As trágicas circunstâncias que obrigaram a alterar por completo o final da temporada 2024 de MotoGP, com a ‘criação’ do Grande Prémio da Solidariedade em Barcelona em substituição do evento em Valência, obrigaram também o fornecedor único de pneus para a categoria rainha a alterar as opções disponíveis aos pilotos e equipas para a última ronda do ano. A Michelin confirmou esta quarta-feira que irá colocar à disposição um conjunto de opções extraordinárias.
O pacote de pneus disponíveis para a categoria MotoGP no GP da Solidariedade adota assim uma configuração extraordinária, com o fabricante francês a revelar os detalhes para este evento que decidirá o título de campeão, o final de uma longa ‘batalha’ entre Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) e Jorge Martin (Prima Pramac Ducati).
A mudança de circuito do Ricardo Tormo em Valência para o Barcelona-Catalunha (ou Montmeló) significa que a Michelin irá levar para o traçado catalão uma combinação de pneus usados no GP da Catalunha em maio, aos quais adiciona novas opções e compostos mais adaptados às temperaturas mais baixas que agora se fazem sentir.
A Michelin terá então no GP da Solidariedade um total de sete opções diferentes de pneus slick:
– Quatro opções para a frente: 1 assimétrico macio, 1 simétrico médio, 1 simétrico duro, 1 assimétrico duro;
– Três opções para trás: todos assimétricos, nos compostos macio, médio e duro. Destaque para o facto de que os compostos médio e duro de agora são os macio e médio do GP da Catalunha em maio.
Piero Taramasso, responsável da Michelin para o MotoGP, explicou em maior detalhe todas as opções que foram feitas por parte do fornecedor de pneus para o Grande Prémio da Solidariedade:
“Entre maio e novembro, as diferenças de temperatura são tais que tivemos de nos adaptar. A configuração do circuito não altera a situação de forma fundamental, mas o circuito é conhecido pela pouca aderência. Também é assimétrico, com muito mais stress a ser colocado no lado direito dos pneus. Começámos com os pneus de maio, e adicionámos um composto mais macio no caso de a pista estar muito fria, e assim complementamos os compostos macio e médio (que passaram a ser médio e duro), que funcionaram muito bem na corrida Sprint e de Grande Prémio. Os três pneus traseiros serão assimétricos, com um lado direito reforçado. Para a frente decidimos não trazer o Michelin Power Slick duro que tivemos em maio, pois pensamos que não vai ser utilizado. Em vez disso, mantemos o médio e macio, aos quais adicionamos duas especificações assimétricas que habitualmente vemos em Valência, no Sachsenring ou em Phillip Island, mas com um reforço no lado direito”.
Estas são as escolhas da Michelin para o que será um grande fim de semana de MotoGP, com os pilotos a poderem gerir da melhor forma a temperatura dos pneus adaptando-se às condições climatéricas desta altura do ano.
Refira-se que em maio o Grande Prémio da Catalunha disputou-se com temperaturas de 25 e 26 graus Celsius (ambiente), e 46 a 47 graus Celsius (asfalto). Para este fim de semana a temperatura ambiente em Montmeló vai variar entre os 17 e os 20 graus Celsius de máxima, sendo que as mínimas estarão abaixo dos 10 graus Celsius.
Quer saber quais são os horários completo do Grande Prémio da Solidariedade? Então apenas tem de clicar aqui !
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!