MotoGP 2024 Espanha – Bagnaia em ritmo recorde e Miguel Oliveira em 19º

O primeiro dia do GP de Espanha termina com Francesco Bagnaia a fazer novo recorde de MotoGP e Miguel Oliveira a ter de ir à Q1.

motogp

Está finalizado o primeiro dia de Grande Prémio de Espanha de MotoGP, com a sexta-feira a terminar após o Treino, uma longa sessão que decidiu quais os dez pilotos da categoria rainha que passam diretamente à Qualificação 2 e quais os restantes que têm de passar pela Qualificação 1. E entre os que terão de enfrentar a Q1 amanhã no circuito Jerez Ángel Nieto estará Miguel Oliveira.

O piloto português da Trackhouse Racing iniciou o Grande Prémio de Espanha com o 15º tempo no Treino Livre 1, cortesia de uma volta em 1m38.049s, então com Alex Márquez (Gresini Racing) como piloto mais rápido em pista.

Na sessão da tarde, Miguel Oliveira viria a rodar em 1m37.342s, uma clara melhoria no seu registo pessoal, mas longe de o conseguir deixar entre os pilotos do “top 10”, numa sessão onde o ritmo dos pilotos da frente aumentou significativamente.

Uma queda na curva 13 quando faltavam cerca de 25 minutos para o final do Treino de MotoGP viria a obrigar Miguel Oliveira a regressar forçadamente à box da Trackhouse Racing para utilizar a sua segunda Aprilia RS-GP24, mas faltou ritmo ao piloto luso que desta forma não consegue fechar o primeiro dia do GP de Espanha dentro do objetivo ambicionado que era confirmar melhorias na sua ligação com a moto italiana, e estar diretamente na Q2.

Aguardamos agora pela reação de Miguel Oliveira ao que aconteceu neste primeiro dia da quarta ronda da temporada 2024 de MotoGP, sendo certo que Miguel Oliveira vai sempre ter de trabalhar bastante com a sua equipa técnica na Trackhouse Racing para encontrar a melhor afinação que lhe permita depois discutir uma boa posição na grelha de partida, e, eventualmente, discutir em corrida posições que lhe permitam continuar a pontuar.

Quanto aos pilotos do topo da tabela de tempos, e numa sessão em que assistimos a muitas quedas – para além de Miguel Oliveira caíram Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46), Raul Fernandez (Trackhouse Racing), Maverick Viñales (Aprilia Racing), Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), Alex Márquez, Dani Pedrosa (Red Bull KTM Factory), Jack Miller (Red Bull KTM Factory) e ainda Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – viria a ser o bicampeão Francesco Bagnaia a colocar uma Ducati no topo da tabela.

O italiano, depois de um arranque de temporada um pouco mais discreto tendo em conta o seu currículo, parece que neste Grande Prémio de Espanha de 2024 não quer deixar os seus principais rivais fazerem a “fiesta” em Jerez.

A sua volta em 1m36.025s deixa o nome de Bagnaia nos registos ao tornar-se no piloto mais rápido de sempre em MotoGP a rodar no traçado andaluz.

motogpApenas Maverick Viñales conseguiu aproximar-se verdadeiramente da velocidade do italiano da Ducati, com o espanhol da Aprilia a finalizar o dia a uma décima de diferença de Bagnaia, enquanto outra Ducati, mas neste caso uma Desmosedici GP23, a de Marc Márquez (Gresini Racing), fecha o “top 3” de MotoGP que está em vantagem neste arranque de Grande Prémio de Espanha.

Na lista dos dez mais rápidos, e onde encontramos todas as Ducati à exceção da Prima Pramac de Franco Morbidelli, que parecia de manhã ter argumentos para discutir a Q2 direta, mas que no momento da decisão não confirmou as boas indicações, não podemos deixar de destacar a presença do “rookie” Pedro Acosta.

O jovem talento da Red Bull GasGas Tech3 continua a mostrar que a sua inexperiência em MotoGP não se traduz em resultados menos positivos. Bem pelo contrário! Para além dos pilotos de fábrica da Aprilia foi o único piloto aos comandos de uma moto que não uma Ducati a conseguir estar no “top 10”, e com isso Pedro Acosta estará entre os pilotos que disputam a Q2 e os melhores lugares na grelha de partida.

Os resultados recentes do piloto espanhol são em crescendo (P3 em Portugal na sua segunda corrida, P2 nas Américas na sua terceira corrida), e com isso “El Tiburon” está claramente na lista de pilotos a ter em conta na discussão da vitória nas corridas do GP de Espanha.

Quer estar a par de todos os horários do Grande Prémio de Espanha de MotoGP? Apenas tem de clicar aqui !

Resultados do Treino de MotoGP do Grande Prémio de Espanha

1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) 1m36.025s

2 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) 1m36.125s

3 – Marc Márquez (Gresini Racing) 1m36.168s

4 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) 1m36.364s

5 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) 1m36.435s

6 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) 1m36.439s

7 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) 1m36.446s

8 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) 1m36.480s

9 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) 1m36.536s

10 – Alex Márquez (Gresini Racing) 1m36.539s

19 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) 1m37.342s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!