Foi já sem a presença de Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) em pista que se realizou o Treino de MotoGP, uma sessão que fechou o primeiro dia do Grande Prémio da Indonésia no circuito de Mandalika.
O piloto português, que ambicionava colecionar mais pontos para a sua conta pessoal este fim de semana em Mandalika, está considerado como inapto a competir devido a lesão.
Miguel Oliveira sofreu um aparatoso “highside” na transição entre a curva 3 e 4 do circuito indonésio, quando foi então ‘cuspido’ para fora da sua Aprilia RS-GP24 no Treino Livre 1 de MotoGP. O piloto da Trackhouse Racing imediatamente deu sinais de que estaria lesionado, e a passagem pelo Centro Médico do circuito confirmou o pior cenário: fratura no pulso direito.
O #88 foi, entretanto, transportado para o hospital conforme a equipa divulgou: “O Miguel sofreu uma fratura no pulso direito e está a ser submetido a um TAC tridimensional no hospital de Mataram para avaliar a necessidade de uma cirurgia. Assim que pudermos, iremos divulgar mais informações”.
Resta agora aguardar por atualizações da equipa sobre a lesão sofrida por Miguel Oliveira, que já é certo que não compete mais este fim de semana no Grande Prémio da Indonésia, e espera agora pelo veredito dos médicos para saber quanto tempo de paragem tem de cumprir, e logo numa altura em que o campeonato inicia a muito ‘condensada’ ronda asiática da temporada 2024 de MotoGP.
Já em pista, e com o asfalto nuns escaldantes 57 graus, no Treino que definiu os dez pilotos que passam diretamente à Qualificação 2 da categoria rainha, o piloto mais veloz foi Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team).
Foi 8º no Treino Livre 1, mas o vencedor do GP anterior decidiu atacar forte o traçado de Mandalika e parou o cronómetro em 1m29.630s, um tempo que deixa Bastianini como o piloto mais rápido de sempre a rodar com um protótipo de MotoGP, ao bater o anterior recorde absoluto do circuito (1m29.978s) por larga margem, e ainda estamos no primeiro dia de GP da Indonésia.
Na verdade, os oito primeiros classificados do Treino de MotoGP conseguiram todos rodas abaixo do anterior recorde, o que reforça a extrema competitividade que atualmente existe no campeonato, mesmo com a Ducati a dominar as posições cimeiras, ao posicionar cinco motos de Borgo Panigale nas cinco primeiras posições, tendo o ‘Top 10’ deste primeiro dia terminado com sete Ducati.
O segundo mais rápido em pista foi então Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), logo seguido do seu companheiro de equipa Franco Morbidelli, que depois de ser o mais rápido no Treino Livre 1 voltou a mostrar que este fim de semana poderá ser um piloto a lutar pelos pódios nas corridas do GP da Indonésia.
Nesta tabela dos dez mais rápidos podemos ainda destacar a presença de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha). O francês e a sua YZR-M1 não conseguiram estar no ‘Top 10’ no TL1, ao contrário de dois pilotos Honda, mas viria a conseguir um muito positivo e animador 6º lugar a fechar o primeiro dia em Mandalika.
Já as referidas Honda que rodaram a bom ritmo de manhã, de Johann Zarco (Castrol Honda LCR) e Luca Marini (Repsol Honda), não conseguiram manter-se em posições cimeiras, mas ficaram muito perto de entrar diretamente na Q2 ao serem 11º e 12º, respetivamente.
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Resultados do Treino de MotoGP do GP da Indonésia
1 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – 1m29.630s
2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m29.670s
3 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) – 1m29.709s
4 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m29.712s
5 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) – 1m29.770s
6 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m29.844s
7 – Marc Márquez (Gresini Racing) – 1m29.885s
8 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) – 1m29.961s
9 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) – 1m29.986s
10 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m30.000s
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