Foi com excelentes condições climatéricas que se realizou esta manhã de sexta-feira o Treino Livre 1 de MotoGP, sessão que marcou o arranque do fim de semana da categoria rainha no Grande Prémio de França que acontece no circuito de Le Mans.
Em pista estiveram então os 22 pilotos a tempo inteiro do campeonato, desta feita sem a presença de qualquer piloto de testes dos diversos fabricantes.
Para os fãs portugueses o foco está na prestação do compatriota Miguel Oliveira. O piloto da Trackhouse Racing procura neste Grande Prémio de França consolidar os resultados obtidos em Espanha, e tirar partido do teste em Jerez onde afirma que encontrou algumas soluções relevantes e positivas ao nível do acerto das suspensões na Aprilia RS-GP24 #88.
Ao longo do TL1 de MotoGP, Miguel Oliveira viria a realizar um total de 20 voltas ao circuito de Le Mans. E foi precisamente na derradeira das suas voltas rápidas que parou o cronómetro em 1m32.286s, o que lhe permitiu fechar a primeira sessão em pista a contar para o Grande Prémio de França com o 15º tempo.
O piloto português da Trackhouse Racing demorou algum tempo antes de realmente iniciar as suas voltas mais rápidas, passando mais de metade da sessão nas últimas posições da tabela de tempos, apenas com pilotos de motos japonesas atrás de si.
Já dentro dos dez minutos finais do TL1 de MotoGP o #88 estava em 19º, antes de ascender a 16º, viria a descer novamente um pouco na tabela de tempos antes de registar aquela que seria então a sua melhor volta e que lhe deu o 15º lugar neste arranque de fim de semana francês.
Refira-se ainda que Miguel Oliveira revela estar bastante forte no segundo setor do circuito de Le Mans.
O português consegue mesmo ser o terceiro piloto mais veloz nesse segundo setor. Veremos o que conseguirá então fazer no decisivo Treino de MotoGP que se disputa esta tarde, e que define os 10 pilotos que passam diretamente à Qualificação 2 do Grande Prémio de França.
Quanto ao topo da tabela de tempos, o primeiro lugar ficou para o líder do campeonato Jorge Martin (Prima Pramac Racing).
O piloto espanhol, que continua a referir publicamente que quer estar numa moto de fábrica e numa equipa de fábrica, pressionando a Ducati num momento em que a marca italiana assumiu que está indecisa entre três pilotos para o segundo lugar na Ducati Lenovo Team, não deixou de mostrar a sua conhecida rapidez para realizar voltas rápidas. ‘Martinator’ fechou o Treino Livre 1 de MotoGP em Le Mans com um melhor tempo de 1m31.421s.
Atrás do líder do campeonato terminou o “rookie” Pedro Acosta. O jovem talento espanhol, conhecido como ‘El Tiburón’, continua a destacar-se num plantel de MotoGP recheado de grandes pilotos, e mais experientes. Aos comandos da Red Bull GasGas Tech3, Acosta garantiu a segunda posição ao rodar em 1m31.658s.
O ‘Top 3’ fica completo com a presença de Maverick Viñales, que permite à Aprilia Racing sonhar com um bom resultado.
Refira-se que ‘Top Gun’ Viñales acredita que depois de ter conseguido, em conjunto com a sua equipa, identificar um problema na performance da sua moto ‘A’ para a sua moto ‘B’, estará em condições de discutir as vitórias em Le Mans, e este início é prometedor.
Quer estar sempre a par de todos os horários do Grande Prémio de França de MotoGP? Então apenas precisa de clicar aqui !
Resultados do Treino Livre 1 de MotoGP do Grande Prémio de França
1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) 1m31.421s
2 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) 1m31.658s
3 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) 1m31.678s
4 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) 1m31.837s
5 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) 1m31.852s
6 – Alex Márquez (Gresini Racing) 1m31.896s
7 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) 1m31.911s
8 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) 1m31.942s
9 – Marc Márquez (Gresini Racing) 1m31.971s
10 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) 1m31.980s
15 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) 1m32.286s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP, com especial destaque para as prestações e performances do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!