Começou esta manhã o Grande Prémio de Itália de MotoGP a contar para a temporada 2024 do mundial. Um arranque que, como habitualmente, aconteceu com a realização do Treino Livre 1 da categoria rainha, e onde estiveram em pista um total de 24 pilotos, pois este fim de semana a KTM inscreve como ‘wildcard’ o espanhol Pol Espargaró, enquanto a Aprilia coloca em pista Lorenzo Savadori.
Neste momento de arranque de fim de semana no sempre espetacular circuito de Mugello, rodeado pelas colinas da Toscânia, as condições climatéricas permitiram aos pilotos de MotoGP rodar com piso seco, embora as previsões apontem para o aparecimento de chuva, o que poderá vir a ‘estragar’ a festa italiana.
Quanto aos resultados do Treino Livre 1 de MotoGP, vimos Miguel Oliveira a fechar esta primeira sessão com o 17º tempo.
O português da Trackhouse Racing regressa a um circuito onde tem boas memórias, nomeadamente a sua primeira vitória no mundial, neste caso em Moto3 na temporada 2015, mas este arranque de Grande Prémio de Itália não deixa indicações particularmente positivas aos comandos da sua Aprilia RS-GP24.
A melhor volta de Miguel Oliveira ao circuito de Mugello foi em 1m47.291s, o que o deixa a mais de 1,1 segundos do piloto mais rápido em pista que até é uma Aprilia RS-GP24, mas neste caso a moto com o #12 e inscrita pela Aprilia Racing.
Maverick Viñales, depois de uma prestação bastante discreta no fim de semana da Catalunha, estará decido a regressar ao ritmo que o tem deixado diversas vezes nas primeiras posições de treinos e corridas, e neste Treino Livre 1 de MotoGP o espanhol, que continua a afirmar que não sabe se ficará na Aprilia Racing em 2025, rodou em 1m46.140s.
Um registo ainda distante do recorde absoluto do circuito de Mugello, que está na posse de Francesco Bagnaia com uma volta em 1m44.855s.
Atrás de Viñales colocou-se um surpreendente Fabio Quartararo. O francês da Monster Energy Yamaha vai revelando, pontualmente, melhorias na performance da moto japonesa que continua a ser evoluída pela Yamaha Racing. O 2º melhor tempo neste primeiro treino livre de MotoGP do Grande Prémio de Itália parece indicar que Quartararo estará competitivo este fim de semana.
A fechar o ‘Top 3’ temos uma moto da Prima Pramac Ducati, mas desta feita não é a de Jorge Martin, mas sim a de Franco Morbidelli. O piloto italiano continua à procura de regressar à sua melhor forma, e começar o GP de Itália com um 3º tempo poderá ajudar Morbidelli a conseguir um bom resultado em Mugello.
Quer estar a par de todos os horários do Grande Prémio de Itália de MotoGP? Apenas tem de clicar aqui !
Resultados do Treino Livre 1 de MotoGP do Grande Prémio de Itália
1 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m46.140s
2 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m46.328s
3 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) – 1m46.428s
4 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) – 1m46.459s
5 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m46.587s
6 – Marc Márquez (Gresini Racing) – 1m46.587s
7 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m46.590s
8 – Alex Rins (Monster Energy Yamaha) – 1m46.719s
9 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m46.790s
10 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m46.816s
17 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) – 1m47.291s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!