MotoGP 2024 G. Bretanha – Enea Bastianini reina na Sprint e Miguel Oliveira em 10º

O italiano Enea Bastianini venceu a corrida Sprint do GP da Grã-Bretanha de MotoGP. Miguel Oliveira consegue fechar a corrida em 10º.

motogp

Ao contrário do habitual, a corrida Sprint de MotoGP a contar para o Grande Prémio da Grã-Bretanha foi relativamente ‘morna’, sem muitas ultrapassagens entre os pilotos que discutem os lugares de pódio. Foram, ainda assim, uma dezena de voltas ao circuito de Silverstone com alguma intensidade e quedas que afetam a classificação dos candidatos ao título da categoria rainha.

Com os pilotos de MotoGP a optarem por combinações de pneus bastante diferentes para esta corrida Sprint britânica, embora a maioria tenha optado por pneu macio para a traseira, assim que os semáforos se apagaram verificaram-se muitas alterações na classificação em comparação com as posições da grelha de partida.

Aleix Espargaró (Aprilia Racing) arrancou da “pole position”, mas rapidamente se viu ultrapassado por Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) e ainda por Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team). Enquanto isso, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) também não teve o melhor arranque e caiu para 4º.

Pior que isto foi o incidente que envolveu Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) e Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46). Na chegada à primeira curva de Silverstone, Morbidelli exagera na travagem, perde o controlo da sua moto e vai embater com alguma violência na traseira da moto de Bezzecchi.

motogp

Os dois acabaram por cair. Morbidelli saiu da escapatória a coxear, enquanto as informações sobre o estado de saúde de Bezzecchi apontam para que o italiano esteja, no momento em que escrevemos este texto, no Centro Médico do circuito sob observação.

Este incidente causou alguma confusão no meio do pelotão. Raul Fernandez (Trackhouse Racing), principalmente, foi obrigado a sair de pista para evitar os dois italianos a deslizar com as suas motos pela escapatória e viria a regressar à pista já muito atrasado. Ainda assim, Raul Fernandez fez uma boa recuperação cruzando a meta em XX.

Para Miguel Oliveira os primeiros momentos significaram uma boa ascensão na classificação.

O #88 da Trackhouse Racing saltou rapidamente de 15º na grelha de partida para chegar a rodar em 11º na primeira volta, mas depois perdeu uma posição, fechando a volta em 11º.

Na segunda volta acontece mais um incidente, desta feita entre Brad Binder (Red Bull KTM Factory) e Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3). O jovem espanhol tenta passar pelo sul-africano que será o seu companheiro de equipa em 2025, com Binder a defender-se bem. Os dois pilotos chegaram depois a tocar-se, ficando a aerodinâmica das suas motos afetada.

motogp

Com isto foi Marc Márquez (Gresini Racing) a beneficiar, subindo a 5º. Mas Marquez não teve muita sorte, pois a fechar a 8ª volta perde a frente da sua Ducati e dá por terminada a sua corrida Sprint com uma queda. O espanhol ainda regressou à pista, mas apenas para entrar na box da Gresini Racing e abandonar.

Na frente da corrida a situação entre os quatro primeiros estava inalterada.

Martin sempre a liderar com Bastianini por perto, enquanto Aleix Espargaró, depois de um período inicial onde perdeu ligeiramente para os dois primeiros, conseguiu recuperar o espaço que o separava dos pilotos Ducati. Logo atrás vinha Bagnaia, com o bicampeão a parecer sentir algumas dificuldades para acompanhar o ritmo dos três primeiros, mas sem nunca realmente ficar afastado da luta.

Este quarteto viria a passar a trio. No início da 5ª volta, Francesco Bagnaia perde a frente da sua Ducati e ficou fora de ação. A quarta desistência do bicampeão de MotoGP numa corrida Sprint nesta temporada 2024.

motogp

Com o líder do campeonato fora de ação, Jorge Martin tinha agora motivação extra para vencer, pois regressaria ao comando da classificação do campeonato, caso conseguisse essa vitória. Mas o ‘Martinator’ não teve vida fácil, pois Enea Bastianini nunca desistiu de ultrapassar.

O italiano da Ducati Lenovo Team foi-se mostrando numa ou noutra curva ao espanhol da Prima Pramac Ducati. Um primeiro ataque a sério foi defendido com sucesso pelo líder da corrida. Mas na volta seguinte o ataque surtiu o efeito desejado por Bastianini. Martin ainda tentou responder, chegou a recuperar a liderança, mas na longa reta de Silverstone não teve capacidade para impedir Bastianini de subir à primeira posição.

A partir desse momento o italiano da equipa de fábrica não mais se deixou surpreender. Foi abrindo uma pequena margem que subiu para mais de um segundo na derradeira das 10 voltas. Uma vitória saborosa para Enea Bastianini que conseguiu impedir Jorge Martin de regressar à liderança da classificação de pilotos de MotoGP.

Francesco Bagnaia é ainda líder, mas agora com apenas 1 ponto de vantagem para Jorge Martin.

Atrás dos dois primeiros ficou Aleix Espargaró, que com a sua Aprilia RS-GP24 não se mostrou verdadeiramente capaz de atacar os dois pilotos à sua frente e por isso contentou-se com o terceiro lugar nesta corrida Sprint do Grande Prémio da Grã-Bretanha.

Mais atrás, Miguel Oliveira procurou ascender na classificação. Beneficiou com a queda de Bagnaia para subir a 11º, e depois aproveitou a penalização de “long lap” imposta a Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) para subir a 10º.

O italiano reentrou em pista depois de cumprir a penalização ‘colado’ ao português da Trackhouse Racing, e pouco depois passou mesmo por Miguel Oliveira que então desceu a 11º.

Isolado em pista, Miguel Oliveira parecia que ficaria fora do ‘Top 10’. Mas a queda de Marc Márquez nos momentos finais permitiu ao português subir uma posição e com isso fechar a corrida Sprint de MotoGP do GP da Grã-Bretanha entre os dez primeiros.

Um resultado que, ainda assim, não permite somar qualquer ponto pois nestas corridas ‘curtas’ apenas pontuam os 9 primeiros.

Quer saber quais são os horários do Grande Prémio da Grã-Bretanha de MotoGP? Então apenas tem de clicar aqui !

Resultados da corrida Sprint de MotoGP

1 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)

2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

3 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)

4 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)

5 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3)

6 – Alex Márquez (Gresini Racing)

7 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)

8 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)

9 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46)

10 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing)

Classificação de pilotos de MotoGP

1 – Francesco Bagnaia – 222 pontos

2 – Jorge Martin – 221 pontos

3 – Enea Bastianini – 167 pontos

4 – Marc Márquez – 166 pontos

5 – Maverick Viñales – 127 pontos

6 – Pedro Acosta – 115 pontos

7 – Brad Binder – 114 pontos

8 – Fabio di Giannantonio – 93 pontos

9 – Aleix Espargaró – 89 pontos

10 – Alex Márquez – 83 pontos

13 – Miguel Oliveira – 51 pontos

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!