Com um típico dia de verão a fazer o sol brilhar e as temperaturas subirem bastante no circuito de Silverstone, o primeiro dia a contar para o Grande Prémio da Grã-Bretanha de MotoGP terminou com muito motivos de conversa, ou, melhor, de destaque.
Para os fãs portugueses que estão sempre prontos para saber o que acontece em pista ao compatriota Miguel Oliveira, este dia de arranque em solo britânico com a categoria rainha não foi particularmente brilhante.
O (ainda) piloto da Trackhouse Racing, equipa americana que desvendou, para além da decoração retro dos 75 anos de MotoGP, uma nova decoração com azul e prata para as duas Aprilia RS-GP24 de Miguel e Raul Fernandez, começou por ser 17º no Treino Livre 1 disputado de manhã. Ficou a mais de 1,1 segundos do mais rápido em pista Jorge Martin (Prima Pramac Ducati).
Já na parte da tarde o #88 participou no decisivo Treino que definiu os dez mais rápidos em pista que passam diretamente à Qualificação 2 de MotoGP no GP da Grã-Bretanha.
Leia também – MotoGP 2024: Os horários do Grande Prémio da Grã-Bretanha
Nesta segunda sessão em pista, vimos Miguel Oliveira a melhorar o seu ritmo por volta. Na sessão que durou uma hora, passou grande parte da primeira metade do Treino ainda à procura das melhores afinações para a sua Aprilia, uma moto que, recordamos, apresenta-se em pista com um pacote aerodinâmico bastante renovado.
O “upgrade” disponibilizado pela Aprilia Racing para a RS-GP24 procura otimizar o efeito-solo que afeta o comportamento da moto italiana em curva. E isso requer um trabalho mais detalhado do ponto de vista dos técnicos da Trackhouse Racing para entregarem a Miguel Oliveira uma moto mais eficaz.
A verdade é que nos minutos finais de “time attack”, vimos Miguel Oliveira a conseguir subir de ritmo. Começou por conseguir entrar no desejado ‘Top 10’ quando estávamos a pouco mais de 12 minutos do final, e depois regressou à box para preparar o ataque final ao cronómetro.
Esse ataque final ficou abaixo das expectativas do piloto português, que viria a ser relegado para 15º com a sua melhor volta a ser de 1m59.160s.
Desta forma, Miguel Oliveira será um dos pilotos de MotoGP que estarão na Qualificação 1 do Grande Prémio da Grã-Bretanha. Tendo em conta as boas prestações dos dois pilotos Aprilia Racing, espera-se que durante a noite a Trackhouse Racing analise os dados disponíveis para a RS-GP24 e consiga depois encontrar alguma solução do ponto de vista da afinação da moto italiana para tentar dar ao português algo mais para subir de patamar em Silverstone e chegar à Q2.
Nessa Q2 de MotoGP teremos de forma direta, porque foram dos pilotos mais rápidos em pista neste Treino de sexta-feira, o espanhol Jorge Martin (Prima Pramac Ducati). O ‘Martinator’, depois de ser o mais rápido na manhã, repetiu a ‘dose’ na parte da tarde e não fez por menos ao conseguir parar o cronómetro em 1m57.911s.
Um novo recorde de MotoGP para o circuito britânico.
Mas Martin, que procura este fim de semana recuperar a liderança do campeonato que perdeu para Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) na Alemanha, não teve tarefa facilitada em pista para ser o mais rápido. Isto porque Aleix Espargaró (Aprilia Racing) conseguiu, a cerca de um minuto do fim do Treino, rodar em 1m57.956s, que o deixou muito perto do seu amigo e compatriota.
Curiosamente, o seu companheiro de equipa, Maverick Viñales, que tinha estado no topo da tabela de tempos durante grande parte da sessão e por isso era um forte candidato a ser o mais rápido, viria a não conseguir acompanhar o ritmo dos rivais e ficou-se pelo 8º lugar. Ainda assim, Viñales estará na Q2.
Quem também não parece ter perdido nenhuma da sua rapidez durante a pausa de verão é o bicampeão de MotoGP, Francesco Bagnaia.
Chega ao Grande Prémio da Grã-Bretanha com 10 pontos de vantagem para Martin, e com a moral em alta, até porque venceu de forma categoria a Race of Champions organizada pela Ducati durante o World Ducati Week. Bagnaia foi então o 3º piloto mais rápido em pista, e perfila-se para estar entre os grandes destaques do fim de semana em Silverstone.
Resultados do Treino de MotoGP do GP da Grã-Bretanha
1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m57.911s
2 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m57.956s
3 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m58.030s
4 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – 1m58.190s
5 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 1m58.260s
6 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) – 1m58.318s
7 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m58.386s
8 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m58.389s
9 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) – 1m58.506s
10 – Marc Márquez (Gresini Racing) – 1m58.585s
15 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) – 1m59.160s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP, com especial destaque para as performances e prestações do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!