Foram finalmente confirmadas oficialmente as informações e detalhes muito especiais do que será um final de temporada 2024 de MotoGP verdadeiramente emocionante! Isto porque o título maior, o de pilotos da categoria rainha, está em aberto. A Dorna Sports confirmou em comunicado divulgado esta quinta-feira que a última ronda do ano será oficialmente conhecida como Grande Prémio da Solidariedade.
Este é o nome escolhido para um evento de MotoGP muito especial, e que substitui o inicialmente previsto Grande Prémio da Comunidade Valenciana, no circuito Ricardo Tormo. Um evento que não poderá realizar-se por razões sobejamente conhecidas, uma catástrofe a todos os níveis para a região de Valência, e que obrigou os responsáveis do MotoGP a encontrarem alternativa.
Essa alternativa passa por competir no circuito de Barcelona-Catalunha, com o traçado catalão a ser então o cenário para o Grande Prémio da Solidariedade de MotoGP, que acontece de 15 a 17 de novembro.
Porém, e embora as nossas atenções estejam centradas no que acontece na batalha titânica entre Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) e Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), um dos dois será campeão, a verdade é que este GP fará jus ao seu nome!
Isto porque a Dorna Sport já anunciou todas as iniciativas de solidariedade a favor do esforço de recuperação da região de Valência. E mais do que as intenções, os responsáveis do MotoGP passaram aos atos.
Com a ‘bandeira’ #RacingForValencia, foi anunciado que o dinheiro arrecadado com a venda de bilhetes para o Grande Prémio da Solidariedade vai ser destinado ao esforço de recuperação de Valência.
Há inúmeras opções de bilhetes disponíveis no website oficial do campeonato (clique aqui), sendo que nas primeiras horas em que os bilhetes ficaram disponíveis, nada menos do que 30 mil foram já adquiridos pelos fãs!
Refira-se que quem comprou bilhetes para o Grande Prémio da Comunidade Valenciana poderá pedir a devolução do valor do bilhete, ou, se preferir, transitar esse bilhete para o evento que finalizará a temporada de 2025.
Mas os esforços solidários de MotoGP não se ficam por aqui!
Durante o Grande Prémio da Solidariedade, o paddock do circuito Barcelona-Catalunha será cenário para dois leilões solidários. Serão realizados presencialmente, na Fan Zone, com todos os possuidores de bilhete para o Grande Prémio a poderem participar nos leilões, que decorrem entre as 16H e as 18H locais de sexta-feira e sábado.
No palco estarão pilotos, lendas de MotoGP, e também convidados VIP. E em leilão estarão objetos muito especiais doados pelas mais diversas personalidades, equipas e pilotos.
Para os fãs de todo o Mundo que não podem estar no circuito, vai realizar-se um leilão online. Apesar de ainda não se conhecerem todos os detalhes deste leilão (serão anunciados em breve), sabemos já que entre os objetos que vão a leilão online encontra-se a moto com que Maverick Viñales conquistou o título de campeão em Moto3!
E se os leilões não forem do seu agrado, então o MotoGP decidiu realizar uma iniciativa mais ‘direta’.
Vai existir uma t-shirt especial #RacingForValencia durante o Grande Prémio da Solidariedade, disponível no circuito e online. Os fundos arrecadados com a venda desta t-shirt serão também destinados ao esforço de recuperação da região de Valência.
De acordo com o comunicado oficial da Dorna Sports, os fundos serão inteiramente entregues de forma direta à Cruz Vermelha espanhola, entidade que se encontra no terreno a ajudar as pessoas afetadas pela catástrofe.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!