Longe do pesadelo que estão a viver os pilotos Honda neste arranque de 2024 em MotoGP, marca que defendeu, e pela qual conquistou seis títulos da categoria rainha, Marc Márquez parece estar de volta aos seus “bons velhos tempos”.
O piloto da Gresini Racing foi dando boas indicações nos testes aos comandos da Ducati Desmosedici GP23, e quando a temporada arrancou no Qatar, e depois em Portugal, vimos Marc Márquez a estar nos lugares de destaque e a discutir as melhores posições em corrida.
O sorriso está de volta, e o oito vezes campeão mundial parece estar agora no caminho que lhe permitirá regressar às intensas batalhas pelas vitórias em MotoGP. Aliás, no recente Grande Prémio das Américas, e num circuito onde o seu nome é aquele que mais vitórias tem em MotoGP, Marc Márquez chegou mesmo a liderar a corrida.
Porém, o #93 não chegou a ver a bandeira de xadrez. E tudo por causa de algo que há muito atormenta como um fantasma o piloto espanhol, e que o leva a liderar uma das estatísticas menos desejadas por qualquer piloto: as quedas!
O histórico recente de Marc Márquez no particular das quedas por temporada não é nada positivo.
Exceção ao período prolongado de recuperar que se seguiu à sua grave lesão, e que deixou o piloto espanhol fora das pistas durante muitos meses, o mais habitual tem sido ver Marc Márquez a liderar a lista de pilotos com mais quedas sofridas por temporada.
Em 2023 chegou mesmo fechar o ano com a “honra” de ser o piloto com mais quedas registadas, e logo com um recorde pessoal de 29 quedas, então aos comandos de uma Honda RC213V.
Um registo que não deixa de ser impressionante, mesmo sendo pela negativa, pois Marc Márquez acumulou todas essas 29 quedas mesmo não tendo participado em 3 Grandes Prémios e não ter participado nas corridas de domingo em Assen e Sachsenring.
Ora, este ano temos o espanhol agora aos comandos de uma Ducati da Gresini Racing, e de volta ao seu melhor. Mas também ao seu pior.
Com apenas três Grandes Prémios realizados, e para esta contabilidade contam apenas os Grandes Prémios e não os testes de pré-temporada ou testes privados, o piloto natural de Cervera já lidera a lista de pilotos de MotoGP com mais quedas: 5.
Para além das quedas nas corridas principais dos GP de Portugal (incidente em que se envolveu com Francesco Bagnaia) e das Américas (em que caiu quando liderava isolado a corrida), Marc Márquez soma ainda outras três quedas nos mais diversos treinos já realizados nas três primeiras rondas do calendário 2024.
Refira-se que atrás do veterano espanhol da Gresini Racing encontramos os pilotos Joan Mir, Brad Binder, Álex Márquez e Franco Morbidelli, todos eles com quatro quedas já registadas.
Veremos como é que este “fantasma” das quedas poderá afetar, ou não, as prestações de Marc Márquez ao longo da temporada. De momento, parece que isto não lhe retira a felicidade por conseguir estar nas principais batalhas de MotoGP.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todos os detalhes e novidades de MotoGP nesta temporada 2024. A não perder!