MotoGP 2024 E. Romana – Bagnaia lidera primeiro dia e Miguel Oliveira tem de ir à Q1

O Treino que finalizou o primeiro dia de GP da Emília Romana foi de azar para Miguel Oliveira que teve um problema e tem de ir à Q1. Francesco Bagnaia é o mais rápido.

motogp

Está terminado o primeiro dia do Grande Prémio da Emília Romana de MotoGP, com a realização do Treino que decidiu os dez pilotos que vão entrar diretamente na Qualificação 2 da categoria rainha.

No circuito Misano World Circuit Marco Simoncelli, e ao contrário do que vimos na sessão matinal Treino Livre 1, o asfalto italiano apresentou-se totalmente seco e com isso os pilotos de MotoGP puderam então ir à procura de tempos por volta mais velozes do que até agora.

E isso ficou bem patente tendo em conta o registo obtido por Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team).

O bicampeão de MotoGP aguardou pelos minutos finais do Treino para ir à procura de uma volta que lhe permitisse bater todos os seus rivais.

E Bagnaia, ao parar o cronómetro em 1m30.286s, obtida já dentro dos dez minutos finais antes da bandeira de xadrez dar por terminada a atividade em pista, não só conseguiu o seu objetivo de fechar o primeiro dia do Grande Prémio da Emília Romana no topo da tabela de tempos, mas também melhorou o recorde absoluto do traçado de Misano, que já era seu desde há quinze dias.

Numa sessão que terminou com muitos pilotos a caírem, e por isso as bandeiras amarelas a ‘cortarem’ as voltas rápidas, o segundo mais veloz em pista foi Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), com o espanhol a ser também um dos pilotos que caiu, terminando mais cedo o Treino de MotoGP.

motogp

O ‘Top 3’ ficou completo com a presença de Marc Márquez (Gresini Racing).

Quanto aos destaques, e notando-se claramente que se ‘respira’ um ar mais limpo na box da Monster Energy Yamaha, o francês Fabio Quartararo, que conta neste fim de semana com as novas peças e outros componentes que a Yamaha estreou no teste de Misano, fez o 5º tempo e consegue assim entrar diretamente na Q2 de MotoGP.

Já Miguel Oliveira (Trackhouse Racing), que da parte da manhã tinha ficado perto de ser um dos dez mais rápidos em pista, enfrentou este Treino da tarde com ambições de poder mesmo garantir a passagem direta à Q2.

O piloto português conseguiu ocupar uma posição de acesso à Q2 durante os momentos iniciais do Treino, descendo depois um pouco na ordem da tabela de tempos para fixar-se novamente em 11º, tal como aconteceu de manhã.

Infelizmente para as aspirações de Miguel Oliveira, um problema na moto obrigou-o a permanecer bastante tempo na box da Trackhouse Racing antes de regressar à pista.

Quando finalmente regressou para tentar reentrar no ‘Top 10’, Miguel Oliveira acabou por não completar muitas voltas e ficou impossibilitado de discutir as posições que ambicionava para esta sexta-feira em Misano.

O 16º lugar na classificação do Treino deixa Miguel Oliveira com a necessidade de passar pela Qualificação 1.

Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio da Emília Romana de MotoGP? Então apenas tem de clicar aqui !

Resultados do Treino de MotoGP do GP da Emília Romana

1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m30.286s

2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m30.484s

3 – Marc Márquez (Gresini Racing) – 1m30.585s

4 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – 1m30.607s

5 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m30.886s

6 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) – 1m30.932s

7 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) – 1m30.964s

8 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m30.990s

9 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) – 1m30.991s

10 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m31.167s

16 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) – 1m31.668s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!