Tal como a Revista Motojornal já aqui contou em grande detalhe na crónica completa da corrida Sprint de MotoGP a contar para o Grande Prémio de Espanha, a primeira corrida do programa da categoria rainha no circuito Jerez Ángel Nieto foi caótica e um festival de quedas.
Por entre o caos a que assistimos ao longo das 12 voltas da corrida Sprint, assistimos também a uma prova fantástica, com muitas ultrapassagens. E dos pilotos que mais ultrapassagens conseguiram fazer destacou-se Fabio Quartararo.
O francês da Monster Energy Yamaha, campeão de MotoGP em 2021, a atravessar um período muito complicado da sua carreira, pelo menos em termos desportivos, arrancou para a corrida da 23ª posição na grelha de partida. E mesmo tendo assistido à sua frente a tantos pilotos a cair, Quartararo não perdeu o seu ímpeto e foi subindo na classificação até ter cruzado a meta da Sprint do GP de Espanha em 3º.
Tendo terminado no pódio pela primeira vez nesta temporada 2024, Fabio Quartararo, e a sua equipa Yamaha, estavam visivelmente satisfeitos com o 3º lugar, e saborearam o champanhe em grande estilo perante milhares de fãs nas bancadas do circuito Jerez Ángel Nieto.
Porém, a classificação final não estava ainda definida. Tudo porque durante a corrida Sprint a Yamaha M1 do piloto francês não apresentou a pressão mínima nos pneus Michelin slick. Recordamos que nas novas regras técnicas, na corrida Sprint os pneus têm de estar durante pelo menos 30% da distância de corrida acima do mínimo de pressão definida no regulamento.
Sendo assim, Fabio Quartararo foi penalizado com 8 segundos acrescentados ao seu tempo final de corrida, e desta forma desce no total duas posições, ou seja, de acordo com a classificação atualizada o francês foi 5º na Sprint do GP de Espanha.
Isto significa que Dani Pedrosa subiu uma posição e fechou as 12 voltas em 3º, o seu primeiro pódio numa Sprint de MotoGP, enquanto Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) sobe de 5º para 4º.
DID SOMEONE SAY…
PODIUM!!!!! P3️⃣ for @26_DaniPedrosa after a late penalty 🕺🏻🤯#KTM #ReadyToRace #SpanishGP 🇪🇸 pic.twitter.com/QhxyyoNHzb
— Red Bull KTM Factory Racing (@KTM_Racing) April 27, 2024
Aliás, o ‘Samurai’ da Red Bull KTM Factory revelou o seu completo espanto com toda a situação, referindo, quando lhe contaram que tinha sido 3º, que “Não sabia que estávamos a lutar pelo pódio. Percebi que os pilotos estavam a cair, sabia que estava nos pontos, e estava satisfeito. No final, ao tentar passar o Fabio (Quartararo) não consegui perceber qual era a classificação. Acabou a corrida e cheguei à box e felicitam-me. Disseram-me que perdi o pódio por meio segundo, e agora temos o pódio… muito inesperado e estou muito contente!”, revelou um ainda surpreendido Dani Pedrosa.
Para Dani Pedrosa este foi um grande resultado. Recordamos que o veterano espanhol é o principal piloto de testes da KTM e está este fim de semana a fazer um “wildcard” a testar novidades na KTM RC16. Depois de na temporada passada ter “acariciado” o pódio, desta feita o talentoso espanhol consegue mesmo regressar ao pódio em MotoGP.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!