Está finalizada a qualificação de MotoGP que definiu as posições na grelha de partida a contar para o Grande Prémio da Grã-Bretanha. E na categoria rainha assistimos a um final de Qualificação 2 bastante estranho. Mas já lá vamos.
Para os portugueses que seguem mais atentamente a categoria rainha, o maior foco seria perceber se Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) conseguiria superar a Qualificação 1 de MotoGP.
Uma situação que seria sempre complicada, não apenas pelos outros pilotos que estariam na Q1, e que são também rápidos, mas principalmente porque o piloto luso não se sente confortável com a sua Aprilia RS-GP24 em Silverstone.
Nessa Q1 de MotoGP, vimos Miguel Oliveira a procurar então um dos dois primeiros lugares que dão acesso à tão desejada Q2.
Após a primeira saída para a pista, o #88 posicionou-se em 5º a cerca de seis décimos de segundo de Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3). Teria de ser mais rápido na segunda saída, e foi isso que fez. Miguel Oliveira viria a rodar em 1m58.655s, naquela que foi a sua melhor volta em qualificação e que lhe permitiu subir, momentaneamente, a 4º.
Mas até ao fim seria Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) a subir o seu ritmo, saltando para 3º, o que fez Miguel Oliveira descer novamente a 5º na Q1. Com este resultado o piloto português vai arrancar de 15º na grelha de partida para as corridas do Grande Prémio a Grã-Bretanha de MotoGP.
Na Q1 os dois mais rápidos foram Alex Márquez (Gresini Racing) e ainda Pedro Acosta.
Tudo seria então definido na decisiva Qualificação 2, onde marcaram presença os 12 pilotos mais rápidos, todos à procura de garantir a “pole position” nesta que é a ronda que assinala o arranque da segunda metade da temporada.
Conforme referimos inicialmente, foi uma sessão Q2 que terminou de forma ‘estranha’. Isto porque uma série de pilotos decidiu abrandar em pista à espera de conseguir boleia para obter melhor tempo por volta.
Formou-se então um grupo bastante grande de pilotos que rodavam juntos, já sem a presença de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), que quando estava a iniciar o derradeiro ataque ao cronómetro foi afetado por um problema no seu capacete (fita autocolante de patrocinadores que se descolou e afetou a visão), e assim deu por terminada a sua tentativa de volta rápida.
Com vários pilotos a fazerem ‘marcação em cima’ uns aos outros, o que provocou diversos momentos de tensão em pista, como o que se verificou entre Marc Márquez (Gresini Racing) e Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46), quando o espanhol, que anteriormente já se tinha ‘metido’ no meio do trio italiano – Bagnaia, Di Giannantonio e Bezzecchi – para procurar roda, reclamou por gestos com Bezzecchi por achar que o italiano o estava a ‘travar’, viria a ser Aleix Espargaró (Aprilia Racing), a levar a melhor.
O veterano espanhol, que afirma estar a querer desfrutar das corridas que faltam com a Aprilia Racing, rodou isolado, procurando fazer o seu trabalho sem se preocupar com outros pilotos.
E Aleix Espargaró acabou por mostrar a todos que não é preciso procurar ‘boleia’ para fazer tempos rápidos: parou o cronómetro em 1m57.309s, o que lhe deu a “pole position” em Silverstone, e é também o novo recorde absoluto de MotoGP no traçado britânico.
Para este resultado também contribuiu a queda do seu companheiro de equipa Maverick Viñales, na curva 2, o que levou os comissários de pista no setor 1 do traçado a mostrarem bandeiras amarelas.
Uma situação que afetou um numeroso grupo de pilotos que, como referimos, vinham juntos, depois de procurarem boleia uns dos outros, e que acabaram por ver a sua última volta anulada precisamente pelas bandeiras amarelas.
Refira-se que o segundo mais rápido na Q2 foi Francesco Bagnaia, com o bicampeão a mostrar-se particularmente irritado com a situação do seu capacete, mas ainda mais crítico para com os pilotos que procuram boleias.
Bagnaia refere que mesmo que sendo piloto experientes de MotoGP, campeões, estão na categoria rainha pelo que conseguem fazer de forma ‘isolada’, e que esta situação apenas terminará quando ‘alguém’ – referindo-se aos responsáveis pelo campeonato – disser alguma coisa.
A primeira linha da grelha de partida fica completa com a presença de Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team).
Quer saber quais são os horários do Grande Prémio da Grã-Bretanha de MotoGP? Então apenas tem de clicar aqui !
Resultados da Qualificação de MotoGP
1 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m57.309s
2 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m57.517s
3 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – 1m57.693s
4 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m1m57.734s
5 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m57.817s
6 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m57.950s
7 – Marc Márquez (Gresini Racing) – 1m58.098s
8 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m58.137s
9 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) – 1m58.312s
10 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) – 1m58.371s
15 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) – 1m58.655s
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