MotoGP 2024 Malásia – Bagnaia demolidor faz a “pole positon” e bate Jorge Martin

Na qualificação de MotoGP para o Grande Prémio da Malásia o bicampeão Francesco Bagnaia esteve em modo demolidor!

motogp

Esta terá sido uma das qualificações mais incríveis da temporada 2024 de MotoGP! Na procura pelas melhores posições na grelha de partida da categoria rainha a contar para o Grande Prémio da Malásia, tivemos os dois candidatos ao título em luta direta e completamente à parte de todos os outros pilotos, sendo que Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) esteve em modo demolidor e bateu o seu mais importante rival, Jorge Martin (Prima Pramac Ducati).

Na decisiva Qualificação 2 de MotoGP, o primeiro ‘round’ foi vencido por Jorge Martin que logo na segunda volta da primeira saída para um ataque ao cronómetro em Sepang conseguiu bater o recorde absoluto do traçado malaio.

A volta do piloto espanhol em 1m56.553s parecia ser inalcançável por qualquer outro piloto, até porque, e ao contrário do habitual, o ‘Martinator’ conseguia então colocar uma grande diferença entre si e todos os outros pilotos de MotoGP.

Na segunda saída, já com poucos minutos para definir quem seria o piloto na “pole position” para as corridas de MotoGP do Grande Prémio da Malásia, Francesco Bagnaia entrou ‘com tudo’!

O italiano sabia que tinha de arriscar, não esperou por Jorge Martin sair da box, assumiu as ‘despesas’ da Qualificação, e saiu para a pista decidido a roubar a “pole position” ao espanhol da Pramac. E não foi preciso esperar muito para o conseguir. Logo na sua volta lançada, Bagnaia consegue bater os melhores registos da volta ‘canhão’ de Martin, setor a setor, e consegue parar o cronómetro com um tempo inacreditável de 1m56.337s!

Bagnaia esteve absolutamente demolidor numa altura decisiva da temporada, em que o título está a ser discutido pelos resultados em pista, mas em que o piloto da Ducati Lenovo Team dá uma demonstração de força mental incrível quando tudo fazia acreditar que esta “pole position” estava nas mãos de Jorge Martin, que assim venceria a primeira batalha a sério neste Grande Prémio da Malásia, o que não se veio a verificar por força da performance do bicampeão.

Este tempo de Bagnaia é 1.154 segundos mais rápido do que era o recorde absoluto do traçado malaio, recorde esse que foi assinado precisamente pelo italiano no ano passado, e que este ano foi batido ‘sem dó nem piedade’.

Jorge Martin ainda teve uma derradeira oportunidade de contra-atacar e responder então ao seu perseguidor no campeonato. O espanhol conseguiu melhorar o seu tempo no primeiro setor naquela que foi a sua última volta rápida, mas viria a perder tempo no setor seguinte, até que acabaria por estragar por completo a sua volta já no terceiro setor quando a frente da sua Ducati escorrega e obriga o espanhol a abortar a sua tentativa e entregar então em definitivo a “pole” a Bagnaia.

Estes foram os únicos pilotos a conseguirem rodar no segundo 56 em Sepang, sendo que aquele que mais se aproximou foi Alex Márquez. O espanhol da Gresini Racing conseguiu um surpreendente terceiro lugar na qualificação do GP da Malásia, mas o mais novo dos irmãos Márquez fechou a sessão a mais de 9 décimas de Bagnaia e a 7 décimas de Martin. Mais um exemplo do ritmo inacreditável que os dois primeiros conseguiram imprimir.

Uma última nota ainda para o facto de que Francesco Bagnaia consegue ser o piloto mais rápido em pista em todas as sessões até agora realizadas em Sepang. A exceção a este domínio do italiano foi a Q1… mas porque já estava qualificado diretamente para a Q2 e por isso não participou na Q1.

Quer saber quais são os horários do Grande Prémio da Malásia de MotoGP? Apenas tem de clicar aqui !

Resultados Qualificação de MotoGP do Grande Prémio da Malásia

1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m56.337s

2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m56.553s

3 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m57.275s

4 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) – 1m57.279s

5 – Marc Márquez (Gresini Racing) – 1m57.301s

6 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – 1m57.366s

7 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 1m57.558s

8 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m57.592s

9 – Alex Rins (Monster Energy Yamaha) – 1m57.726s

10 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m57.882s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!