MotoGP 2024 França – Miguel Oliveira 12º na qualificação e Jorge Martin garante a ‘pole’

Miguel Oliveira sai do 12º lugar na grelha de partida no GP de França de MotoGP, numa qualificação que fechou com Jorge Martin na ‘pole’.

motogp

Numa manhã que ‘acordou’ com sol e boas condições em Le Mans, o Grande Prémio de França de MotoGP prosseguiu com o programa definido para o segundo dia. Este sábado, e já depois de realizada a sessão Treinos Livres 2 logo a abrir as atividades em pista, o principal foco neste início de segundo dia eram as sessões de qualificação, sendo que teríamos Miguel Oliveira a enfrentar a Qualificação 1 e com esperanças de passar à Qualificação 2 da categoria rainha.

Nas declarações que concedeu no final de sexta-feira, o português da Trackhouse Racing deixou a ideia de que tinha analisado os seus tempos por setor em Le Mans, e que via possibilidades de obter um registo mais competitivo do que o 15º tempo levava a crer.

Miguel Oliveira, que foi também 15º na TL2 esta manhã, demonstrou mesmo que estava certo na sua análise.

Na Q1 de MotoGP do Grande Prémio de França vimos o português rapidamente a saltar para a segunda posição da tabela de tempos, atrás do espanhol Marc Márquez (Gresini Racing). O oito vezes campeão do mundo viria a ser um destaque nesta sessão quando salvou uma queda que parecia inevitável, ao seu estilo, mas viria a falhar, pela primeira vez em 2024, a presença na Q2.

Na segunda saída para a pista na Q1, Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) com um tempo de 1m30.233s estava intocável, registando então o novo recorde absoluto do circuito de Le Mans em MotoGP. Bastianini fechou a primeira posição ‘a sete chaves’, e deixava a discussão de quem o acompanharia para a Q2 em aberto entre Márquez e Miguel Oliveira.

Leia também – MotoGP 2024: Os horários completos do Grande Prémio de França

motogpE, ao contrário do que vimos tantas vezes, num momento decisivo em que foi preciso dar tudo por tudo, Miguel Oliveira e a sua Aprilia RS-GP24 estiveram ao melhor nível, realizando uma derradeira volta já com o cronómetro da sessão a dar por finalizada a Q1.

Pese embora não tenha conseguido melhorar o seu registo nos dois primeiros setores, o português elevou o patamar de performance nos dois setores seguintes e fechou a Q1 com uma volta em 1m30.478s.

Esta volta permitiu-lhe subir a 2º na tabela de tempos e acompanhar Enea Bastianini na passagem à Q2 de MotoGP no Grande Prémio de França. Refira-se que esta volta de Miguel Oliveira permitiria ocupar o 2º lugar na tabela de tempos no final de sexta-feira, o que lhe teria dado a passagem direta à segunda qualificação.

Depois de ultrapassada a primeira ‘eliminatória’ seguiu-se a Qualificação 2 que iria definir as melhores posições na grelha de partida.

Miguel Oliveira sabia à partida que teria aqui em Le Mans a sua melhor prestação em qualificação nesta temporada 2024 de MotoGP. O piloto da Trackhouse Racing viria a rodar em 1m31.075s, não conseguindo replicar agora a sua performance na sessão disputada minutos antes. Desta forma vai arrancar para as corridas do Grande Prémio de França da 12ª posição na grelha de partida.

Convém referir também que a sua volta na Q1 seria suficiente para ver o #88 ocupar o 5º lugar na grelha de partida.

motogpQuanto à discussão pela ‘pole position’, e com todos os pilotos a perceberem que estavam reunidas as condições para se registar novo recorde absoluto de MotoGP em Le Mans, mais ainda depois do tempo de Bastianini na Q1, acabaria por ser Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) a dominar a Q2.

O espanhol e líder do mundial não perdeu muito tempo e logo na sua primeira saída para a pista, na sua segunda volta lançada, parou o cronómetro em 1m29.919s!

É a primeira vez que um piloto de MotoGP consegue baixar do segundo 30 no circuito de Le Mans, é um novo recorde absoluto do circuito para esta categoria, e recorde da ‘pole position’, e desta forma nem uma queda na segunda saída à pista, no que seria mais uma tentativa de melhorar o seu tempo e reforçar a liderança da tabela de tempos em qualificação, impediu Jorge Martin de garantir a ‘pole position’ para as corridas do Grande Prémio de França.

Aliás, a queda do ‘Martinator’ não foi a única a causar algum caos nos minutos finais da Q2 e a impedir alguns pilotos de melhorarem a sua posição.

motogpPara além de Martin, o bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) viria a cair pouco depois do espanhol.

‘Pecco’ foi então protagonista de uma situação caricata, com a sua Ducati Desmosedici GP24 deitada na gravilha e com o piloto italiano a ir buscar um extintor para apagar um incêndio na moto, enquanto os comissários de pista no local avisavam o italiano de que não era preciso.

Pese embora a queda, Bagnaia viria mesmo a ser segundo na Q2 e com isso posiciona-se imediatamente atrás daquele que é o seu maior rival no campeonato.

Atrás dos dois pilotos Ducati, e o único que conseguiu levar a sua moto a andar até ao parque fechado em Le Mans, ficou Maverick Viñales (Aprilia Racing).

O piloto espanhol tem estado constantemente entres os mais rápidos, foi mesmo o mais rápido em pista na TL2 desta manhã de sábado, e por isso teremos de contar com ‘Top Gun’ Viñales e a sua Aprilia RS-GP24 na discussão pelos lugares de pódio no Grande Prémio de França.

Resultados da Qualificação de MotoGP do Grande Prémio de França

1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) 1m29.919s

2 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) 1m30.111s

3 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) 1m30.313s

4 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) 1m30.436s

5 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) 1m30.553s

6 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) 1m30.572s

7 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) 1m30.650s

8 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) 1m30.686s

9 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) 1m30.782s

10 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) 1m30.786s

12 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) 1m31.075s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!