 fica a conhecer mais uma peça do puzzle. Recordamos que, mesmo com a renovação de contrato de Francesco Bagnaia, nada menos do que 18 pilotos de MotoGP estarão a negociar novos contratos para a temporada 2025 e seguintes, pelo que a chegada de Aldeguer à classe maior do mundial coloca ainda mais pressão sobre os pilotos que têm de negociar novo contrato.

fermin aldeguerCertamente que a contribuir para esta contratação rápida por parte da Ducati Corse esteve o facto de que, mesmo tendo perdido o título em 2023 das Moto2 para Pedro Acosta, Fermin Aldeguer conseguiu uma sequência de quatro vitórias nos últimos cinco Grandes Prémios disputados na temporada passada.

Mesmo sem sabermos ainda qual será a equipa Ducati que vai receber o jovem espanhol a partir de 2025 em MotoGP, a hipótese mais forte para passar a ser a “casa” de Fermin Aldeguer é a Prima Pramac. O diretor desportivo Gino Borsoi, em entrevista recente, deixou claramente a ideia de que Jorge Martin estará de saída da Prima Pramac no final da atual temporada.

Não se sabe para onde irá Martin, mas o vice-campeão é atualmente um dos pilotos mais desejados de MotoGP, e como a Prima Pramac, mesmo tendo o apoio total da fábrica – competem com as motos Ducati na especificação mais recente – é vista “apenas” como uma equipa de apoio, não fará sentido continuar a ter ‘Martinator’ nesta equipa satélite quando pode ser piloto de equipa de fábrica (seja na Ducati ou noutro fabricante).

Por isso, e se acreditarmos nas palavras de Gino Borsoi de que Jorge Martin está de saída, tudo leva a crer que Fermin Aldeguer será a Prima Pramac Ducati, o que deixaria o jovem “rookie” aos comandos de uma Desmosedici GP25, caso esta possibilidade se confirme.

Sem revelar mais detalhes, nomeadamente qual a equipa que vai ficar com os seus serviços, Fermin Aldeguer não esconde a felicidade por poder ver o seu futuro desde já definido, e promete agora muito trabalho para garantir que passa a MotoGP com o título de Moto2:

“Estou extasiado por ter esta oportunidade. Graças à Ducati vou realizar este sonho que persigo desde a minha infância. Chegou o momento para dar o grande salto e competir com os melhores pilotos do mundo, e, mais ainda, vou fazer aos comandos da melhor moto da grelha de partida. Quero agradecer à Ducati e, especialmente, ao Gigi Dall’Igna pela fé em mim desde início das negociações. Estendo a minha gratidão também ao Luca Boscoscuro por tudo o que partilhámos e pelo que ainda temos pela frente este ano. Agora que eu sei o que o futuro reserva para mim, é o momento para me focar unicamente nesta temporada, onde enfrento um desafio significativo em Moto2. Vou dar tudo para deixar esta categoria de cabeça levantada, almejando aos melhores resultados possíveis antes de embarcar na nova aventura em MotoGP”.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!