MotoGP 2024 – GP do Cazaquistão adiado devido às inundações na Ásia Central

Inundações massivas na Ásia Central levam à decisão de adiar o Grande Prémio do Cazaquistão de MotoGP para uma data posterior em 2024.

cazaquistão

Se é verdade que a realização do Grande Prémio do Cazaquistão estava ainda sob um manto de dúvidas, pois muitos não acreditavam que o novo circuito Sokol International Racetrack estivesse pronto e homologado a tempo de receber o paddock de MotoGP no fim de semana de 14 a 16 de junho, hoje foi confirmado que a oitava ronda da temporada foi adiada.

Num comunicado oficial conjunto da Dorna Sports, FIM e também da IRTA, ficámos a saber esta manhã de sexta-feira que o GP do Cazaquistão foi adiado para uma data posterior em 2024.

Isto significa que é intenção dos responsáveis do Mundial de Velocidade em realizar mesmo este novo evento ainda este ano.

E se muitos poderiam pensar que esta decisão de adiar o GP foi motivada por atrasos na construção do circuito Sokol International Racetrack, e atrasos nas obrigatórias homologações da FIM, a verdade é que a decisão foi tomada devido às inundações massivas que assolam a Ásia Central.

Foi declarado o estado de emergência nacional no Cazaquistão, com grande parte da população daquele país a ser obrigada a deslocar-se para outras regiões de forma a sobreviver às más condições climatéricas. Como forma de evitar adicionar um esforço ainda maior aos trabalhos de recuperação que o país terá de fazer depois das inundações, os responsáveis do MotoGP decidiram então adiar a realização do Grande Prémio do Cazaquistão.

Ainda não existe uma data definida para a realização deste Grande Prémio. Sabemos apenas que a intenção atual é de realizar o evento ainda em 2024, numa data que será confirmada assim que possível e de acordo com a recuperação do país depois desta situação de emergência nacional devido ao clima extremo.

Veremos se este ano o calendário do mundial não terá de ser novamente ‘cortado’.

Depois do Grande Prémio da Argentina ter sido cancelado por motivos políticos e financeiros, será agora uma corrida contra o tempo para que o novo circuito Sokol International Racetrack esteja concluído a tempo de ser homologado, de forma a que depois seja possível encontrar uma nova data para o Grande Prémio do Cazaquistão.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!