Há já alguns dias que o paddock de MotoGP tem vindo a ser ‘inundado’ por diversos rumores de que a KTM Factory Racing estaria à procura de um novo diretor de equipa para a sua equipa de fábrica na categoria rainha. Diversos nomes foram sendo apontados para esse cargo, e a única coisa que parecia certa era a saída de Francesco Guidotti.
E a verdade é que não foi preciso esperar muito para que os rumores passem a realidade.
Neste domingo em que terminou o Grande Prémio da Indonésia, a KTM acaba de anunciar oficialmente a saída de Francesco Guidotti do seu projeto de MotoGP. A marca austríaca vai, brevemente, anunciar o seu sucessor, sendo que existem várias possibilidades, e a mais forte neste momento, a acreditar nas informações de paddock, será a ascensão de Aki Ajo, que tem defendido com sucesso as cores da KTM nas categorias Moto3 e Moto2, à liderança da equipa Red Bull KTM Factory de MotoGP.
No comunicado em que oficializa a saída, a KTM agradece, claro, a “Paixão, o conhecimento e a dedicação ao seu papel” que Francesco Guidotti assumiu ao longo da sua ligação à marca austríaca.
Recordamos que Guidotti ingressou no projeto da KTM na categoria rainha na temporada 2022 depois de várias temporadas na Pramac Racing, tendo aí sido uma peça fundamental na ascensão da equipa satélite da Ducati. Durante os últimos quase três anos tem liderado a equipa de fábrica Red Bull KTM Factory, onde ajudou a conquistar duas vitórias em Grandes Prémios e 12 pódios.
Foi também sob a sua liderança em pista que a KTM viu Brad Binder terminar o campeonato de 2023 em 4º na classificação de pilotos, a melhor classificação de sempre de um piloto da KTM em MotoGP, tendo a marca sido a vice-campeã no campeonato de Construtores.
A Red Bull KTM Factory assume a vontade de agora alterar o seu rumo com a chegada de um novo diretor de equipa, enquanto se prepara para a nova era de MotoGP, com a chegada dos novos regulamentos que serão aplicados a partir de 2027.
Quanto a Francesco Guidotti, existem algumas possibilidades para prosseguir o seu futuro em MotoGP. Alguns rumores apontam para que esse futuro passe pela entrada na equipa de fábrica da Honda, pois a posição do atual diretor da Repsol Honda, Alberto Puig, está bastante enfraquecida na sequência de temporadas desastrosas para a equipa japonesa.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!