MotoGP 2024 Itália – Miguel Oliveira direto na Q2 em Mugello!

Miguel Oliveira foi o 4º mais rápido no Treino de MotoGP no Grande Prémio de Itália e garante entrada direta na Q2. Bagnaia é o mais rápido.

motogp

Está finalizado o primeiro dia de Grande Prémio de Itália de MotoGP, com os pilotos da categoria rainha a participarem no Treino que decorreu esta tarde no circuito de Mugello. E no traçado ‘encaixado’ nas pitorescas paisagens da Toscânia, um português esteve em grande destaque, pois Miguel Oliveira consegue entrar diretamente na Qualificação 2!

Ao sétimo evento da temporada 2024, Miguel Oliveira consegue, finalmente, cumprir com os seus objetivos de garantir a entrada direta na Q2 de MotoGP, e assim arranca da melhor forma o fim de semana de Grande Prémio de Itália.

Depois de um Treino Livre 1 bastante discreto e onde foi 17º na tabela de tempos, Miguel Oliveira parecia estar em dificuldades para entrar no ‘Top 10’ e assim garantir a entrada direta na Q2.

Leia também – MotoGP 2024: Os horários do Grande Prémio de Itália

motogp

No Treino que fechou a ação neste primeiro dia em Mugello, e depois de tempos que não lhe permitiram ascender a essas posições entre os dez melhores durante grande parte da sessão da tarde, Miguel Oliveira começou por fazer um primeiro ataque a cerca de 10 minutos do final do Treino. Nesse momento com uma volta em 1m45.820s o piloto da Trackhouse Racing conseguia levar a sua Aprilia RS-GP24 até à 8ª posição.

Depois desceu até 10º e inclusivamente saltou para fora dos dez mais rápidos quando os pilotos de MotoGP decidiram passar verdadeiramente ao ataque ao cronómetro.

Mas Miguel Oliveira desta feita não estava disposto a falhar o seu primeiro objetivo no Grande Prémio de Itália, e rapidamente voltou a rodar rápido, muito rápido, saltando para 2º atrás de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), cortesia daquela que viria a ser mesmo a sua melhor volta até agora em Mugello, uma volta em 1m45.340s.

O piloto português aproveitou da melhor forma um pneu traseiro macio para conseguir esse registo, e tem assim a oportunidade de disputar a Q2 com uma entrada direta nessa qualificação de MotoGP.

Refira-se que na análise por setor, Miguel Oliveira aparece como sendo um dos mais rápidos (3º) no quarto setor do circuito de Mugello.

motogp

O #88 não ficou em segundo na tabela de tempos pois até à bandeira de xadrez ser mostrada um surpreendente Alex Rins (Monster Energy Yamaha) colocou-se em 2º, enquanto o “rookie” Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) viria mesmo a ser 3º, sendo de assinalar que neste primeiro dia de GP de Itália o jovem espanhol já sofreu duas quedas, a segunda bastante aparatosa, mas sem consequências físicas para o piloto da Tech3.

Francesco Bagnaia, como referimos, foi o mais rápido em pista. Porém, o bicampeão do mundo e vencedor da ronda anterior na Catalunha, está sob investigação devido a um incidente em que se envolveu com Alex Márquez (Gresini Racing).

Bagnaia estava a rodar lento na trajetória ideal, cruzando-se na frente do espanhol da equipa privada da Ducati. Os dois trocaram alguns argumentos, com os típicos gestos com as mãos, e veremos se esta situação dará direto a alguma penalização a Bagnaia.

Resultados do Treino de MotoGP do Grande Prémio de Itália

1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m44.938s

2 – Alex Rins (Monster Energy Yamaha) – 1m45.211s

3 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) – 1m45.326s

4 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) – 1m45.340s

5 – Marc Márquez (Gresini Racing) – 1m45.345s

6 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – 1m45.403s

7 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m45.405s

8 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m45.412s

9 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m45.424s

10 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m45.461s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!