Está dado o ‘tiro de partida’ para o fim de semana de Grande Prémio da Emília Romana, com o Misano World Circuit Marco Simoncelli a receber atividade de MotoGP pela segunda vez em duas semanas.
No Treino Livre 1 da categoria rainha, sessão que abriu a atividade em pista, os pilotos foram obrigados a manter algumas cautelas. Isto porque, ao contrário do que sucedeu há quinze dias, desta feita a região de Misano está a ser afetada por fortes chuvas.
Apesar do TL1 não ter sido realizado à chuva, a verdade é que o asfalto do traçado italiano continuou a apresentar aderência comprometida e longe do ideal, pois algumas zonas do circuito continuam a estar molhadas ou húmidas. Inclusive, alguns pilotos de MotoGP optaram por iniciar o treino desta manhã de sexta-feira com pneus de chuva montados nas suas motos.
Porém, sem a chuva a fazer-se sentir, o asfalto foi evoluindo de forma positiva em termos de aderência. O asfalto apresentou uma linha de trajetória seca e bem definida, e com isso os pneus slick da Michelin foram os pneus escolhidos para os pilotos de MotoGP fazerem os seus tempos mais rápidos.
Naturalmente, a borracha que se foi acumulando na linha de trajetória ao longo da sessão matinal levou a que os melhores tempos por volta tivessem sido obtidos já nos segundos finais, com diversos pilotos a conseguirem ascender significativamente na classificação da tabela de tempos do Treino Livre 1 do Grande Prémio da Emília Romana.
Quanto ao português Miguel Oliveira, o piloto da Trackhouse Racing posicionou-se bem ‘dentro’ dos dez mais rápidos em Misano. O #88 já tinha avisado que as soluções testadas no teste de Misano há quase duas semanas poderiam dar bons resultados neste fim de semana, e a sua melhor volta em 1m32.823s deixa-o às portas do ‘Top 10’.
Miguel Oliveira foi então 11º nesta sessão, obtendo um tempo que contrasta bastante com o tempo obtido nesta mesma sessão, mas no GP de São Marino, em que o melhor que conseguiu então foi 1m33.267s, em condições de pista significativamente melhores do que hoje.
Quanto aos mais rápidos em pista, o espanhol Marc Márquez (Gresini Racing), que venceu os dois últimos Grandes Prémios para entrar, claramente, na discussão pelo título de MotoGP 2024, arranca o fim de semana com uma volta em 1m32.082s.
O espanhol bateu o compatriota Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), com o terceiro mais rápido em pista a ser o ‘renascido’ Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) que num derradeiro momento de esforço bateu o registo de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), relegando o bicampeão para a 4ª posição.
Quer saber quais são os horários do Grande Prémio da Emília Romana? Então apenas tem de clicar aqui !
Resultados do Treino Livre 1 de MotoGP do GP da Emília Romana
1 – Marc Márquez (Gresini Racing) – 1m32.082s
2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m32.145s
3 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) – 1m32.268s
4 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m32.373s
5 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m32.491s
6 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m32.546s
7 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) – 1m32.618s
8 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m32.654s
9 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m32.741s
10 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 1m32.748s
11 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) – 1m32.823s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!