MotoGP 2024 – Ducati renova com Francesco Bagnaia até 2026

O bicampeão do mundo de MotoGP vai permanecer na Ducati até 2026. Francesco Bagnaia renovou com a marca italiana por dois anos.

francesco bagnaia

Conforme se esperava, e evitando assim que o seu principal piloto em MotoGP pudesse ser tentado a trocar a marca de Borgo Panigale por um fabricante rival, a Ducati Corse anunciou esta segunda-feira 4 de março a renovação por dois anos com o atual bicampeão de MotoGP, Francesco Bagnaia.

O ainda jovem, mas já titulado piloto italiano, vai então permanecer vestido com o “rosso” Ducati até final de 2026, prolongando assim uma parceria que se tornou bastante lucrativa para ambas as partes.

A poucos dias do início da temporada 2024 de MotoGP, com o Grande Prémio do Qatar a realizar-se no próximo fim de semana – clique aqui para ver os horários completos –, os responsáveis da Ducati Corse conseguiram aquilo que tinham anunciado, que era garantir o mais rapidamente possível, e ainda antes do arranque da temporada no circuito de Losail, renovar com ‘Pecco’.

Nascido em Turim em 1997 e atualmente a residir na cidade de Pesaro, Francesco Bagnaia passou a integrar a família Ducati quando na temporada 2019 saltou das Moto2 para MotoGP assinando na altura pela equipa satélite Pramac Racing.

Leia também – MotoGP 2024: O Guia Completo

Com esta renovação por dois anos, Francesco Bagnaia entra nos registos históricos da casa de Borgo Panigale, pois é apenas o segundo piloto na história da marca a estar oito anos (no total) aos comandos de uma Ducati neste campeonato.

Recordamos que, com a conquista do título de pilotos em 2022, ‘Pecco’ devolveu à Ducati o tão ambicionado título de MotoGP, que já lhes escapava há 15 anos, quando Casey Stoner se sagrou campeão em 2007 no primeiro ano em que a categoria rainha utilizou protótipos com motor de 800 cc.

Pronto para defender o bicampeonato, e prova disso são os resultados dos testes de pré-temporada realizados em Sepang e Losail, Francesco Bagnaia revela estar muito satisfeito por prolongar o seu contrato com a marca italiana:

“Estou muito feliz por continuar a competir com a equipa dos meus sonhos! Vestir estas cores é uma honra para mim. É fantástico e uma fonte de orgulho. Em conjunto com a Ducati, a minha equipa, e todo o pessoal da Ducati Corse, alcançámos coisas fantásticas. Nestes próximos três anos (incluindo 2024) vamos continuar a dar o nosso melhor para atingir todo o sucesso em conjunto. Estou para lá de feliz e pronto para ir para a pista no Grande Prémio do Qatar”.

Não conseguindo ficar indiferente a este momento de renovação do seu principal piloto, Claudio Domenicali, CEO da Ducati, refere que “O Pecco é verdadeiramente o piloto perfeito para a Ducati. Representa da melhor forma os nossos valores: estilo, elegância e performance. Ele não é apenas rápido, determinado, e com enorme tenacidade em pista, como também se destaca pela sua elegância e educação fora de pista. Estou muito contente com esta renovação, que eu tenho a certeza que todos os Ducatistas em todo o mundo vão aceitar bem”.

Estatísticas de Francesco Bagnaia até final de 2023 em MotoGP

Corridas disputadas com a Ducati em MotoGP – 86

Primeira corrida de MotoGP – Qatar em 2019

Vitórias – 18

Primeira vitória em MotoGP – GP de Aragão em 2021

Pódios – 35

Primeiro pódio – GP de São Marino em 2020

Pole Positions – 18

Primeira Pole Position – GP do Qatar em 2021

Voltas mais rápidas – 13

Total de pontos – 1085

Títulos mundiais – MotoGP em 2022 e 2023

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!