MotoGP 2024 Espanha – Miguel Oliveira começa com 15º tempo e Alex Márquez o mais rápido

No Treino Livre 1 de MotoGP do GP de Espanha o português Miguel Oliveira fechou com o 15º tempo e Alex Márquez foi o mais rápido.

motogp

Está dado o “tiro de partida” para o que se espera que venha a ser um fim de semana em grande para os fãs de MotoGP, e para o campeonato em si, com um plantel da categoria rainha reforçado com a entrada em pista dos pilotos de testes de diferentes fabricantes. E no Treino Livre 1 a contar para o Grande Prémio de Espanha tivemos Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) a começar no circuito Jerez Ángel Nieto com um 15º tempo.

O piloto português e a sua Aprilia RS-GP24 não chegaram a entrar no “top 10”, tendo o #88 começado por posicionar-se em 11º numa altura em que Marc Márquez (Gresini Racing) liderava a tabela de tempos do TL1 de MotoGP.

Depois disso, e já dentro dos dez minutos finais da primeira sessão de treinos livres do GP de Espanha, Miguel Oliveira ocupava a 14ª posição na tabela de tempos e sempre com o oito vezes campeão do mundo em primeiro.

Miguel Oliveira viria a melhorar ligeiramente o seu registo pessoal, mas continuou em 14º, até que Alex Márquez na segunda Gresini Racing elevou o patamar e assumiu o topo da tabela de tempos com uma volta em 1m36.630s.

Miguel Oliveira viria então a fechar o Treino Livre 1 de MotoGP em 15º, a 1.419s de Alex Márquez.

motogpNo entanto, convém referir que o piloto português da Trackhouse Racing aproveitou este primeiro contacto matinal com o asfalto do traçado andaluz para procurar trabalhar com a sua equipa técnica rumo a uma afinação que garanta uma boa performance em corrida.

Com esse objetivo em vista, Miguel Oliveira optou por sair para a pista sempre com os mesmos pneus, não os trocando ao longo das várias saídas à pista, acumulando muitos quilómetros com as mesmas borrachas da Michelin.

Este trabalho será fundamental para garantir um bom desempenho nas corridas de MotoGP no Grande Prémio de Espanha.

Esperamos agora que no decisivo Treino desta tarde no Jerez Ángel Nieto o piloto português seja também capaz de mostrar rapidez num “time attack”, pois isso significará, como o próprio piloto luso coloca como objetivo, conseguir uma boa qualificação ao entrar desde já diretamente na Q2.

Quanto ao topo da tabela de tempos de MotoGP, encontramos então Alex Márquez que suplantou o seu irmão Marc já nos derradeiros minutos da sessão. Diga-se que, tal como Miguel Oliveira, também Marc Márquez optou por não trocar de pneus na sua Ducati Desmosedici GP23, ao contrário de Alex Márquez.

Os dois irmãos fizeram então uma dobradinha para a Gresini Racing, estando separados por meio segundo.

apriliaE outra dupla, mas neste caso da Aprilia Racing, colocou-se imediatamente atrás dos dois primeiros, com Maverick Viñales a ser 3º logo seguido de Aleix Espargaró, com o mais experiente da marca de Noale a ascender na classificação mesmo nos momentos finais e relegando Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) para 5º.

Nesta primeira sessão em pista convém também realçar a prestação pela positiva do “test rider” Dani Pedrosa. O piloto da Red Bull KTM Factory foi 7º, rodando muito tempo com o “rookie” Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) atrás de si.

Talvez os dois espanhóis tenham combinado para que o mais experiente do pelotão deste fim de semana do GP de Espanha ajude o mais novo a perceber melhor como ser mais rápido do que já é.

Esperamos agora pela decisiva sessão de Treino que se realizará esta tarde de sexta-feira, onde os pilotos de MotoGP terão como objetivo terminar entre os dez mais rápidos, pois esses serão os que garantem desde já o acesso à ambicionada Qualificação 2 a contar para o Grande Prémio de Espanha.

Quer estar a par de todos os horários do Grande Prémio de Espanha de MotoGP? Então apenas tem de clicar aqui !

Resultados do Treino Livre 1 de MotoGP no GP de Espanha

1 – Alex Márquez (Gresini Racing) 1m36.630s

2 – Marc Márquez (Gresini Racing) 1m37.137s

3 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) 1m37.221s

4 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) 1m37.303s

5 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) 1m37.547s

6 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) 1m37.585s

7 – Dani Pedrosa (Red Bull KTM Factory) 1m37.613s

8 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) 1m37.618s

9 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) 1m37.635s

10 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) 1m37.642s

15 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) 1m38.049s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e performances do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!